Os nossos amigos

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

( Surfcasting) O Robalo merecido do João


Boas a todos.



Este é um relato dedicado a mais um grande amigo que a pesca me deu. Se não me engano aproximadamente 4 anos, num convivio de pesca. Felizmente tenho tido a sorte da pesca me ter dado amigos dos bons. O João não pescava nada de pesca quando o conheci, e hoje em dia posso dizer que é um bom pescador, graças à sua persistência e vontade de estar em todas.

Ultimamente para o nosso gang as investidas ao surfcasting não têm tido o sucesso que esperamos no inverno. Aqueles sargos xl, os robalos de inverno não têm comparecido, pelo menos ao gang e nada como no ano passado. Mas enfim nem sempre podemos pedir temporadas excepcionais. Mas uma coisa quando o gang invade os areais uma coisa é certa, pode não haver peixe mas o convivio e a amizade estão sempre lá.



Esta pescaria que vou relatar seguiu-se de mais uma investida à costa alentejana, em que desta vez fomos brindados com carangueijo pilado a montes... que nos deixavam as ponteiras das canas mais sensiveis nervosas. As iscadas nem 5 min duravam. Foi das poucas vezes que fui lá baixo que comecei a arrumar a tralha ainda antes do nascer do dia.
Mesmo com a quantidade de pilado que estava ainda me sobraram 5 pacotes de casulo. E como é óbvio já sabemos o havia a fazer com ele.
Falei com o João de em vez de rumarmos a sul que fossemos para norte a meio da semana só fazer umas horinhas. Sabiamos que iria ser uma pesca rápida, mas muito sofrida. O vento aumentava muito de nessa noite. E como sabemos as previsões por vezes adiantam-se ou atrasam-se.
Disse-lhe para falar com o Soares e já estava combinada a pesca.
O João só se despachava lá para as 9 da noite de maneira que só depois das 10 e pouco é que estariamos à pesca depois de ir buscar o Soares.
Chegámos à praia e cá do alto escolhemos um fundão largo entre duas coroas uma delas mais proxima que a outra. Tirando o vento que se fazia sentir que era muito, o mar estava tal e qual tinha imaginado. O tipico mar de robalo. A ideia era mesmo essa fazer grandes iscadas de casulo e lingueirão, para ver se aparecia algum tarolo.
De inicio as pescas estavam dificeis de segurar, mas lá mudámos para chumbadas de piramide e já dava para fixar melhor as pescas.
O vento só parecia aumentar. Mas estavamos todos bastante activos sempre a rectificar as iscadas e ver se tudo trabalhava como deve ser.
Até que enquanto as linhas estavam todas a correr para norte, vejo o João virado a sul a recolher a sua cana. Como estava muito vento nem conseguia ouvi-lo para saber se tinha peixe e se precisava de ajuda. Começo a aproximar-me e percebo pela posição dele e olhando para a cana que tinha peixe. O Soares já estava perto também. Quando chego à beira mar vejo logo ser um bom cabeçudo. Deitei-lhe logo a mão e estava cumprido o objectivo, de pelo menos alguem levar um tarolo para casa. Não era nenhum robalossauro mas já era um peixe com 2kg.

Passado 30min vejo a Skycaster com a linha para sul e agarro na cana e sinto logo peso, mas este não deu luta nenhuma era um robalo pequeno a rondar as 800gr.
Ainda fizemos mais 1hora à espera que saisse mais um peixinho para o Soares, mas os outros devem ter ido com o vento que era cada vez mais.

Estava feita a pesca e no dia seguinte era dia de trabalho.

Um belo peixe merecido por este grande amigo. Espero que mais e melhores apanhe na ponta das suas linhas.







Grande abraço ao João e ao Soares grandes companheiros de pesca.





Guilherme, João e Soares

3 comentários:

Os Pescas disse...

Ver o João a apanhar um robalo destes... Como é possível??? Alguém deve lhe ter dado, ahahah.
Parabens para ele. Grande malha de gradeiro.

MR disse...

Boa malha, bom labrax

Ab

Anónimo disse...

Belo robalo, parabéns.
David.