Os nossos amigos

quarta-feira, 22 de junho de 2016

( Trolling ) Quando o nosso melhor não basta....


Boas pessoal...



Os meus sogros vieram cá passar uma semana connosco e como não podia deixar de ser ia poder fazer uma semana de pesca com o meu sogro..:-)

Apesar de eu ter andado a tirar uns peixes ao jig e ao fundo mais o meu marinheiro decidi optar pelo trolling, para ver se ferrávamos algum mero, barracudas ou até algum pargo luciano visto as marés serem de grande amplitude.


Segunda feira!!!....tudo pronto e apostos e depois de chegarmos ao ponto coloquei as amostras dentro de água......passámos por vários sítios e quando estávamos a passar numa zona de meros, uma das canas verga e o drag dispara...ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.....quando me virei para agarrar na cana é que me apercebi que não tinha trancado bem o drag do carreto antes de entrar nesta zona. O que fez com que o peixe conseguisse entocar e rebentar com o multi!!.....Fiquei lixado comigo mesmo, pois fui burro e esqueci-me totalmente e como consequência  uma mostra perdida.

Depois disto nem um toque tivemos até que decidi ir um pouco mais longe para ver 3 bicos de pedra onde podiam ter algum peixe...

Ainda aproveitei para  prender o barco a uma boiá que se encontrava lá. Com isto eu queria experimentar fazer um pouco de slow pitch para ver se ferrávamos algum mero ou até alguma garoupa chumbo. A verdade é que nem um toque tivemos...Hummmm!!!

Entretanto ambos ouvimos um barulho à tona de água e quando olhamos conseguimos ver um lombo que parecia de um pargo luciano, mas dos riscados vermelhos!!....e durante momentos ficámos sem perceber se andavam alimentar-se de outro peixe ou se andavam em acasalamento!!!

Eu virei-me para o meu sogro e disse-lhe, bem como ao jig não dá nada, vamos aproveitar e só passar por aquele bico de pedra e ver se alguma coisa ataca!!

Eu liguei o barco e optei só por colocar a trevalla com o Saltiga com um drag à volta dos 10 quilos, talvez um pouco mais e uma amostra dentro de água....assim que passamos com o barco pelo sitio a trevalla verga toda e o drag do saltiga dispara e ...ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz.....e a linha rebenta!!!...isto sem sequer ter tempo para tocar na cana!!....Bem, se querem brincar então vamos brincar...hahaha...nisto a segunda amostra pó c.....


Volto a colocar 2 canas de big game com ambos os carretos de tambor totalmente fechados e novamente o saltiga com o drag para os 20 quilos. Ambos os carretos com multi de 80 libras e com leaders de 3 metros de nylon 1.20 ligados pelo FG Knot. Para terem uma noção da força do conjunto, já coloquei um pungo de 26 quilos à tona de água mal atacou a amostra...não têm hipótese nenhuma.

Querem brincar então vamos brincar...disse eu em voz alta e a rir para mim mesmo...hahaha

dou a volta com o barco e volto a passar pelo mesmo sitio quando de repente apenas oiço as 2 canas de big game a vergarem ao máximo e ambos os drags a dispararem descontrolados!!....ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.......até que ambas as linhas rebentam!!!


Sabem aquele momento no primeiro filme tubarão do Steven Spielberg, em que os 3 estão no barco e depois de o tubarão ter feito algo que eles não queriam acreditar, ficam os 3 incrédulos no que tinham visto????.....Pois bem, foi isso que eu senti quando perante os meus olhos vi o que tinha acontecido. Ainda sem saber o que dizer ao meu sogro eu verifiquei o drag dos TLD´S e mesmo cortando a mão para puxar pela linha, não consegui tirar nem um centímetro que fosse!!!.

Eu ao contrário dos 3 gajos que estavam no filme do tubarão eu não fiquei para ver o terror que aquilo ia ser..hahaha...apenas disse ao meu sogro: Sr. Zé vamos embora pois eu não tenho nada superior ao que estou a usar para podermos ter uma hipótese. Só podia ser um peixe que tinha o poder para fazer aquilo...O PARGO LUCIANO...

Na terça feira optamos por voltar ao trolling mas desta vez ficámos pela baía para tentar apanhar alguma barracuda ou macoas, mas a verdade é que aqui é sempre um mistério qual dos peixes é que pode calhar...hahaha.

E após algumas horas sem um toque voltámos ao filme de terror com um arranque demolidor numa das canas que uma vez mais não nos deu tempo de dizer nada.....F#yFGGyHj(h%47.....filhos da.....e outra amostra perdida..Grrrrr.... e passado mais meia hora outro arranque demolidor, mas desta vez quando o peixe pela primeira vez dá um ar de ser puxado pelo barco ele desferra-se.....PORRA!!!!!....mas será possível!!!!...quando recupero a amostra, percebo que ele não desferrou, simplesmente o split ring desfez-se e vinha agarrado por uma unha negra à argola da amostra, também ela torcida...hahaha...e  a fateixa tinha sido levada pelo peixe!!....os dentes do pargo conseguiram furar e rasgar as 2 camadas de resina de fibra de vidro que eu tinha dado na amostra nova.. :-)


Uma vez mais disse para o meu sogro: Sr. Zé.......VAMOS EMBORA QUE JÁ CHEGA!!!...nunca tinha perdido até hoje 6 amostras em 2 dias por causa de peixe.

Como eu já estava farto de perder peixe e o meu sogro ainda não tinha tirado nenhum, eu optei na 5 feira por ir fazer jigging enquanto ele pescava ao fundo à linha de mão.

Ainda fomos a dois pontos mas os baiacús não deixavam pescar, só depois no terceiro ponto e apenas durante 40 é que conseguimos fazer uma pesca aceitável. Durante 40 minutos as corvinas comeram em força e com outros peixes à mistura...hehehe


Finalmente o meu sogro estava-se a divertir e eu também, em slow pitch era ataque atrás de ataque...brutal mesmo e para finalizar o dia, ainda consegui sacar uma garoupa que apesar de ser pequena a luta não tem nada haver com as corvinas...

Como sempre é muito bom pescar e estar com os meus sogros..:-) Só espero que da próxima vez o meu sogro tenha melhores dias no mar comigo no que diz respeito às capturas.

Por agora é tudo amigos e só volto ao trolling depois de repensar e bem no que se passou....:-)




                          Um grande abraço e até breve amigos

                                            Luís Malabar


4 comentários:

Pedro Nunes disse...

Comé Luisão!
O teu sogro até deve contar os dias para ir aí passar umas ferias :)
Esses pargos daí devem ter um bom dentista, até a resina vai na virada hehhehehe
Belos peixões mais uma vez e uma caixa bem recheada :)
Parabéns e saude da boa amigo.
Abraço

Os Pescas disse...

Nem sempre o nosso melhor é suficiente amigo, mas isso é para fazer uma grande pesca. Por norma o nosso melhor como se vê aqui, dá sempre nos bons pescadores para safar qualquer coisa. Venham mais... De certeza melhores. Abraço.

Os Pescas disse...

Comé grande Pedro..:-) Infelizmente aqueles primeiros dias não correram muito bem..hahaha...foi perder material e peixe nicles...hahaha. Mas ele ainda tirou uns peixes e se divertiu comigo :-)
Ele não tarda está cá de novo..hehehe..:-)

Obrigado meu mano e um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Tens toda a razão Fifas..:-) Vamos a ver quando é que o meu melhor chega para arrancar aqueles animais lá do fundo..hahaha..:-)

Aquele abração meu amigo

Luís Malabar