Os nossos amigos

segunda-feira, 6 de julho de 2015

O primeiro a chegar de Portugal... :-)


Boas pessoal....


Mais um dia ao trolling, mas como gosto de parar no destroço afundado para ver se os pungos andam lá, foi o que fiz, assim que cheguei lá sondei a zona, e vi no fundo encostado à parede do destroço 2 peixes grandes a meio metro do fundo...Hummm!!!.

A esperança não era muita, pois um conhecido meu tinha andado pela zona nos dois dias anteriores e nem um toque tinha tido. Mas uma coisa é às rapalas e outra coisa é ao vinil..:-) Claro que quando eles andam mais alvorados as rapalas são mortais e muito mais eficazes que os vinis. Mas neste pesqueiro não é o caso, pois eles andam sempre colados ao fundo salvo raras excepções e horas do dia.

Mas onde estes peixes estavam, a colocação do barco no sitio certo era tudo. Então fiz a deriva, depois de ver o vento e a corrente, para bater certinho no sitio deles. metro e meio para cada lado e era a desgraça do vinil, pedra, cabos e redes. 

Apertei o drag e com calma fiquei sempre a olhar para a sonda..........o destroço e a parede começavam a surgir na sonda, a passar dos 17 metros com o topo aos 13 metros até que cai a pique de volta aos 17. Assim que desçe, deixo cair o vinil na ré do barco sabendo que mal batesse no fundo ou atacavam ou tinha que tirar o vinil.

Assim que chegou ao fundo, dou dois toques ao de leve e Pimba.....tum..tum..e vai de rebocar, pois assim que ela tenta arrancar já estava safo, ela arranca já fora de perigo...mas com apenas curtos arranques, pois o saltiga estava bem regulado. Este já era um Pungo bom e um macho, pois assim que o tirei, estava a deitar esperma. Grade já não era..hehehehe...e como é óbvio, se havia outro lá embaixo, com o este ferrado já  o outro tinha arrancado para fora dali.


Pelos visto este pungo tinha conseguido fugir dos 200 vinileiros que vivem e dormem na expo à pesca...hahahaha 

O dia estava feito, mas como estava no começo da pesca, decidi ir ver outras zonas para trollar, a ver se enganava mais algum, ou outra especie. Mas a verdade é que a zona mais promissora que havia, eram redes por todos os lados que até metia nojo!!!..não é que eu tenha problemas com as redes, simplesmente as redes que eles usam aqui, são corda e não de nylon!!!...grossas como o caraças e não há peixe de jeito que se enfaixe nelas. Assim é que nem eles apanham nada, nem deixam apanhar nada...uma bela merda!!!

Então decidi voltar para casa e guardar forças para o dia seguinte, na esperança de quando forem recolher as redes e não virem peixe, que as recolham e as metam bem longe dali!!!

Foi mais um dia de Inverno e pelos vistos está a começar aqueçer...hehehe


                                         Grande abraço e até breve

                                                    Luís Malabar

2 comentários:

Os Pescas disse...

Olá amigo, uma das coisas mais giras dos relatos que leio de Angola é quando me falas do Inverno e só vejo sol e chinelos! Acho o máximo... Mas entendo que para dar pungos nessas águas quentes tem que ser quando na realidade aí estão frias, lol.

Mais um peixe lindo, parabéns e venham mais desses.

Abraço.

Os Pescas disse...

Obrigado meu amigo :-) Eu acho que estou a ficar mangolé pois apesar de andar de chinelo e calção, já começo a sentir frio..hahaha.

Grande abraço e saudades

Luís Malabar