Os nossos amigos

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

( SURFCASTING) É só mais um bocadinho...


Boas.

Mais uma folga mais uma pescaria...


Como neste dia só trabalhava até às 3 da tarde deixei tudo pronto e era só agarrar nas tralhas e ir até à Ideal buscar o isco e aproveitava para meter a conversa em dia com Filipe e ver se ele pagava um cafézinho antes de arrancar para a pesca. Quando a companhia e a conversa são boas nem se dá pelo tempo passar e como ia sozinho não tinha ninguém à espera, estava por minha conta. Mas já se fazia tarde e lá arranquei para a praia.
O windguru ou então como já o chamaram por aqui, o windburro, tinha-me enganado. A ideia que tinha era que ia estar um mar bom e mexido, mas mal cheguei lá até pensei se me tinha enganado e tinha ido parar a Sesimbra. Eheheheh
Mas não esmoreci, e como ainda era de dia deu bem para ver onde estavam alguns fundões e lá escolhi o local onde iria “acampar”.
Na praia haviam alguns pescadores, e aproveitei para meter conversa com o vizinho do lado para saber como estava a coisa. O senhor disse que já lá estava desde a hora de almoço, mas que só agora tinha tirado 2 sargos a rondar o meio quilo.
Pensei logo já cá voltas à conversa e vai mas é montar as canas aproveitar o anoitecer para ver se enganava  algum.
Logo ao primeiro lançamento vejo a cana bater e sai um sarguito pequenino, com medida, mas que voltou para a água. Pois a meu ver não me sigo tanto pela medida, principalmente do sargo, mas sim olhando para eles e pensando na quantidade de carninha que têm depois de arranjados. Como é óbvio gosto de levar peixe para casa, mas prefiro não levar, do que levar uma quantidade de peixes em que para dar uma refeição cá em casa têm de ser quase uma dezena de pexecos.

Voltando à pesca...

Ia tendo alguns toques mas nenhum ficava. As iscadas vinham todas ratadas e só pensava que devia lá andar muita rataria...
O sol já se tinha posto à muito e aquela hora mágica não me tinha brindado com nenhum peixe. Até que vejo uma das canas a dar uma valente marrada, e lá sai o primeiro da noite. Já era um bom sargo, nenhum kileiro, mas já era um peixe jeitoso. Animei logo e vai de iscar novamente e mandar lá para dentro.
Estava na ultima hora da enchente. E normalmente na reponta saiem sempre uns peixes por ali. Mas a pesca é isto mesmo, nunca é certa. E até à primeira hora da vazante não se passou nada as iscadas iam e vinham. Deviam ser umas 10 da noite e como tinha coisas a tratar no dia seguinte só iria fazer até à meia noite. Pensava eu...



Pois depois da primeira hora da enchente tive uma actividade como já não tinha à muito no surfcasting.
Infelizmente havia muito peixe miudo na zona, entre sargos, robalos, bailas e samilros.
Todos devolvidos ao seu habitat.






Na rede ainda só tinha o primeiro sargo e uma baila. Mas estava-me a divertir muito com tanta actividade. E quando olho para as horas já era quase meia noite.
É então que tiro um robalo jeitoso. E vai de lançar outra vez e digo para mim é só mais um bocadinho...
E nesse mesmo lançamento sai mais um sargo com tamanho para ir para a rede. E volto a dizer é só mais um bocadinho...



Entretando sai mais um samilro e outro sargo pequeno ambos que devolvi. As horas iam passando e eu a pensar no que já não ia dormir. Mas continuei a dizer é só mais um bocadinho...
Até que a actividade abrandou e começo a arrumar uma das canas. Faço só mais uns lançamentos com a outra e depois vou-me embora.
Mas ainda fui a tempo de tirar mais 3 peixes, 2 bailas pequenas que não vieram e um sargo que veio completar uma mão cheia de peixes para trazer para casa.

Foi uma noite com muita actividade pena o peixe ser de pequeno porte. Devo ter tirado uns 20 peixes mas só 5 vieram.






Cheguei ao carro e já eram 4 da manhã de rastos mas bastante satisfeito, não pela fartura mas sim pela diversão que a pesca me dá.

Abraços e até breve.

Material:

Canas: Vega Elite 4.25 e Daiwa SkyCaster II Hybrid

Carretos: Shimano Bull's Eye (2)

Linhas: Cinnetic SkyLine 0.20

Estralhos: Sufix 100% Fluorocarbono 0.30 e 0.38

Anzóis: Hayabusa FKS e Hayabusa Chinu

Iscos: Casulo, ganso, americano e carangueijo de dois cascos





GUILHERME 

1 comentário:

Os Pescas disse...

O vício é mais forte do que dormir..hahaha. acho que fazes bem sushi man..hehehe.
Deixa estar que o peixe há-de crescer e depois vem morder os anzóis. .hehehe

Grande abraço amigo

Luís Malabar