Os nossos amigos

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

( Surfcasting) As bailas que quase nos fizeram esquecer o sofrimento que foi!!!


Boas.

Mais uma semana e mais uma pescaria combinada. Queriamos ir ao surfcasting, mas por ter compromissos no dia seguinte não podiamos ir para onde temos ido. Não dava para ir à costa alentejana como tanto temos feito ultimamente e que tanto adoramos. A viagem, o afastar da nossa zona dá-nos uma sensação diferente...




Parece que até vamos de férias. Ainda no outro dia falava disso  com o Filipe e expressámos os dois o mesmo. Se esta pesca para nós já é um grande retiro, ir até à costa alentejana ainda o é mais. A viagem cansa, andar kms pelo areal cansa, pescar a noite toda até dia cansa, voltar a andar kms para o carro cansa, e a viagem de volta cansa. Tudo cansa naquela pesca, mas é muito mas mesmo muito revigorante. E é como nós os dois pensamos “ir lá abaixo”, como nós lhe chamamos, ainda é mais revigorante.
Mas como disse desta vez não dava para “ir lá abaixo”. E como tal decidimos ir até um pesqueiro mais perto. Ficou marcado irmos às bicas.
Era sábado e eu saia do trabalho por volta das 17h30, só dava tempo para ir a casa agarrar nas tralhas e carregar o carro, mas nunca sem antes preparar o cafézinho. O grande companheiro destas pescas.
Com tudo tratado já estava a caminho de casa do Filipe e lá tive eu de subir até casa dele para o ajudar a descer com a tralha. Digo-lhe sempre o mesmo, que a mim ninguem me ajuda. EHEHEH
Chegámos às bicas e o Filipe foi observar a praia enquanto eu vestia o vadeador e descarregava o carro.
Parecia não haver limo e lá decidimos descer. Tralha às costas e vai de fazer a descida e caminhar uns bons metros até depois daquela pedra. Quando lá chegámos vimos que não tinhamos espaço para as nossas 6 canas pois estava um pescador um pouco mais à frente mas decidimos ficar por ali...




O Filipe lança a primeira cana e mal cai teve um toque, mas não ficou. Continuamos a montar as canas e eu lanço a minha.
O Filipe vai recolher a dele e aí começa o problema, limo, carradas dele, daquele que fica parece uma papa. Foi um bico de obra para tirar a linha da água. Eu vou ver a minha e estava areada, ou então com um monte de limo gigante em cima da chumbada que nem mexia. Lá partiu pelo chicote.
O Filipe foi falar com o outro pescador que lá estava e ele disse que o limo só tinha aparecido pouco depois de termos chegado.
Ficámos sentados uns 30min a pensar o que iamos fazer. Pois tinhamos de arrumar tudo e voltar a fazer aquela subida matadora se queriamos ir pescar para outro lado. Tinhamos também de decidir rápido pois se a maré subisse muito não conseguiamos passar de volta para o carro e aí teriamos de pescar por ali com ou sem limo.
Lá ponderámos e decidimos ir até ao meco. Até parece facil agora ao escrever esta frase, mas quando chegámos ao carro depois de andar uns bons metros na praia e fazer aquela subida terrivel, estávamos de rastos. Quase sem vontade de pescar e voltar a carregar a tralha toda de novo por outro areal...

Mas lá fomos até ao Meco. Desta vez decidimos ir a sem tralhas ver com outros pescadores que por lá estivessem se por ali havia limo. Lá demos com uns quantos que disseram que havia pouco mas que dava para pescar. Pensámos então se deviamos ficar por ali ou se iamos a outro lado. Acima de tudo porque sabiamos que se começássemos a pescar e aparecesse limo o mais provável era arrumarmos e irmos para casa.
Então lá decidimos ir até à Lagoa de Albufeira. Visto que se nas bicas havia limo e se no meco pouco havia, pela lógica na lagoa estaria limpo.
Dito e feito e lá fomos nós.

