Os nossos amigos

segunda-feira, 6 de abril de 2015

O Santos e a Raposa

Boas.

Após uma pescaria tão boa, da forma que tanto gostamos a vontade de irmos novamente tentar a sorte era muita...

Mas nem tudo corre como deve correr... A tal questão do Timming vale o que vale e a classe trabalhadora tem esse problema na pesca. Para os que dizem que não existe a sorte e o azar na pesca permitam-me discordar... Então o que se chama a quem trabalha e só tem aquele dia de folga... Chegar ao dia e estar mau? A Sorte na pesca começa logo aí.

Mas nesse aspecto não sou de me lamentar demasiado, enfim, o tempo é como é, e embora isso limite por vezes escolha de pesqueiros, e pode arrasar uma época inteira de pesca, temos que ser versáteis. Normalmente existe sempre um canto qualquer onde dá para se pescar. Daí eu pensar que temos que nos adaptar ao que há.

Por isso e mesmo o mar e o período da vaga estando grande, e quando digo grande é mesmo grande decidimos arriscar. Pelo estudo virtual, achei que não daria para ir para o mesmo spot, mas não custava lá ir...



Foi o que fizemos e ao chegar a rebentação assustava. Alta e longe fez-me montar uma cana para tirar dúvidas... Não areava... Mas trazia logo a linha para terra. Plano B estava posto de parte. Como já referi sabíamos onde ir parar e fomos ao Plano A. Ao chegar duas certezas... Mar feio, partido e com rebentação demasiado longe. Praia mais rasa, o que me disse logo o seguinte:

- A vazar ia arear muito mais. E o problema é que estávamos com ela a vazar... Iam ser umas belas horas de sofrimento.

Sou sincero, ao armar o material perdi logo a pica... Tinha sido uma semana de trabalho muito dura, dormi pouco e mal, e os Domingos sucessivos a pescar andam a dar cabo de mim. Estou perto do limite, ando a necessitar de mais descanso.

Mas o que me fez perder a pica não foi o cansaço, foi a noção que tive que não estava onde queria, e que aquilo era apenas um recuso, mesmo sendo o Plano A. É que ser o Plano A não significa que seja o melhor, apenas significa que foi o que achámos ser o único possível. E depois de estares em locais onde ao observares te cheira a peixe, ali cheirava-me a perder material...

Armei as canas, somente com um estralho... Já sabia o que vinha dali. Além de estar a correr... Areava um pouco... E com ela a descer, em menos de uma hora vi o Santos a perder 3 montagens seguidas, e eu outra... Olhei para o relógio, fui confirmar a tabela de marés e fui me sentar... Tirei as canas da água... Bebi o meu café. E disse ao Santos... Vai olhando a raposa e...Até amanhã... E fiz uma soneca... Xiii... Espectáculo...



Uma hora, duas horas... E lá abri os olhos com as típicas frases do Santos:

- " OH meu... Mas tu não pescas, só dormes?

E eu fiz a pergunta para um milhão...

- " O que é que já apanharam?"

- " Nada!"

- " Ah... Então boa noite, Só me levanto as duas quando isto tiver água..."

- " Epa mas não pescas porquê?"

Perante a insistência...

Levantei-me, isquei bem a Supercore e fui lançá-la lá bem longe.

... Mas voltei a ir sentar-me. Bebi mais um café e toca a dormir. Era uma meia noite e pouco.

E tornei a dizer... Santos olha pela raposa... E ele numa boa...

- " Tá bem óh meu!!!"

Lá fiz uma boa soneca e recuperei um pouco do cansaço, mesmo com a noite mais fria e a custar para dormir fui fechando os olhos  quando abria só via a malta a dar a perna...

Sem dúvida que a parte física também manda muito nestes desporto. E no surfcasting quando não se tem energia é uma desgraça. Estava mesmo em dia não.


Mas Fui acordado pelo Santos devia ser uma e tal da manhã... No meio daquele frio, ele passa a correr e diz:

- " Epa levanta-te que já saíram dois peixes. Tu só dormes ó meu!"

Bem e entre a soneira... Abri os olhos e disse para mim... Está na hora de pescares...

Levantei me olhei o mar e pensei... Que mar tão grandeee ( é para não pedires mar grande)... E que ondas tão enormessss( é para treinares o lançamento)... E que longe que elas estão ( é para perderes umas chumbadas que te vai arear tudo... E que dentes tão grandes ( é para te comer melhor)... Epa pera aí isso não é aqui... Isso tem ficar para outra história... Já estava a divagar, desculpem lá...

