Os nossos amigos

segunda-feira, 6 de junho de 2016

( JIGGING) Slow Pitch Game....



Boas Pessoal....




Eram 8 horas da manhã e já eu e o meu amigo estávamos a sondar o primeiro ponto para ver como andavam as coisas em termos de peixe, mas pelos vistos não ia ser nada facil!!

Sondei várias zonas até que demos com alguns peixes, parguetes e outros peixes finos mas não tinham expressão nenhuma!!...as opções começavam a esgotar até que decidimos ir a uma zona onde já tínhamos sido felizes com alguns peixes de porte. Ainda por cima quase não havia aguagem nenhuma o que era excelente para as garoupas..

Assim que chegámos lá verifiquei a deriva e fundeamos...

O meu amigo e marinheiro começou logo a tirar alguns cachuxos, tico-ticos e pequenos parguetes. E eu como não podia deixar de ser virei-me para o jigging e só slow pitch.

Geralmente nestas situações estamos sempre alerta caso um de nós tenha um ataque ou uma maneira de comer que só pode ser de garoupa...isto serve para ambos, pois quer dizer que é só uma questão de tempo até elas aparecerem.


Já faz muito tempo que eu ando a testar diversos diâmetros de multi combinados com diferentes espessuras de leaders seja em nylon ou flúor. E ao fim deste tempo todo de experiências cheguei a uma conclusão e não se trata da qualidade das linhas em questão mas sim do que é necessário para as diversas espécies e terrenos de pesca tendo em conta a profundidade e aguagem dos dias de pesca

Quando eu falo em espécies estou a referir-me às suas particularidades relativas à maneira de comer e de lutar após a ferragem. E combinar estes factores todos num único conjunto de pesca torna-se quase impossível!!..mesmo assim achei a cana o factor menos importante, desde que não usemos a mesma para os 30 ou 100 metros e depois para os 150 ou 300!! dependendo sempre dos jigs que usamos.

Claro que até chegar a este ponto, posso vos dizer que foram muitos jigs à vida por causa de peixes e muitos berros para o ar...hahaha. Para ser sincero se eu pudesse no mínimo tinha dois conjuntos para slow pitch e provávelmente será o que eu vou arranjar de futuro, mas para já tive que me adaptar a um que me possibilite pescar e estar preparado para tudo mesmo quando as condições de mar às vezes não me ajudem.

Mas enfim, depois de tanto trabalho e prazer que eu tive até chegar a este ponto, no fim somos recompensados...:-)

E disso que eu vou falar, da recompensa que eu tive e que acabou por salvar um dia mau de pesca..hehehe

O meu marinheiro passado mais de meia hora diz para mim que lhe pareceu ter sentido uma garoupa a comer na linha de mão!!...hummm....a partir deste ponto era só uma questão de tempo e pelos vistos não demorou nada até eu sentir uma prisão no jig mal tocou no fundo depois de long fall. Mal eu sinto ferro o peixe e nada, apenas umas cabeçadas e muito peso....Xiiii...vi logo o que estava para vir e não me enganei...hahaha


E vai de varrer o fundo com o drag completamente fechado e aumentando a pressão com o polegar lá consegui aguentar ela..mas enquanto não a tirasse do chão não estava seguro...principalmente porque elas raspam a boca pelo fundo e enquanto o fazem procuram alguma pedra para se esconderem.

Posso dizer que ainda demorou uns 15 minutos só para a tirar do chão e outros 15 ou 25 até que ela chegasse à tona de água....Chiça....que luta que elas dão e que prazer, pois basta uma para ficarmos satisfeitos...:-)

O dia estava feito, juntos fizemos a festa e com mais alguns peixes que ele tinha tirado decidimos dar o dia por terminado e nas calmas voltamos até ao porto para descansar e voltar no dia seguinte.



                           Um grande abraço e até breve amigos

                                            Luís Malabar



4 comentários:

Pedro Nunes disse...

Comé Luisão!
Já vi que o Homem Aranha está de volta hehehehe
Por vezes compensa mudar de pesqueiro, de barco é mais fácil… Eu nunca tive sorte em mudanças.
E nesse dia compensou mesmo, só o tempo que tiveste aí a lutar com esse bicho... Um gajo apanha um peixe desses e fica capaz de vir pa casa descansar os braços :)

Parabéns e um abraço Homem Aranha :)
Força aí

Os Pescas disse...

Lindo peixe, que apanhes muitas dessas. Um troféu espectacular. Um abraço, amigo.

Os Pescas disse...

Comé grande Lobo :-) O homem aranha não falha..hahaha..agarra-se com umhas e dentes e não larga..hahaha. Este peixe foi o safa dia visto que não deu nada de jeito. Este deu luta e subir 100 metros com ele ainda demorou hahaha.

Obrigado amigo e grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Obrigado Fifas e espero que tenhas razão e que venham parar muitas destas ao barco. .hahaha.

Grande abraço meu amigo

Luís Malabar