Os nossos amigos

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Entre a vida e o Lodo

Para quem não viu a reportagem na RTP 1 sugiro que vejam o vídeo...



Embora não seja um vídeo que mostre tudo e meu ver podia ser muito mais informativo, tocando em outros pontos essenciais da pesca e vida no Rio Tejo, acaba por se centrar muito na apanha da ameijoa, actividade que hoje é fonte de rendimento de centenas de pessoas, a maioria estrangeiros pelo rio fora.

A apanha de ameijoa ilegal é praticada todos os dias pelo rio onde cresci a pescar... Com esta apanha e com os trajectos dos catamarans o rio ficou muito mais areado, mas com declives brutais, sendo perigoso para quem não conhece navegar de barco a alta velocidade ou para quem não o domina ficar pelos seus cabeços sem dar conta da subida das águas. O Tejo tem correntes fortes e no Inverno com águas que rondam os 11º graus é demasiado perigoso para quem pratica esta actividade.

Muitos dizem que a ameijoa limpa a água, mas esta também é invasiva e acaba por fazer com que outras espécies diminuam. Também devido a sua apanha tudo é remexido e a maioria dos caneiros de boas entradas de peixe em baixios foram cortados ou fechados e iscos como o casulo e ganso nacional estão a ser dizimados...

Pessoalmente sou dos que pede para que isto termine e que esta praga saia do rio, pelo menos nestas proporções. Pessoas a trabalharem por 1.70 kg. é infelizmente a actual realidade. Realidade que mesmo de uma forma ilegal se for comparada com o que vemos diariamente na sociedade pode ser considerada como um mal menor. Famílias sem trabalho e a necessitar de dinheiro para comer encontraram nesta forma de vida a sua sobrevivência.

Fica o vídeo que para amantes do Tejo como eu sou, vale sempre a pena ver. 30 minutos de vidas...



1 comentário:

Pedro Franco disse...

Boa reportagem, a vida dura dos mariscadores para conseguirem sustentar a família.