Os nossos amigos

terça-feira, 3 de março de 2015

( Surfcasting) Amaldiçoado!!!

Boas...

Eu tenho lhe dito isso... Ele não acredita...



A vontade de pescar era muita e pese embora o vento moderado que davam e o mar quase chão, o Guilherme lá me convenceu a ir passar um bocado junto ao mar. Também me estava a apetecer.

A nós juntou-se o Joaquim que por vezes lá vem acompanhar a malta nesta pesca de sofrimento e vem testemunhar a brincadeira que há entre mim e o Guilherme. Quem não nos visse a rir, ainda julgava que nos damos mal ahahah.



Bem... Fomos rumo a Sul com a ideia de descer o mais possível, mas ao chegar ao pesqueiro as péssimas condições e o vento forte, mais do que o WINDGURU marcava... Fomos ver se ao menos aquela praia estava com bons caneiros, mas estava muito areada como a maioria delas este ano... Devido ao lado do vento decidimos ir para o lado Norte onde a nosso ver é mais fraco, mas onde supostamente o vento estaria mais fraco...

Quando lá chegámos uma treta... Muito vento e a praia ainda pior. E com a maré a vazar só um milagre nos ia safar...

Logo ao chegar estavam lá dois senhores locais com quem nos pusemos à conversa... Também eles pescavam e a coisa estava negra... Eu lá fui dando cabo do juízo do Guilherme e fiz ali o meu vodoo... Olhei para o ancião da zona e disse-lhe...
- "Olhe para ele a conduzir ( estava o Guilherme e fazer umas manobras), está a ver... Agora imagine à pesca... Ainda é pior!!! " E o homem ria-se mais o amigo e dizia...





- " Vai ver que ele hoje é que vai ser o campeão!!!"

E eu retorqui...

-" Olhe que não, olhe que não... Ele vai gradar e eu apanho 2 ou 3 peixes"

O homem era só rir... E continuei...

- " Olhe se não acredita, passe cá a hora de irmos embora que vai ver... É grade para ele. Vai ser o único a gradar. Vamos embora lá para a meia noite..."

E o homem...

-" Se estiver acordado passo aqui a ver isso..."

E assim foi... O Joaquim partia-se a rir...

E assim começou a nossa pescaria...

O lindo pôr do sol... A praia vazia, sem viva alma, um luxo... Bem, tirando o resto claro.

Montámos tudo rapidamente e um pouco antes de escurecer já estávamos todos a pesca, menos uma cana minha que montei e deixei estar fora de água a espera que anoitecesse e valesse a pena...

Os primeiros lançamentos já com ela a vazar foram dentro do esperado. Nada!
Tive um toque com Bibi numa cana e nada mais... Estava na hora de me sentar. Comer. E aproveitar aquela brisa que me faz tanta falta. A experiência dos anos dizia-me que a coisa ia ser muito fraca, e que se desse peixe era a hora que vínhamos embora... Cheguei a dizer-lhes... Só apanhamos peixe depois da meia noite... Se apanharmos...

O mar que prometia mexer a partir das 6 da tarde nunca chegou... E foi sempre chão. A aguagem que subia para 15, nunca aconteceu e ela nem sequer areava.

As horas comiam o tempo, e nós apenas a comer e beber é que apanhávamos alguma coisa. Se as 8 estava tranquilo, as 10 já pensava para os meus botões... Se isto não mexe, se a maré não sobre, vai acontecer algo que já não me lembro... Uma grade geral... E lá ia outro café. E lá vem mais outra hora... 11 da noite... E lembrei me do tal ancião...

Pensei logo como vou dizer ao homem que eu também gradei.Vou ser gozado. Eu ao Surfcasting não posso gradar. Mas a meia noite estava a chegar... E outro café já estava a ser bebido... E eu na conversa com o Joaquim... Só nos riamos. Que grade! Zero. Tinha tido um toque em 5 horas...
Que drama, uma tragédia, um horror...
Lembrei me deste cromo...



E nisto... Vingança!!! Ou não??? Estava a dizer ao Joaquim que mais 10 min. e arrumávamos...

Levo com um peixe na cara... Pimba... Que é isto? O Denis Pimentinha dá me com o peixe... E po segundo o meu mundo tremeu!!! Ahahah... Desgradou o Ca....

E gozou, gozou, gozou... E eu rapidamente pensei em algo... Fez-se Luz...

Pera aí Guilherme... O peixe não tem medida. Esse pregado é pequeno demais, tem um palmo...Tens que devolver isso... E ele como sempre o faz, foi deitar a água o peixe... Olhei para ele e disse...

- "Grade Geral..." E foi um fartote a rir...

