Os nossos amigos

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dia de emoções para dois pescadores....



Boas pessoal...


Vou começar por vos contar o que se passou no sábado para depois vos contar a nossa pesca na segunda feira..:-)

Tudo começou uma semana antes .....numa segunda feira, ligaram-me para marcar uma saída de pesca para o fim de semana.

Já não era a primeira vez que levava um dos senhores à pesca, que por sinal, conseguiu capturar o seu maior peixe até hoje. Claro que para qualquer mestre, é muito importante ter a certeza onde é que anda o peixe, para que os pescadores se divirtam durante umas boas horas.

Claro que mesmo com o peixe no pesqueiro, não quer dizer que se apanhe, pois ai já vai da experiência de cada um. Mas se ajudarmos, a probabilidade aumenta e muito.

Mas ao contrário de alguns Mestres de MT que eu conheci em Portugal. Que em vez de ajudarem os menos experientes, apenas diziam: O peixe está lá em baixo, agora quem sabe, sabe....quem não sabe temos pena!!!......A meu ver, prefiro não comentar.

O que eu faço, sempre que levo alguém à pesca comigo, é: ter a certeza a onde anda o peixe, que tipo de pesca se pode fazer na altura do ano e caso não saibam como fazer o tipo de pesca nesse dia, ensino-os tudo que têm que saber sobre o mesmo. Para não falar que o material de pesca que se usa é todo meu, tirando quando a pessoa quer usar o seu.

Quem me ligou no inicio da semana para marcar a pesca para o sábado, já sabe como é que eu faço as coisas. E por sorte, o peixe começou a comer na 5º e 6º feira. E para terem uma ideia, caso estivesse fraco, eu cancelava a pesca. Mas como o peixe colaborou, marcámos para sábado, partida às 13h até ao final do dia.

O meu plano era fazer trolling das 13h até às 16h, em busca dos pungos e dos meros e quando fosse 16h da tarde, íamos até uma baixa aos 32 metros em busca das corvinas, algum pungo ou alguma garoupa.

Assim foi...faço a primeira paragem e rapalas para a água......conversa vai e conversa vem, e quando menos se espera..--ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz...ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz..........PUNGO ferrado...hehehe....rápidamente passo a cana ao rapaz mais novo para ele combater  o peixe, enquanto o senhor mais velho aguardava todo empolgado a olhar para a água...:-)

Entretanto recolho a outra cana e vou dando indicações ao rapaz, pois pela cara dele, vi que nunca tinha sentido o que é ter um peixe destes numa cana...hahaha...a adrenalina dele e o nervosismo provocado pelo peixe, estavam a deixá-lo sem força nos braços!!

Apesar de eu tentar acalmá-lo e tentar ajudá-lo a trabalhar o peixe, não foi suficiente, pois eu já estive no lugar dele e sei que mal conseguimos ouvir o que se passa à nossa volta...hahaha.

Infelizmente ao fim de um bom bocado e já com o peixe a vir à tona de água. Num arranque desenfreado do Pungo a tentar se safar em direcção ao fundo, como costuma ser normal. Ele aperta com ele e o multifilar rebenta!!!....que grande galo!!!

Mas apesar do peixe ter ido embora, a excitação era enorme por parte dos dois..o rapaz mesmo tendo perdido o peixe, estava eufórico e muito feliz, pois nunca tinha passado por uma experiência destas, com um peixe que pelos meus cálculos, devia ter entre 25/30 quilos.

Depois disto,  voltei a colocar as amostras e dei mais umas voltas, mas pelos vistos era filho único!!

Recolhi as amostras e passei para outro ponto em busca dos meros.....e na primeira volta uma das canas verga toda e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ....agarrei logo na cana e passei ao senhor mais velho para ele combater o peixe....hehehe

O problema de pescar neste ponto, são as pedras...hahaha...mesmo com a embraiagem fechada para arrancar o peixe da zona de conforto, é preciso puxar por ele e não parar o barco.

Mas tive mesmo que parar o barco, pois o senhor não se estava aguentar em pé enquanto combatia com o peixe!!.....ou seja...aconteceu o pior...o peixe foi à pedra e arrancou a amostra da boca!!

Pior ainda....o que tinha atacado não era um mero mas sim um Pargo Luciano...hahaha...e esses são muito piores que os meros...hahaha....e as amostras que o digam...parece que levam com chumbo...são só marcas de dentes...hehehe.

