quarta-feira, 13 de julho de 2016

( BÓIA) CONVIDADO DE GALA

Boas.

A uns dias decidi ir a bóia e tentei falar com o Guilhas para irmos juntos e ele parecia ter tudo controlado para podermos tornar a pescar juntos mas a última da hora um dos filhos teve febre e ele teve que ficar mais tempo em casa, pelo que me disse que iria lá ter quando desse... Se desse!!!

Levantei me cedo, estar de férias tens estas coisas de podermos perder noites e dias e recuperar depois... As 5 estava na bomba a berber café e a comer um croissaint de chocolate...

Eram 5.30 horas e já estava no pesqueiro, ainda com o dia a nascer fui montando o estendal e o vento ameaçava complicar e muito a pesca... O pesqueiro muito vazio deu me tempo de tentar perceber onde poderia andar o peixe... A maré estava muito vazia e praticamente só tinha dois locais com boas condições. Praticamente sem actividade o nascer do dia deixou me sem grandes opções... Olhava para o telemóvel a ver se o Guilhas me dizia alguma coisa pois fui a pesca também para estar com ele. A parte de estar uns dias de férias queria estar com um dos melhores amigos que tenho na vida e que saudades de pescar com ele...

O peixe continuava sem dar sinais e tirando um peixe bom ferrado que acabou por ir a sua vida, estive ali uns 40 minutos que nem um toque, nada... Já olhava para o ar e pensava para que é que me fui levantar tão cedo que nem peixe, nem o Guilherme... Um gajo ali sozinho a gradar, lol, que tristeza...

Como não havia maneira de sentir peixe fui comer qualquer coisa... Entretanto chegou um colega ali da zona que esteve a tentar no local onde eu estava e desistiu... A malta do corrico desistiu toda menos um resistente...lol... E eu lá fui sem muita vontade agarrar na cana e tentar ao menos desgradar...

Mas fiz bem em tornar ao spot... O peixe entrou e de repente sozinho, ali com o pesqueiro só mesmo para mim começo a facturar... Saco de seguida 3 peixes de 800 gramas, mais um ali nas 500 gramas... Assim rapidinho a coisa deu se e actividade aumentava... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, uma grande arrancada peixe a ser trabalhado e mais uma captura boa. Mais outro dentuças, peixe forte, muito forte. O mar estava a bater como eu gosto, mas claro que nem tudo são rosas pois isso diminui o tempo de pesca...

Já julgava que ia fazer a pescaria sozinho quando vejo o Guilherme a chegar e chamo o para se despachar... Avisei o da actividade e ele em segundos foi para o pé de mim e começou... Boia na água ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, peixe na escoa, bom sargo... Outro lançamento ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, peixe na escoa, outro bom sargo, mais um lançamento e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, outro... Tudo peixe bom. Ele faz 3 peixes em menos de 5 minutos de boa bitola. Excelente. O peixe estava lá, entre ferragens, desferragens e tentativas falhadas o momento estava TOP.

ACÇÃO FENOMENAL DA FORZA SPECIAL

Perdi 1 peixe bom de seguida e ele sacou outro... E já com uma pesca boa, mas com uma maré a encher e muito por apanhar, eis que a pesca muda de repente... Depois de tanta adrenalina, de tanto momento feliz, de minutos loucos em que um pescador consegue entrar dentro do "momento", o vento altera tudo... Com a maré a subir, a galgar metros, o vento de norte varre completamente as possibilidades que tínhamos de continuar a carregar... Esforçámos nos bastante mas era quase impossível... Fomos mesmo obrigados a pescar a Sul, mas a maré estava ainda longe do momento ideal para lá se pescar... Sabíamos que ali só dentro de umas 3 horas o que não dava para ambos... Tentámos baixar no esporão mas era complicado com a vaga a galgar e a varrer as bóias... Aguentámos um pouco e aproveitámos para meter a conversa em dia e para comer qualquer coisa... Um luxo... Primeiro, uma alegria sem explicação estar a pesca com o Guilhas, a vida não permite que isso aconteça mais vezes, e depois estarmos a fazer o que tanto amamos...

Tivemos ali quase uma hora sem pescar... Até que lá resolvemos ir de novo tentar nos minutos que faltava.

Com muita dificuldade, lá fomos controlando as pescas e fizemos mais 5 peixes entre os dois em meia horita... O peixe era pouco ali, e difícil de enganar, mas deu para fazer o gosto ao dedo...

Como já estava perto da hora limite, decidimos parar e ir beber um café antes de irmos embora... Já chegava, já nos tínhamos divertido... E muito...

O Guilherme teve ali pouco tempo a pesca, mas fez excelentes peixes, vi mesmo a sua alegria pois cada vez tem menos tempo... Mas tem algo muito importante... Vontade, coração... Por isso fiquei mesmo muito feliz que tivesse feito uns bons peixes... Ao lado dele sou sempre mais feliz a pesca...

Teve que ser rápido, mas ainda tirámos 2 ou 3 fotos antes de ir embora...

A Forza Special como sempre, um luxo... Que cana fenomenal...
Leve, potente, e com uma acção rápida tem feito as nossa delícias...

MATERIAL:

CANAS: VEGA FORZA SPECIAL 5 MT.