Os nossos amigos

segunda-feira, 13 de junho de 2016

( BÓIA) 12 SARGOS E O PDI


Boas.

Por vezes o tempo não ajuda a que possamos fazer pescarias muito longas, pelo que uma meia tarde, ou umas horitas têm que chegar para aliviar o vício do corpo...

Nisso o spinning e a bóia têm esse factor essencial. Pescas simples, menos horas e mais tranquilas. Bem... Mais tranquilas o tanas... A bóia nisso é muito dura, ou então é o PDI.

...



Uns meses sem fazer umas pescas de bóia e tudo custa. Se vos disser o estado em que estou neste momento... Dói me as costas, dói me o braço que segurou a cana e tive caimbrãs durante a noite de andar em cima de pedras, lol... Realmente é uma dureza... Ai 20 aninhos que saudades...

Sobre a pesca o que vos posso dizer??? Bem, foi uma pesca feita numas horitas, com condições algo difíceis. Mar acima do aceitável para se pescar tranquilamente e na reponta foi mais o tempo em que não se pescou com receio do mar do que o tempo aproveitado para fazer uns peixes. 

Mas vou tentar dividir a pesca por 3 momentos, os que senti que foram os essenciais desta pesca.

Primeiro o contacto com o pesqueiro meses depois. Tentar perceber cada buraco, cada escoa, ou seja cada oportunidade... Não consegui ver tudo como queria pois a maré já ia com mais de meia maré, mas deu para te ruma noção de alguns bons buracos onde em bons dias se podem fazer bons peixes.



...

Bem, montei rapidamente a cana, os estralhos estavam preparados de véspera e portanto foi rápido...

O primeiro spot a testar foi onde fiz mais peixe de sempre neste spot, e infelizmente ele está diferente. A falta de um buraco entre a rocha maior e umas ilhadas, provavelmente pela queda de algumas retirou para mim o melhor sitio da zona. Agora ficou mais em forma de recife, e tem que se pescar atrás, o que é bom, claro, mas eu pessoalmente prefiro buracos entre grandes rochas que é onde o peixe vai querer circular e onde podemos trabalhar a bóia tranquilamente. Essa facilidade terminou, agora tem que se trabalhar constantemente a bóia senão nada feito.


Comecei com casulo a ver... Nada, nem um toque tive. Zero. Estive ali 10 minutos e nada. Tinha mais dois iscos e vai de laterar... Senti logo alguma actividade. Espassada, mas ia sentindo uns toques... E em minutos lá ferrei o primeiro sargo. Foi bom não tanto pela luta, mas como escrevi a meses que não fazia esta pesca. Um sargote.

Continuei e a actividade foi se mantendo. Nada daqueles dias maravilhosos que já tive em que é boia na água, bóia no fundo... Havia que trabalhar bem a bóia, procurar o momento, tentar perceber onde estava o peixe... Fiz ali seguidos 4 peixes mais... 5 peixes em meia hora para aí, um deles já jeitoso, nada mau. 

Mas de repente eclipsaram se e deixou de picar. Foi mais meia hora de grade... Troquei de isco novamente, e funcionou... Tornaram a picar e fiz mais 2 peixes, mas depois veio o mar e tinha o isco no chão e lá se foi, lol... Fiquei novamente limitado.

Bem, a actividade parou e como já expliquei também não conseguia pescar tranquilo pelo receio que o mar me levasse a tralha.

Foram uns minutos largos de pouca pesca... Depois dela virar e começar a baixar a quota de água tornei a fazer um forcing final...

Na frente do spot não sentia nada e resolvi descer um pouco no pontão... E ainda bem que o fiz...
Tornei a sentir peixe mas eles estavam a comer de faca e garfo e netses dias as iscadas grandes fazem pouco efeito, ou seja temos que lhes dar menos "papa" e pescar no limite do mínimo com o aceitável.

Ferro de seguida 3 peixes, os maiores da jornada, entre eles uma boa safia... Deu para divertir, eles a darem aquelas cabeçadas na vertical e um gajo só a segurar sem puxar, só mesmo a sentir o vício...
Uma salema também apareceu e deixou me brincar durante segundos com ela numa luta infernal.
Adoro. Orgásmico.



Claro que foi de seguida solta, para poder continuar a chatear nos nas nossas pescarias. Não entendo porque se continua a ver tanto pescador em pleno século XXI a deixar os peixes que não querem a secar ao sol... Não entendo. Soltem os peixes, deixem nos viver.

...

Tornou a fraquejar, e lá fui procurar outro spot, mas as água cada vez menos espumadas só no pós rebentação da vaga deixavam algum peixe atrevido sair do buraco... Foram mais 20 minutos sem qualquer toque... Quando olhei para as horas estava no limite... Decidi ficar mais uns minutos e aproveitar aquela brisa brutal que estava... Saudades... O corpo doía... Mas a alma pedia mais...

Fiz mais 2 peixes a terminar a pescaria... Foi bom, muito bom... Não pela actividade que já tive dias muito melhores, mas a alegria de poder fazer o que se gosta é motivador...

Passadas umas horas fui a uma festa de anos do filho de um amigo... Se vos dissesse o meu estado!!! Tive caimbrãs, o meu braço tinha dores como nódoas negras... Uma miséria...

Nestas coisas é que sinto que o PDI está a atacar...

Mas vá... Haja vontade que o PDI vai sendo posto de parte, lol...

Vamos ver se consigo me divertir este ano mais do que o ano passado nesta modalidade...

Até breve,




MATERIAL: 

CANA: VERET ARCADIA STRONG 5.30 MT.

CARRETO: SHIMANO TWIN POWER 5000FB

LINHAS: VEGA POWER ZONE FLUOROCARBONO, MÁXIMA 100% FLUOROCARBONO

BOIA: PIKER 28GR,

ANZÓIS: YUKI CK88 2/0

ISCOS: CASULO, BATATA, LINGUEIRÃO, 




FILIPEPC

3 comentários:

Pedro Nunes disse...

Comé Filipe!
Tirando a salema conseguiste fazer uma bonita pesca de Sargos.
Essas dores fazem parte do oficio, quando não é o braço é o ombro e quando não é o ombro são as costas, enfim...
Parabéns e um abraço, força aí.

Anónimo disse...

Bela pescaria Filipe.
Realmente é uma vergonha o que se passa nos pesqueiros, cabozes e charrocos é por todos os pontões a secar. Bom ponto que focas-te. Abraço. Rúben.

Os Pescas disse...

Há pois é amigo, já não caminhamos para novos..hahaha. Parabéns por mais uma bela pesca e que seja apenas uma de muitas que ainda estão para vir :-)

Grande abraço amigo

Luís Malabar