E lá nos convencemos que a coisa era assim e pronto. Mas eis que olho para a direita e vejo a linha demasiado caída... e para a esquerda... Hmmm...Agarro na cana um peso do caraças... Xiii, lá fui recolhendo devagar, nunca se sabe... E já perto de terra sinto um toque e pensei... Epa isto tem lá alguma coisa...

- E lá fui fazendo a reza... Só pensava para mim... Que tenha medida, que tenha medida...

E ali na escoa vejo que trazia a linha do Joaquim, a minha, uma que tinha lá ficado... E!!! Uma bela baila. Gorda... E lá vou eu com ela na mão e quando chego ao cimo olho para ele e ahahaha... E ele só abanava a cabeça e diz-me...





- " O Joaquim também apanhou uma agora na outra cana"

 E voltei a carga...

-" Avisei-te. Joaquim, olha como isto muda... O gradeiro é o único sem peixe".

E era ver a cara dele... Se tivesse um buraco... A vida muda em segundos não é? No lançamento anterior ele julgava ter desgradado e ser o único, e passados segundos já era o único a gradar...
Vale esta brincadeira por tudo, que a pesca estava a ser miserável... Era meia noite e tínhamos que ir embora pelo que combinámos fazer mais uns lançamentos, meia horita a ver se aparecia peixe...

Sem se dar muito por isso, o Joaquim saca outra baila, mais pequena... E eu na última cana na água tiro outra boa baila... O grades, nadinha... E lá fui o caminho todo a gozar com ele... Pena o ancião não ter aparecido para entre todos nos rirmos um pouco...

Que posso eu dizer desta pesca? Olhem, estive junto a algo que amo, estive com dois bons amigos, apanhei ar e espaireci...

Nota: A coisa correu como a leitura da zona e do mar me pareceu logo ao chegar... A entrada de mar deu-se tarde, a praia muito rasa, sem alguma água e mar parado não teria grandes chances de meter peixe até começar a subir... O mar só mesmo perto da meia noite mexeu e a enchente tinha dado uns peixes, como se verificou em uma horita quando virou, mas não me parece que fosse noite de muito peixe... Poderia dar mais uns quantos, mas não se iria "encher a saca".


O que vale é que a disposição deste Gang é sempre óptima... Na próxima será melhor...






4 bailas, 2 para mim e duas para o Joaquim... Fraco, muito fraco... Mas foi o que deu!!!




Material:
Canas: Daiwa Tournament Caster Hybrid, Daiwa Sky Caster Hybrid (2), Daiwa Sky Caster, Daiwa Prime Caster, Yuki Maseraty, Yuki Galenka, Shimano Power Aero Twin Tip.
Carretos: Shimano Bull´s Eye XT (2), Shimano Bull´s Eye 9100 (2), Shimano Power Aero Spin Power, Daiwa Tournament Surf Z 45, Shimano Ultegra XSC (2)
Iscos: Casulo, Americana, Bibis, Caranguejo, Ameijoa Branca



FilipePC, Guilherme, Joaquim Araújo

12 comentários:

Francisco Belo disse...

Mais um grande relato. Sem muito peixe, mas muito bom :)
Forte abraço

Nuno Bento disse...

Há la coisa melhor que partilhar uma paixao com amigos? Grades ou nao interessa é lá estar e sobretudo desfrutar :) muito bom

Anónimo disse...

Coitado do Guilherme, é só gozar com ele, ainda te vais tramar, lol.
Um abraço. João.

Alexandre disse...

Boas pessoal,uma coisa é certa o peixe pode não aparecer,mas o bom humor esta sempre presente:))))))muito bom relato.
Grande abraço

Os Pescas disse...

Como eu não tenho saudades dessa pesca. .hahahaha. Coitado do Gui, deus não gosta mesmo do mano..hahahaha. pode ser que as coisas melhorem por ai e venham dias bons de surfcasting :-).

Um grande abraço para os 3

Luís Malabar

Pedro Franco disse...

Mais uma boa historia com um bom relato com que já nos habituaram, o certo é que o peixe não colaborou, mas melhores dias virão certamente, mas no fundo nem só de peixe vive o homem e uma jornada em boa companhia mesmo que sem peixe, são momentos bem passados.
Grande abraço e bons lances.

Os Pescas disse...

Obrigado Francisco, quando há pouco peixe há que aproveitar a boa disposição. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Nuno Bento, é isso mesmo, nada melhor do que nos divertirmos com os amigos.

Os Pescas disse...

Olá João, epa há que gozar enquanto se pode, lol. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Alexandre, verdade entre nós é sempre a curtir. Um abraço.

Os Pescas disse...

Olá Luís, isto é uma pesca especial, de convívio, nem todos gostam, mas eu pessoalmente adoro. Com companhia é de longe a que gosto mais, sem companhia não a consigo fazer. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Pedro, é verdade, nem sempre dá e há que aproveitar a boa onda do grupo. Abraço amigo.