Os nossos amigos

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Dia de aulas com Amberjacks...:-)



Boas pessoal....


Como o titulo diz, foi um dia de aulas para o meu companheiro e amigo de pesca Poli...:-)

É sempre uma enorme satisfação quando eu consigo transmitir os meus conhecimentos sobre pesca a um amigo meu.....e ver através dele e do seu sorriso o culminar da aprendizagem com a captura e uma das melhores espécies para a modalidade de jigging que são os amberjacks...:-)

Tivemos dois dias de aulas práticas, pois infelizmente este ano eles andaram muito desaparecidos ao longo do verão todo. Tendo me levado a procurar outras espécies e  deixar esses peixes magníficos de lado.

O primeiro dia de prática não correu da melhor forma para o meu amigo...hahaha...depois de dar com o peixe e ele ferrar o seu primeiro AJ, acabou por não conseguir aguentar a luta do peixe e ao fim de 2 minutos sensivelmente acabou por me passar a cana ainda nervoso e já sem forças nos braços e mãos...hahaha.

Para ser sincero eu já estava à espera, pois até começarmos a racionalizar toda a informação que nos foi transmitida e aplicar a mesma demora o seu tempo. Felizmente tempo é o que não nos falta...e com calma enquanto eu ia trabalhando os peixes ia lhe explicando uma vez mais o que fazer incluindo a postura física que ele tinha que adoptar para que não se cansasse. E perceber quando é que fazemos força e como e quando é que descansamos, pois só dessa forma é que é possível tirar 20 ou 30 peixes numa manhã durante semanas a fio sem cairmos para o lado.

No primeiro dia depois de ele me passar a cana com o primeiro peixe que tinha ferrado, depois de descansar alguns minutos voltou a tentar...:-)

Entretanto mudei-lhe o jig com que ele tinha ferrado o primeiro AJ, pois enquanto ele descansava eu apercebi-me que eles tinham mudado a forma de comer pela quebra de ataques.

Entretanto eu ferro um e ao fim de algum tempo sinto uma prisão enorme durante alguns segundos e depois um alivio como se o peixe deixasse de lutar!!....que estranho pensei para comigo até que quando o peixe chega à tona de água percebo o que tinha acontecido...hahaha....:-)


Logo depois de vermos este estrago feito ao peixe, surge à tona de água um tubarão martelo com cerca de 3 metros e meio ainda atrás do resto da refeição..hehehe....escusado será dizer que essa já estava a bordo do barco :-) Só tenho pena de me ter esquecido de tirar uma foto ao outro lado do peixe, que tinha um rasgo desde a cabeça até à cauda..:-)

O tempo foi passando no primeiro dia com algumas capturas e muito divertimento...:-)






No segundo dia já ele estava mais mentalizado do que tinha que fazer. Arrancámos ao ponto e mas chegámos lá e depois de sondar um pouco, damos com eles...:-)

Eu tal como no primeiro dia em slow pitch e o Poli em high pitch. Com os jigs para baixo sendo que o meu demorava mais tempo, ele ferra o primeiro AJ e começa a batalha...entretanto o dele após uns arranques brutais acaba por se desferrar!!....e eu ferro o meu 1 do dia e por mais que ele abane a cabeça e arranque não consegue desferrar. Ao fim de um bocado e de muito gozo a pescar com a cana e carreto de slow pitch o peixe acaba por rebentar à tona de água e é embarcado.

O meu amigo ferra outro na segunda deriva e desta vez ele não se desferra e conseguimos embarcá-lo..:-)

O tempo foi passando e conseguimos capturar uns peixes mas nada de especial. Sendo que o melhor de tudo é que ele se superou e começou a aplicar o que eu lhe tinha ensinado e acabou as lutas sem estar cansado ou moído.

Demos por terminada a pescaria pois já estava quase de noite e tínhamos que ir embora.

Tirámos algumas fotos quando chegámos ao porto mas já não havia luz e a única foto que não ficou tão desfocada foi esta...hahaha.


Esta segunda foto já foi em casa depois de um dia divertido e de umas aulas com sucesso...hehehe



               Um grande abraço e até breve

                           Luís Malabar

1 comentário:

Os Pescas disse...

Excelente como sempre amigo. TOP. Grande loucura essa do tubarão...
Venham mais. Abraço.