Os nossos amigos

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A 1º Corvina do ANO ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ


 A primeira do ano, alguns ZZZZZZZZZZzzz



Boas.

FÉRIAS!!!

Já não me lembrava há quanto tempo não tinha 2 semanas de férias. Tinha tirado em Janeiro deste ano uns 3 dias, mas isso nem deu para aquecer. Desde que voltei da Noruega que tem sido trabalho e trabalho e mais trabalho. Agradeço muito por ter trabalho mas todos nós merecemos, queremos e desejamos as nossas férias...

Queria muito aproveitar para descansar, passar tempo com a familia, visitar a avó da minha mulher que ainda não conhecia os bisnetos. E claro tentar fazer umas quantas pescas.
Já andava a sondar as condições para a altura das minhas férias e queria ver se seria possivel fazer uma pesca que tanto prazer me dá, procurar os sargos à boía, que por esta altura começam a enconstar em certos pesqueiros que conheço. Infelizmente o mar não deixou. Como tem sido constante este inverno as ondulações têm sido constatemente de oeste a rondar os 2 metros e com periodos muito elevados, o que se transforma em mares de enchios e que varrem os pesqueiros nada bons para a prática da pesca à boía.
Sendo assim pensei num plano B para a primeira pesca das férias.
Falei com o Joaquim e ele sempre pronto e com vontade de ir dar umas voltas de barco lá marcámos para mais uma saida no Tejo...

Ia também estrear os discos de carbono que o Joaquim me fez para drag do Biomaster montado na Vega Ogawa para pescar ao vinil. Bom aspecto os discos têm, e nos testes que fiz em casa pareceram-me funcionar certinhos. Mas faltava testar com peixe, de preferência um peixe com algum porte que me fizesse ouvir aquele som que tanto gostamos.. ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
Desta vez decidimos levar o barco até à margem sul e assim poupávamos a travessia do Tejo, pois normalmente os pesqueiros que frequentamos são na outra margem e como o barco dele está na marina da expo assim poupavamos tempo e dinheiro.
Quando chegámos foi só por o barco na água e rumar ao primeiro destino.
Ao chegarmos, estranhámos não andar ninguem por lá. Podia não querer dizer nada por ser dia de semana, mas a maré era boa, as condições também e normalmente anda sempre por lá alguém. Mas não esmorecemos nem pensámos que podia querer dizer alguma coisa.
Começámos por trolar e sondar o spot e a realidade é que não se marcava nada, a não ser umas manchas na sonda e sempre no mesmo sitio, depois de fazermos 20 passagens pela mesma zona decidimos tentar vinilar e deixar correr a deriva sempre no mesmo spot.
Passámos e passámos, trocámos de vinis, até que volto aquela cor que tanto peixe dá. A kaki da BM.
Numa das passagens senti o que pareciam ser algumas mordidelas no vinil, mas nada.
Até que já quase a sair da zona da marcação um grande ataque e faço a ferragem e faz cantar o drag por pouco tempo e pára no fundo. Eu com a cana em tensão e apenas a sentir as marradas do peixe faço um pouco mais de pressão e aí sim o drag dispara





ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ e digo logo ao Joaquim deve ser um bom robalo. E de repente mais ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ e agora para a direita e logo aqui comecei a estranhar o comportamento do peixe. O peixe não parava quieto e ainda deu mais duas arrancadas, mas aqui comecei a fechar o drag e a forçá-lo a vir ao de cima, e é quando vejo o dorço mais amarelado do peixe e vi ser já uma bela corvinota, ela é que não gostou nada de me ver e deu mais uma arrancada para a esquerda, mas como já tinha o drag mais fechado facilmete se deu por vencida, foi só o Joaquim encestar o peixe e estava feito.
Alegria no barco e como diz o Joaquim: “ Já não era xita!”
Continuámos por ali mais uma hora mas não deu mais nada a não ser um belo xarroco, que me disse que já andava com saudades do Filipe e que lhe mandou beijinhos. EHHEHEHEH




Era hora de ir experimentar outros pesqueiros e voltar ao trolling.
Mas estava fraquinho, e não se marcava peixe.
Pelo caminho ainda deu um robalote que veio fazer companhia à corvina.
Estava feita a pesca, lá decidimos acabar o dia e voltar a terra firme.
Os robalos hoje não andavam lá, mas é sempre um dia bem passado com o meu amigo Joaquim com peixe ou sem peixe o que importa é ir e disfrutar dos momentos e foi isso que fizémos.
Foi um dia em que deu para testar os discos de carbono que o Joaquim faz, 5 estrelas e drag portou-se lindamente. Um muito obrigado a ele pois estes ofereceu-me.
Deu também para testar a Ogawa com um peixe de maior porte e portou-se à altura. A sua curvatura progressiva é muito boa e nota-se uma grande capacidade na cana para peixes de algum porte. Cada vez gosto mais da cana, a ver se consigo e estreá-la com um peixe ao spinning para ter outra prespectiva da cana.

Grande abraço a todos e até breve.






Já deu para abrir o apetite...




Material:
Canas: Vega Ogawa 3.30; Shimano Nasci MH9'', Shimano UltegraMH9'', Shimano Nasci
Carretos: Tubertini Luis 5500; Shimano Biomaster C5000FB (2); Ryoby Ap Power 6000
Amostras: Yo-zuri; BlackMinow


Guilherme, Joaquim

4 comentários:

Os Pescas disse...

Parabéns Guilhas, desejo de coração que este ano apanhes a que procuras... 40 kg. Um grande abraço.

Alexandre disse...

Bonita Corvina meus parabéns.
Grande abraço

Anónimo disse...

Bom peixe para início de época. Há que continuar a procurar que as maiores aparecem. Para começar foi muito bom.
Joao.

Os Pescas disse...

Só te desejo que este ano, carregues a sério meu amigo..:-)
Como se costuma dizer, só custa a primeira vez..hahaha
Parabéns para os dois marinheiros de água doce :-)

Grande abração

Luís Malabar