quarta-feira, 8 de outubro de 2014

( Chumbadinha) Metrelhadoras de lista amarela...Em dia de records

Boas,

Um dos grandes desejos dos pescadores é sempre a captura de uma boa dourada, um dos peixes mais desejados da nossa costa...

Com o windguru pouco animador para se fazer uma pesca no mar, resolvemos ir queimar os últimos cartuxos no Tejo na pesca as douradas. Infelizmente este ano pude poucas vezes lá ir, mas como conheço uns recantos, resolvi após falar com o Guilherme, tentar ir lá... Falámos com o Joaquim e a coisa deu-se...

Eram 5.45 quando cheguei ao pé do Guilherme e pouco depois estávamos na marina prontos para embarcar... Uma manhã com pouco vento e temperatura aceitável... Pelo caminho até ao pesqueiro, o sonho de um dia em cheio comanda-nos... A viagem foi feita nas calmas, e chegámos mesmo no nascer do dia... o que facilitou muito a coisa... Preparámos rapidamente as canas, o que era simples... Íamos pescar à chumbadinha, portanto as canas em minutos estavam na água... Os iscos que lavámos foram o caranguejo, ganso nacional e lingueirão vivo.

Após se fundear bem, esperámos uns segundos para ver se estávamos no ponto certo e começamos a faina... Canas na água, cada qual com os seus iscos a ver o que a coisa pedia... A minha cana amarelinha bateu logo, uns toques vigorosos mas pouco fortes... Segurei e fiz a ferragem, peixe de força, mas pequeno, dava para perceber que era sargo ou dourada pela forma como se apresentava. Rapidamente o tirei, um sargo pouco maior que um palmo.

Cana na água e novamente bem esticada, a trabalhar a chumbadinha na perfeição, estava a gostar muito da forma como estávamos a pescar... Tudo como eu gosto.

Passados uns minutos estávamos na conversa e a cana do Guilherme nem avisa... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um arranque com cabeçadas, a primeira ideia foi logo, grande dourada... Trabalha a com calma Guilherme, era só o que lhe dizia, e entre a cana dar guinadas a fortes arranques, era ver a caninha do Guilherme, uma nasci de 2.70 toda dobrada... mas como os arranques não paravam... Hmmm... Fiquei com a ideia que já era muita fruta para ser dourada... E pensei logo numa corvina... E quando ela se aproximou foi isso mesmo que vi. Ver o brilho do peixe disse me logo que se tratava de uma corvina já bonita e só tentava armar o chalavar, que não estava a ser nada fácil... Ai aquele chalavar... Um stress... Mas mesmo com ele todo dobrado lá consegui pô-lo de maneira a que rapidamente a conseguia pôr lá dentro caso o peixe viesse até certo de mim... Só que ela rodou o barco N vezes, sempre com arranques e dificultou muito aquele momento. Foi um stress mas lá consegui e peixe cá fora...

O Guilherme divertiu se muito com tanta luta que esta menina deu, e eu fiquei muito feliz com isso.

Cana iscada novamente, e dentro de água, agora era esperar, ter calma... E não demorou muito até ele ter novamente um bom toque mas a gaja não ficou... Uma boa martelada...

Embora não estivéssemos a espera a verdade é que um bom peixe anima sempre, e a moral ficou em altas... E não foi a toa... Demorou minutos para eu ouvir outro ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, este diferente, menos rápido, mas mais bruto com muitas cabeçadas, com paragens e arranques ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e assim que a vi... Disse logo ao Joaquim para ter calma que era grande, já a tinha visto, e foram alguns minutos ali de roda do barco, e principalmente a pô-la dentro do chalavar. Mas finalmente lá conseguimos e a alegria foi geral... O Joaquim ficou muito feliz, tinha batido o record dele de dourada, e isso era um motivo de alegria. Gostei de o ver com aquela cara de satisfação.

Bem, acreditámos que a coisa ia ser a pique, e a actividade podia aumentar, mas na realidade, eu sei que ali raramente a actividade é muita, o peixe sim, é que é muito bom. Como se costuma dizer, poucos mas bons... Mas claro, ainda esperei por mais arranques... A maré estava na altura certa, e eu fiquei atento a todas as canas, pois um simples toque, que por vezes pode parecer ser de um peixe menor, pode ser uma grande dourada a mastigar, e normalmente isso é imperceptível...