Na realidade o mar até tinha piorado. Feio, longe... Terrível. Não estava a ver nada de bom a sair desta pesca... Apesar disso o João tinha um robalo de quilo e tal e o Soares uma baila pequena. Ao menos grade geral não era...

Olhei para as coisas e pareceu-me tudo igual... No entanto perguntei ao Santos...

- " Oh Santos viste a raposa?"

-" Não... A tipa não anda aí... Estranho..."

E lá fui ver a minha bela cana que estava há duas horas na água...

Assim que agarro um peso leve, mas estranho... Hmmm. Isto tem cá um peixito... Quando chegou perto, um robalito...

Nem que fosse para o chatear... Olhei para o Santos e disse...

- " Estás a ver... A dormir e mesmo assim dei te bigode"

- " Epa cum caraças... Tu és um sacana"

Bem... A vontade não era muita, mas estava novamente com energia para pescar e tinha 2 horitas de pesca... As tentativas... Poucas que fiz com outras montagens não deram qualquer efeito e tive que voltar a montagem que me tem dado mais peixe ultimamente. Na realidade este ano sinto peixe muito alvorado, difícil.

Embora não fosse a tal semana para mim... Como já expliquei quando não me sinto bem é penoso passar a noite em pé a esforçar-me lá tentei fazer um forcing por aquelas 2 horitas...



Aumentei o ritmo, passei a lançar com mais afinco, comecei a sentir que estava a meter bem lá fora e finalmente as canas ficaram quietas sem estarem sempre a correr... Fiquei em altera a espera de qualquer toque por pequeno que fosse... O Santos só o via trás, frente, frente, trás... Tive oportunidade de olhar para a forma como tinha as montagens e iscadas e avisei-o que aquilo estava uma "trampa"... Quanto mais se inventa, menos se apanha... Julgo que a falha dele é ser pouco prático... Montagens demasiado complexas e iscagens pouco naturais, muito densas em que o anzol está demasiado escondido para efectuar uma boa ferragem. Ficou o aviso e a explicação para que ele entenda que a maior falha é para mim nesses dois aspectos.

Estava sentado quando vejo a cana bater finalmente e assim que agarrei na Supercore senti o peixe ferrado. Pelos toques previ um sargo e claro vi que tinha razão ao chegar perto de mim... Um sargo porreiro ali nas 500 gramas. Já me deixou feliz... Como sabia que o robalito não era um desgradar verdadeiro, lá sorri... Aproveitar para dizer ao Santos para ir olhando pelo meu saco... Não fosse a raposa estar pela zona... E pelo sim pelo não assim que lancei vim comer o resto da comida e beber outro café não fosse a raposa lhe apetecer um Delta quentinho.

A maré virara à uma meia hora e era mesmo o forcing final... Tínhamos pouco tempo de pesca... Mais uma boa iscada como manda a lei e zumba lá para dentro. E voltei ao acampamento estava desconfiado com a raposa... Mas tive que correr... A Supercore em toques sucessivos e bem fortes fez-me fazer a corrida da noite... Assim que a agarrei.... IHHHHHHHHHH pá... Peixe forte, de cabeçadas... Certamente sargo ou uma dourada, mais a pender para o sargo pois nesta altura é raro aparecerem douradas.



Já perto de mim e com a escoa novamente mais forte devido ao recuo da maré, tive ali uns 2 minutos de prazer. Peixe acima e abaixo, eu ia e vinha com ele e com a maré... Muita pica, um gosto enorme quando vejo ainda ao longe em seco um grande exemplar de sargo, peixe que este Inverno pouco nos calhou na rifa... Parecia uma bola de tão gordo e redondo que estava. Muito grande, muito pesado. Fui guardar no saco e voltei a lançar... Um daqueles troféus no Surfcasting que todos almejamos.
Disse ao Santos... Olha a raposa que com um exemplar destes vai-lhe dar o cheiro... Mas ele andava lá na vida dele, no corre e lança... Do outro lado a notícia era que o peixe não tinha aparecido e só tinham saído mais dois sargos nada de grande...

O dia ainda no lusco fusco deixava já ver a água demasiado rasa numa praia sem condições para se pescar naquelas horas... Ao longe via a equipa de lá a arrumar, Rider, Soares e João... Resolvi ir arrumar também a minha tralha que para masoquista não tenho jeito...