Lá escolhemos o spot para ficar e quando começámos à pesca eram 23h30, tinhamos nós saido de casa ainda de dia e só a esta hora estávamos a pescar. Estávamos cansados e todos rebentados.
Canas montadas, iscas na água e era hora de comer, de um café e sentar um bocado na praia.
Peixe nem vê-lo. Nem comiam a isca. As horas iam passando e o cansaço cada vez mais se apoderava de nós. O nevoeiro tipico da zona também ia aparecendo.
O Filipe começa a fechar os olhos e vai de adormecer. Eu ia fazendo um esforço para não adormecer mas estava dificil. Ainda revi os iscos em duas ou três canas mas depois rendi-me e adormeci.
Quando acordei o nevoeiro ainda era intenso, a maré essa já vazava, deviam ser umas 5 da manha. E ainda com os olhos embaciados vejo a PrimeCaster a bater. Ainda esfreguei os olhos para ver se não era do sono, mas não estava mesmo a bater.
Quando lá cheguei tinha a linha toda corrida para norte. Começo a recolher e tinha lá peixe, deu umas quantas cabeçadas, e vinha bom peso do lado de lá. Pensei logo num robalo de bom porte. Sempre a recolher com calma e o Filipe ainda a dormir, tentei chamá-lo e gritei por ele, mas ele estava longe e bem ferrado. Quando acabo de recolher vi que era um baila jeitosa mas não era só isso que vinha. Tinha corrido de tal maneira, que tinha agarrado a linha da cana do Filipe. Voltei a gritar por ele para me vir ajudar a desembaraçar aquilo tudo e nada. Tive de ir até à cadeira dele e chamá-lo. Vejo que ele acordou e viro-lhe costas. Quando aparece ao pé de mim ainda meio a dormir diz-me.
  Não me podes acordar assim. Levantei-me rápido e como tinha o pé dormente caí!!
Eu ri-me como só podia ser não é. EHHEHEH

Depois mostrei-lhe a baila, e o novelo de fios que para ali estava. Lá cortámos o que havia para cortar e desembaraçámos o que dava para safar e voltámos à pesca.
A maré vazava vem, e já dava para metermos as canas em cima do cabeço e para lá fomos.
É então que o Filipe desgrada com uma baila gorda e já estava 1-1.



Estávamos a chegar a um momento bom da pesca que seria o lusco fusco. E a esperança de fazer mais uns peixes seria nessa hora.


E olho para a minha cana e estava a prumo. Mais uma baila. 2-1. A picardia entre os dois estava em alta, pois temos uma regra entre os dois que é quem apanha menos peixe carrega com o peixe até ao carro.
Mas logo a seguir o Filipe empata com outra baila. Todas elas gordas e já de bom tamanho.
Já o sol tinha aparecido e o Filipe dá a volta ao marcador. 3-2. E só saiam bailas!!!
A actividade estava a baixar, e já começávamos a pensar em começar a arrumar uma cana de cada vez, quando olho para a SAT e estava com a linha corrida para norte. Mas desta vez era uma baila pequena que mesmo assim consguiu arrastar uma chumbada de 165gr. Tirei-lhe uma foto e devolvia ao mar. Fui ter com o Filipe e disse que estava 3-3 mas ele perguntou-me logo onde estava o peixe. E aí lixei-me disse-lhe que era pequena e que a tinha devolvido. Voltámos a acertar o marcador para 3-2.
Mas não foi por muito tempo. Já tinha outra cana a prumo e mais uma baila jeitosa para o saco. 3-3.
O dia já estava muito claro e as águas muito abertas. As bailas estava começar a mamar só no isco mas não ferravam. Viamos os pequenos toques delas e nada...




Nas ondas conseguiamos ve-las a surfar, não eram cardumes grandes, mas volta e meia conseguíamos ver 2 ou 3 pelas ondas.





Estávamos a ver que tinhamos que fazer par ou impar para ver quem levava o saco, até que o vejo a Maseraty do Filipe a ficar e direita e ele também viu. 4-3, só bailas. Logo de seguida mais uma para cada... 5-4.
PRIME CASTER COM 160 GR.
vara fortíssima


Hellion Evolution com 160 gr.
um mimo...


Ainda tentamos por mais um bocado mas o marcador estava fechado e lá ia eu carregar o peixe outra vez.
Fomos compensados com aquele amanhecer, pois por vezes fez-nos esquecer o que já tinhamos andado naquele dia para conseguirmos pescar.
Mais uma grande noite de pesca na companhia de um grande amigo.


Até breve









Material:
Canas: Daiwa PrimeCaster II, Daiwa SkyCaster, Daiwa Tribeam, Shimano SAT, Yuki Maseraty, Vega Hellion Surf Evolution
Carretos: Shimano Power Aero Spin Power (2), Shimano Bulls Eye (3), Vega Brava
Linhas: Yuki Kenta, Team Cormoura, AwaShima Missile, Sufix 100% Fluorcarbono, Cormoura Revolution...
Anzoís: Hayabusa Chinu, Hayabusa FKS, Sasame Chinu
Iscos: Ganso nacional, Casulo, Carangueijo


Guilherme, FilipePC

3 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Boas,
Depois de suarem bastante e ponderaem o que fazer à vida, lá deram com um buraco onde ainda safaram umas bailas! :)
Ás vezes é assim o lismo prega estas partidas, mas temos que ser persistentes e abalar para outro sítio e ter Fé...

Forte Abraço aos dois e força ai

Anónimo disse...

Parabéns pela excelente pesca amigo. Estive lá Domingo foi uma desgraça, só tirei um sargo pequeno e um aranha. Um abraço, David.

Os Pescas disse...

Parabéns pela pescaria amigos. Depois de sofrer sempre deram com o peixe. .hehehe.

Um grande abraço para os dois

Luís Malabar