Bem..apesar da minha opção ter sido a correta, ainda não tínhamos nenhum peixe cá fora...Humm!!

Depois de mais umas voltas, estava na altura de ir vinilar....eram 16h30 da tarde e o céu estava todo coberto. O que era uma maravilha, para pescar no outro ponto aos 32 metros.

Arrancámos e assim que lá chegámos e liguei a sonda...hehehehe....Espectáculo..:-)

O peixe não tinha falhado, mas só aparecia naquele pesqueiro a partir das 16h00 até ao fim do dia. Pois por incrível que possa ser, de manhã até às 16h, não se vê viva alma naqueles fundos!!

Eu como já sabia onde é que as corvinas andavam e que cores é que andavam a comer foi fácil. um deles pescou com o meu saltiga e o outro com um dos meus stellas...não é para todos...hahaha.

Depois de uma explicação e um total acompanhamento durante toda a pesca com vinis. O rapaz mais novo conseguiu ferrar e tirar duas Corvinas boas e o senhor mais velho conseguiu ferrar o que devia ser uma garoupa das grandes. Mas após 3 corridas, rebentou a linha de 80 libras fluor que ligava a fateixa ao cabeçote!!....só tinham que ver a cara do senhor...hehehe...até se assustou com os arranques da garoupa...hehehe....e não é para menos..:-) Pois isto não é Portugal...hehehe

O dia tinha chegado ao fim, com dois peixes e uma data de fotos. Ambos felizes e com muitas ganas de voltar o mais rápido possível..hehehe...não tenho fotos da pescaria deles, mas isso é o mínimo, pois o que interessa é que eles gostaram..:-)

O meu objectivo tinha sido cumprido, com dois pescadores felizes e satisfeitos, pois apesar dos grandes terem fugido. Ficaram com uma pequena noção do que está para vir...hahaha

Como o relato já vai longo, vou despachar-me a contar o que se passou depois na segunda. quando voltei ao mesmo sitio com os meus dois amigos. Eles a pescarem ao fundo e eu só com vinis e zagaias...hehehe.

De facto, na segunda já não marcava nem metade do peixe que eu tinha visto no sábado, mas mesmo assim. Carregamos de roncadores ao fundo e de corvinas e anchovas com vinil e zagaias de 80 e 100 gramas...hehehe. Foi um dia bem passado com o peixe activo e eu a divertir-me à grande ao jigging...hehehehe.


  Aqui ficam umas fotos da pescaria e de mais um dia de faina..:-)



                  Até breve e um grande abraço para todos...:-)

                                         Luís Malabar



6 comentários:

Pedro Nunes disse...

Comé Luisão!
Continuas em forma por aí :)
E agora com esses companheiros cheios de pica então é que não paras....
Foi pena os grandes mas é sempre assim, os maiores vão sempre embora onde é que eu já vi isso.....
Granda mista de peixe que fizeram aí :)
Parabéns a todos e um abraço.
Força aí.

Os Pescas disse...

Já tinha saudades das tuas pescarias... É tanto peixe, e um gajo aqui a procura de um ou dois peixitos... Mar dourado esse...

Bom relato como sempre. Um grande abraço.

Nuno Sousa disse...

Boas Malabar

fogo peixe a montes ,aqui é uma miséria para livrar as grandes (spinning )

mas pesca é isto mesmo (como digo,ir à pesca toda gente vai ,pescar só mesmo alguns) vá SAÚDE

Os Pescas disse...

Comé grande Pedro :-) Obrigado amigo e felizmente temos feito boas pescas. Já sabes que os maiores são tramados de saltarem cá para fora. .hahaha. Mesmo assim ainda levaram e sentiram uns peixes brutos..hehehe. É como reza o ditado mano, só não perde peixe grande quem não vai à pesca..:-)

Grande abraço amigo e tudo de bom

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Obrigado meu grande irmão Filipe :-) se na segunda já foi bom e nem havia metade do peixe que havia no sábado, eu nem quero imaginar como seria..hahaha.

Grande abraço mano e saudades tuas

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Comé Nuno :-) Obrigado por comentares e de gostares de ver as minhas aventuras amigo. Tem calma que os robalos vão começar aparecer. Já sabes que na pesca o garantido é sempre a grade e mesmo aqui já tive alguns dias que me vim embora com uma grade às costas. .hahaha.

Abraço e tudo de bom amigo

Luís Malabar