Estava a arrumar a 1ª cana quando vejo uns olhos ali entre as ervas... Hmmm... Aumentei a Led Lenser, foquei bem e a raposa estava a caminhar para perto do meu saco, já estava a poucos metros, tive que correr enquanto a tentava espantar... Ao lado a tralha do Santos! A gaja recuou... E foi para a esquerda... Arrumei a primeira cana... E tive que ir buscar a segunda... Disse ao Santos... Olha a raposa...
E lá estava eu ao longe a recolher a cana quando lá vai a gaja outra vez... E como estava longe vejo-a chegar primeiro ao acampamento... Passa a cadeira do Santos e vai direito ao meu saco... Mas consegui chegar e aos gritos espantei a... E corri atrás dela... Que se pôs em fuga para o lado do João... E fiz sinais de luzes a eles para terem atenção e fecharem os sacos... Ela bem foi direito a eles, mas o João disse logo que tinha os sacos bem fechados e que ali ela não se safava... Bem tentou...

Fiquei na conversa com eles a falarmos da noite complicada e tal... Pouco peixe, más condições de mar e da praia, etc., etc. E vejo-a passar para o lado contrário... Novamente em direcção ao acampamento onde tinha as minhas coisas e as do Santos... Ele andava para lá na sua calma a arrumar tudo e limpar tudo... E pensei... As minhas coisas ela já não vai que tenho as malas bem fechadas e são tão pesadas que não as consegue levar... Ele que se distraia...

Mas... Ela passou a 5 metros do acampamento com a tralha no chão e não parou... Olhou para o Santos e seguiu!!!

Estranhei! ... Mas Entranhei!

Tralha arrumada, era hora de voltar ao carro... A caminhada ainda foi dura e cheguei todo roto... Pouco peixe, nem tirámos fotos de jeito... Eu tirei 3 peixes, embora um de alta qualidade, o João 2 peixes, um robalo já interessante, o Soares 3 mas pequenos, o Rider julgo que desgradou mas devolveu o peixe que era muito pequeno, e o Santos nada...




E a certeza apenas de uma paragem para um café no sitio de sempre... No caminho... Entre a paródia total... Com um ar meio sério, para não me rir... Estava digamos já mais para lá do que para cá do sono... Olhei para o Santos e... Continuei a ver a estrada... Mas... Tornei a olhá-lo... E...

- " Óh Santos... Olha lá... Reparas-te que a raposa foi a praia de madrugada e que andou de roda dos sacos da malta?..."

- " Sim vi-te a correr atrás dela..."

E com um ar maquiavélico... Prossegui!!!

- " Óh Santos e reparas-te que ela só não foi ao teu saco???...Porque terá sido???

E ele entre uns segundos em que não encaixou... Sorri, olha para mim...

- " Óh meu sacana...Olha que um dia vou ser eu a gozar-te... Há mais marés que marinheiros"...

E foi a risota total... Muito bom...

Sabem a vantagem de pescar com o GANG é esta... Não é preciso haver muito peixe para haver paródia, para haver alegria, boa disposição e muita união...

Mas uma coisa é certa... O Santos não alimenta a raposa... Pobre animal...



A pescaria do João








Material:
Canas: Vega Supercore, Vega Hellion( 2), Vega Potenza Evo Caster, Barros XK (2), Barros XT, Daiwa Prime Caster, Daiwa Sky Caster Hybrid, Shimano Surf Leader

Carretos: Shimano Bull´s Eye 9100 (2), Shimano Ultegra XSB (2), Shimano Ultegra XSC (2), Shimano Ultegra CI4, Shimano Aero Technium XSB, Daiwa Saltiga Surf

Linhas: Cinnetic Sky Line, Yuki Kenta, Asari Titanium, Sufix 100% Fluorocarbono, Seaguar ACE, Vega Potenza ST

Iscos: Casulo, Caranguejo de 2 cascos, Salsicha, Minhoca Branca, Ameijoa Branca, Choco fresco


FilipePC, Santos, Soares, Joaonumberone, Rider

2 comentários:

Anónimo disse...

Belo sargo amigo. A história está demais. Parabéns pelo relato como sempre muito bom. Um abraço, David.

Os Pescas disse...

Foi sofrido mas conseguiram safar a grade :-) Coitado do Santos..hahaha. Mas o dia dele vai chegar :-)

Grande abraço para todos

Luís Malabar