As iscadas começaram a vir todas ratadas e nem sinal de peixe... Um stress durante largos minutos, em que sentimos que o peixe estava no pesqueiro e nós estávamos a ver navios... Foi uma luta complicada, e foram muito poucas as vezes que sequer vimos as canas baterem... Numa das poucas, estava o Guilherme a iscar uma cana, vejo a cana dele a dar uma forte trombada... e aviso-o... Ele assim que a agarra, ptummm, grande mocada, e arranque logo de seguida ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, pelo caminho sempre às cabeçadas, e quando a avistei disse-lhe logo que era outra boa dourada, e ele com cuidado foi trabalhando o peixe até eu a encestar... Tranquilo. Estava feito. Mais uma boa dourada. A maré essa já tinha virado e eu sabia que era queimar os últimos cartuxos... Mais uma hora e a pesca ali terminava... E foi outra hora igual com 2 ou 3 toques, sem sucesso, sempre na cana do Guilherme, e o resto era iscar e iscar... Estavam finas...

Já estávamos a falar em ir embora, quando vejo a minha caninha a dar uns toques, e fiz logo a ferragem, e com sucesso, ponteira em esforço, peixe de cabeçadas, uma dourada, obviamente. mas como não fez mais que um pequeno ZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e isso da maneira que tenho calibrado o drag, diz me logo o peso do peixe... Já sabia ser uma dourada quileira, pois é assim que o tenho afinado... Alguma luta, sempre só com cabeçadas e ali uns segundos para a pôr no chalavar, mas tudo tranquilo... Todos com douradas, já ninguém gradava...

Pouco depois demos por terminada aquela pesca...
Foi hora de comer beber um café a bordo!!!,

e ir dar um giro a ver uns spots a pensar no tempo do robalo... Coisas que temos andado a pesquisar... Vimos um dos spots com bons olhos, os outros nada que nos entusiasmasse... Pelo caminho umas passagens no canal a ver se andava lá alguma corvina, mas somente deu um charroco que o Guilherme apanhou e uns 3 panos sujos para mim!!!
 Estava na hora de ir fazer as últimas duas horas de pesca ali perto num cabeço que conheço a ver se parava mais alguma burra... Dei ali uma volta procurei as zonas mais acidentadas e fundeámos...

Era hora de apostar forte no ligueirão e caranguejo e demorou pouco a acontecer o que tanto esperávamos. Estava de roda da outra cana , ainda com o barco a dar a volta, e a minha caninha novamente ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um arranque demolidor, cabeçadas muitooo fortes, para tirá-la do caneiro foi complicado e ela sempre a levar linha e a dar fortes pancadas, quando a segurei fui vencido pelas evidências... NADA A FAZER. Era aguardar que parrasse, o drag estava bem regulado, mas engraçado que as sensações que temos com os anos, raramente falham, e enquanto ela se sacudia, e levava linha, eu calmamente pensei para mim... " Vai partir a linha"... E mais duas arrancadas... e PUFF... Linha cortada... O peixe venceu. Custa muito, mas faz parte... Felizmente tiramos mais do que as que perdemos, mas pese embora a sensação de frustração nos invada, e invadiu-me... Sabe muito bem. Sabe bem sentir aquilo, aqueles toques, aqueles arranques...É por eles que pesco, é por eles que tanto faço por evoluir... Desta venceu-me, espero que o anzol não a prejudique muito, e que sobreviva...

Seguimos a pesca, mas foram muitas as vezes em que abanei a cabeça e olhei para o céu, lol... A coisa não estava a ser fácil... É que ainda não vos contei que no último trajecto antes de chegarmos a este spot, quando olho para a cana no caneiro... A bola do Saltiga tinha desaparecido!!! Imaginem a minha cara... Nunca em 30 anos a pescar me tinha acontecido... A trepidação do barco, deve ter desapertado o parafuso, que provavelmente estava mal apertado... Enfim... Uma última hora de pesca complicadíssima moralmente... Hoje que escrevo isto, já passou uma semana, é na boa, faz parte, mas no momento doeu, lol...

Bem, o aumento do vento, e a maré a correr muito, fizeram-nos desistir pois não sentimos mais nadinha... Pelo caminho um sabor agri-doce... Muito feliz pelo dia, pela boa onda, por ter estado perto do mar, mas o meu saltiga coxo e aquele peixe enorme...

Bem, falemos de coisas mais importantes, que o Joaquim e o Guilherme bateram records pessoais, e isso é que vale... Fica o registo e um grande obrigado aos dois pelo excelente dia que me deram.

Material:
Canas: Hiro Bellona, Shimano Nexave Boat, Shimano Nasci spin, Hiro Impectus Spin, Shimano Nasci PG
Carretos: Vega TA; Shimano Twinpower SW 5000, Tubertini Luis, Ryobi A.P.POWER, Shimano Twinpower FC 6000, Daiwa Saltiga
Linhas: Sufix 832, Power PRO 8 SLICK, Vega Powerline 100% Fluorocarbono, Seaguar Ace