Os nossos amigos

segunda-feira, 16 de março de 2015

( Jigging ) A testar zagaias e o peixe a colaborar


Boas Pessoal....


Já faz algum tempo que não publicava nada para a malta se divertir um pouco..:-)


Posso dizer que tive um mês e meio muito atribulado e sempre à pesca. Tive a companhia dos meus sogros que eu tanto adoro, onde tive a oportunidade de fazer uns dias à pesca com o meu sogro e apanharmos uns peixes, principalmente ao corrico.


Foi um mês e meio onde me iniciei pela primeira vez a pintar zagaias...hehehe. Em grande parte agradeço ao meu amigo Paulo Costa, que me ajudou e muito, pois sem a ajuda dele, eu iria perder muito tempo a tentar descobrir as diversas etapas e o que não se deve fazer..hahaha.


Tirando as pinturas que tanto prazer me estão a dar, falta a pesca, onde o peixe tem sido muito, principalmente ao corrico e spinning. Com os dourados e os veleiros a fazer a delicia de qualquer pescador..:-)


O spinning aos dourados foi brutal!!!...com eles a colaborarem e no meio de muito lixo a flutuar, posso dizer que foram batalhas muito loucas, cheios de saltos e com o lixo agarrar-se à linha...hahaha..mas uma vez mais a linha da sufix voltou a surpreender-me, pois mesmo a raspar em troncos e a levantá-los, nunca cedeu!!...Brutal!!...e a pescar com 0.24..:-)

Praticamente passei este tempo todo ao spinning e ao corrico, a malhar nos Dourados e nos veleiros, deixando um pouco o jigging de parte. Sabe bem ir variando, principalmente por causa do corpo. Pois para quem vai ao mar todos os dias como eu tirando os fins de semana, o esforço físico que o jigging exige é muito.

Estes peixes foram todos tirados com as novas zagaias pintadas por mim. Fiz o mesmo padrão de pintura para todas elas, onde apenas a gramagem e o formato variaram. Apenas mudei o formato e o peso da zagaia, a pensar na sua função e na espécie em si a capturar. E posso dizer que correu lindamente, tendo capturado pargos, atuns, piazeites, carapaus e um cherne pequeno..:-)

Claro que não basta arranjar uma zagaia, pintar e já está!!...pois é preciso saber como é que cada espécie come e qual o tamanho de zagaia que come. Para então tudo fazer sentido e dai tirarmos os dividendos do nosso trabalho :-)


Para terminar, quero apenas salientar outro ataque que tive a um dos jigs novos de um veleiro. Que após me pregar um grande susto, com 3 cabeçadas violentas na cana com o jig a cerca de 40 metros da superfície, largou. Quando tirei o jig da água constatei que um metro do leader estava todo roçado!!...o que não me deixou duvidas que tinha sido um peixe de bico que tinha ido lá. Pode ser que para a próxima vez ele não tenha tanta sorte..hahaha.


Espero ter para breve um novo video para a malta curtir..:-) Mas até lá, um grande abraço e até já..:-)

                                    Luís Malabar













12 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Boas Luís,
Isso assim ainda dá mais gosto! Pois além de estudares os tamanhos e cores, tens o trabalho de fazer as artes de pesca, para obteres boas capturas.
E quando isso acontece, assim dá mais prazer.

Forte Abraço e aperta com eles

Pedro Nunes disse...

Comé Luisão!
Andas em alta para não variar :)
Dá bastante prazer tirar peixe com os artificiais pintados por nós, eu na brincadeira também já fiz umas pinturas em algumas amostras e já facturaram ;)

Tu aí tens uma diversidade de espécies para apanhar e todas elas prometem umas lutas que nem imagino....

Abraço e parabéns...
Força aí Luisão.

Os Pescas disse...

Boas Manuel :-) Tens razão amigo :-) dá outro gozo e gastamos muito menos dinheiro a comprar zagaias que não existem no nosso mercado.

Grande abraço mano e muita saúde

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Comé grande Pedro :-) Obrigado mano :-) De facto dá muito jeito podermos fazer as amostras em função do que necessitamos. Ainda por cima com tantas espécies que existem por aqui :-)

Grande abração mano

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Bons peixes, já fazia muito tempo sem qualquer relato. Espero que venham mais e com boas capturas. Um grande abraço Luís.

Cristóvão Veríssimo disse...

Porraaa Luis!!
É só peixe ah Homem, Estou para ver o próximo video!
Fazer o material e depois receber o fruto do nosso trabalho ainda sabe melhor...!
Parabens pelo trabalho!

grande abraço

Pedro Franco disse...

Boas mestre dos artificiais,
isso é que é pescar, grandes jornadas e belas batalhas que deves ter, imagino, o sonho de qualquer pescador ;)
A dedicação que vemos que tens na pesca tem os resultados que mereces, a evolução depende disso mesmo, de nos auto recriarmos e criar novas alternativas, nisso já todos viram que és autodidacta e pro activo.
Assim fico a aguardar pelos vídeos para desfrutar dessas lutas também.
Aquele abraço de Portugal e continuação de boas fainas.

João Santana disse...

Sempre a aviar neles amigo Luís,
Agora até já pintas a comida dos meninos:):)
Imagino o vídeo que vem ai:):)
Grande abraço e que venha esse vídeo, força.

Os Pescas disse...

Obrigado Filipe :-) Tens razão meu amigo e deixa estar que já vem ai outro a caminho..hehehe

Grande abraço e até já

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Comé Cristóvão :-) Obrigado amigo é verdade, sabe mesmo bem fazer as nossas armas de hehehe..:-)

Grande abraço e saúde

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Grande Pedro :-) Obrigado pelo teu apoio meu amigo e espero dentro em breve publicar outro video para a malta curtir :-)

Grande abraço e tudo de bom amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Grande João :-) Se não consigo arranjar a comida deles um gajo tem que se fazer à vida..hehehe.
Espero ter um novo video em breve amigo :-)

Grande abraço e porrada nos dentolas

Luís Malabar