Os nossos amigos

segunda-feira, 9 de maio de 2016

O PEIXE DE UMA VIDA AO SURFCASTING...




Num destes dias, e para matar saudades do surfcasting noturno resolvi ir com o Emanuel fazer uma pesca aqui perto. O mar estava de feição e nesta altura do ano costumam aparecer uns peixes engraçados.

Este relato não tem muito que contar, fizemos uns sargos, um robalo, umas bailas, e um safio grande para o Emanuel mas o momento alto foi o que vos descrevo de seguida…o “climax” da noite.

Perto das 21h30, estou na minha cana do meio quando pelo canto do olho vejo a cana da direita dar uma boa pancada e voltar atrás (pensei para mim que estaria lá um bom peixe e que ia só acabar de iscar e ia lá recolher), eis que nem um segundo depois a cana verga como eu nunca vi!!!

Cana toda dobrada no espeto, carreto a largar fio sem parar!! Uma loucura de picada!!

Corri para a cana, tirei-a do espeto e senti as primeiras mocadas…percebi que tinha um monstro em mãos e ia ter de o domar…

A picada deu-se na cana mais à direita, e o peixe correu para a esquerda…ou seja, ia cruzar com as nossas outras 5 canas. Grito para o Emanuel tirar as canas todas para facilitar a luta. Nos primeiros 10 minutos, consegui apenas travá-la a espaços sem conseguir recolher um metro de linha que fosse.

Percebi que seria um peixe enorme porque não conseguia levantá-la nem um bocado, teria de contar com a ajuda do mar e ter paciência para a vencer. Num momento destes a calma é essencial…a adrenalina apodera-se de nós e as emoções estão ao rubro, e é preciso confiar a 100% no material. Tinha no fio do carreto a linha que pesco no inverno inteiro…0.18!! Eheheh

Após uns 20 minutos de luta e uns 300m percorridos pela praia, percebo que o peixe começa a dar-se por vencido e era uma questão de tempo até conseguir, com a ajuda do mar, pô-lo cá fora.
Mais uns ZZZZZZ para cá…e outros ZZZZZZ para lá eis que o peixe aparece na onda…um dorso prateado com uns laivos rosados…um peixe lindo. Digo para o Emanuel que o peixe está perto e que ia pô-lo a seco na próxima onda. Quando a onda vem e já com o chicote no carreto faço um esforço final e…peixe a seco!!

Amigos…não consigo descrever a felicidade que senti naquele momento…tirar um peixe daquele tamanho na praia e com fios finos é das melhores sensações que se pode ter no surfcasting.  Não costumo falar de pesos de peixe, até porque isso a mim não me interessa para nada, mas para satisfazer os mais curiosos, o peixe pesou 16kg e foi o maior peixe que tirei até hoje.

Como a pesca foi rápida, não tenho a habitual mostra de fotos e por isso me desculpem aqueles que gostam das fotos que costumo publicar, fica prometido que numa próxima compenso isso ok? Eheh Fica “apenas” a foto da praxe com o peixe.





Para compensar, a luta foi toda filmada, e em breve publico o vídeo para ouvirem uns ZZZZZZZ e sentirem um pouco do que foram estes 30min.

Em jeito de conclusão, gostava de dedicar este grande peixe ao nosso GANG. Um grupo de amigos sem igual, pessoas que ficam tão ou mais felizes que nós por nos verem a apanhar um peixe destes.
Um sentimento genuíno que se sente quando nos dizem… “PARABÉNS PA!!!”.

JOÃO PAIVA

12 comentários:

Os Pescas disse...

Fenomenal Paiva, como sempre, amizade, união, entreajuda. Uma sorte ter amigos assim.

O peixe, esse ao surfcasting, com 0.18 mm... Estás megamente de parabéns. Grandes mãozinhas...

Unknown disse...

Enorabuena Joao gran captura k es el sueño de cualkier pescador ... un abrazo fuerte amigo pronto nos veremos

Unknown disse...

Enorabuena Joao gran captura k es el sueño de cualkier pescador ... un abrazo fuerte amigo pronto nos veremos

Manuel Oliveira disse...

Boas João,
Parabéns pela captura e sendo com 0.18, foi um peixe muito bem trabalhado imagino as vezes que pensaste se havias de fechar o drag ou abrir, talvez felizmente como a zona não deve ter muitas pontas de pedra, ajudou um pouco para acalmar a adrenalina, porque se tivesse mais este problema, imagino... LOL

Forte Abraço e apertem com elas

Cláudio Morais disse...

Muitos parabéns!!!!
É preciso ter um bom kit de unhas e sangue frio para conseguir uma proeza dessas :)

Abraço!

André Matos disse...

Nem imagino o que deve ser ter esse bicho ferrado !! Entao aquele ataque cardiaco que te deve ter dado na picada , eu desmaiava antes de pegar na cana ahahah ! Muitos PARABENS !! Que grande PEIXE , que grande HISTORIA , que grande PESCADOR !!! Agora até começas a levar chocos vivos para iscar eheheheh Grande abraço e que essa pesca se repita mais umas quantas vezes ao longo da tua vida !! Grande abraço !

Anónimo disse...

Muitos parabéns, excelente captura, imagino a adrenalina com um 0.18mm.
Qual foi o fio, pode se saber?

Parabéns, mais uma vez.

David.

Unknown disse...

Obrigado a todos pelas palavras. Realmente foi uma luta fantástica e ajudou a praia ser apenas de areia. Tive tempo e espaço para a cansar.

O fio do carreto é o SKYLINE 0.18mm

Obrigado.

Anónimo disse...

Boas, um peixe desses com esse material, conseguir sacalo é de PESCADOR!!
Parabéns pelo peixe e pela dedicatória !!

abç
PA

Unknown disse...


Mais uma vez, nunca é demais repetir a proeza de tal façanha, que os próximos sejam tão iguais ou equivalentes.

Um abraço amigo

Santos

Santos disse...

Mais uma vez, nunca será de mais enaltecer a proeza de tal façanha com desejos de repetição no combate e na luta travada, assim como nas alegrias que estes momentos proporcionam.

Um abraço amigo

Santos

Unknown disse...

Parabéns!
Belo exemplar, com esse fio não é para qualquer um.
Força