Os nossos amigos

quinta-feira, 11 de maio de 2017

(SURFCASTING) IMPROVAVEL REGRESSO A COSTA ALENTEJANA


Boas,

Antes de mais quero agradecer aos companheiros que me acompanharam nesta pesca, Emanuel e JoãoNumberone. Foi uma pesca realizada num dia particularmente difícil para mim, mas não faria sentido passa-lo de outra maneira.
Exactamente a um ano atrás este mesmo dia foi um dos mais difíceis e tristes da minha vida, o falecimento do meu pai, a pessoa que me iniciou na pesca ainda muito novo, e meu companheiro de pesca durante muitos anos. Muitos fins de semana passamos a beira Tejo, e digo fins de semana porque literalmente começávamos a pescar ao sábado de manha e acabávamos ao domingo a tarde.
Lembro-me de passar as semanas inteiras a pensar no fim de semana, e a chatear o meu pai para irmos a pesca. Sei que muitas das vezes fomos porque eu não dava outra hipótese. A sexta a noite o meu pai dizia, amanha de manha acorda-me, e eu acho que ele tinha sempre a esperança de dormir mais um bocado, que o puto não acordasse muito cedo, mas eu, nessas noites pouco ou mal dormia, e mal via uma nesga de luz, levantava-me a correr.
SAUDADES, MUITAS SAUDADES.

À um ano atrás, pouco tempo depois do seu falecimento, fiz uma promessa, iria passar este mesmo dia a pesca, era a minha forma de estar perto dele. Estivesse o tempo e o mar da maneira que estivesse, iria a pesca. A minha mãe compreendeu a minha decisão e deu-me força.

Já tinha falado com o Emanuel que nesse dia iria a pesca, e ele disse que me acompanhava, entretanto o JoãoNumberone também se colou.

Após vermos as condições para esse dia, a nossa ideia foi descermos mais no mapa, andávamos a muito tempo a querer visitar a costa vicentina, e as condições para esse fim de semana, apesar de não serem perfeitas, daria para fazer uma investida. Aquelas praias precisam das condições ideais de mar para se poder pescar. Falámos entre nós, vimos previsões, vimos cameras e estávamos indecisos, devido ao facto de não ser uma zona frequentada por nós. Fizemos algumas chamadas para amigos que frequentam a zona, e recebemos algumas dicas preciosas que nos ajudaram a decidir.

Tudo orientado, ponto de encontro na casa do Emanuel as 14 horas, visto que a viagem era longa, o Numberone pela primeira vez na vida chega a horas, e eu é que me atrasei, coisa rara. Bocas e larachas, material no carro e lá fomos nós.

A viagem é sempre uma animação.



Chegamos a praia escolhida e para nossa surpresa, quase não tinha areia, só se via pedra por todo o lado, nem um espacinho havia para lançar uma cana, quanto mais oito. Aproveitando o facto de irmos de jipe, corremos uns trilhos pela costa em direcção a outra praia que também estava referenciada. Areia nem vê-la mais uma vez, e para piorar, parte da praia tinha muito limo. Voltamos a primeira praia, porque nos faltava ver um recanto. E que indecisos ficamos. Havia condições, Estava funda, não aparentava ter pedra, mas... só cabiam dois e apertadinhos. A hipótese que havia era um de nós ficar num fundão mais a frente, mas a 300 metros. Esqueçam, ou ficamos todos juntos ou não ficamos. Quem mandou o Numberone vir connosco ahahahahahah.

Já começava a ficar tarde, tínhamos que decidir e rápido. Tínhamos duas hipóteses, ou descíamos mais, o que era uma aposta arriscada, ou subíamos para a 'nossa' costa. Devido a hora decidimos subir.

Fomos directos a Praia Norte em Sines. Mar mexido, praia funda. Carregamos tudo para a areia e sentimos um cheiro forte a limo. A beira mar estava com limo. Antes de montarmos tudo, o Emanuel lançou uma cana. Cinco minutos depois, 30kgs de limo. Não dava mesmo para pescar, Arruma tudo e vamos embora. Mas antes de arrancar, vamos lá ao pastel que a fome já aperta, desta vez decidimos mudar e comemos um pastelinho de feijão que estava um mimo.



Pelo caminho decidimos rumar a Melides, antes de descarregarmos o carro fomos mesmo a praia, não havia sinal de limo. Ficamos aqui.





Mas pelos vistos a existência de limo era geral, não tanto como na Praia Norte, mas algum que em alguns lançamentos impossibilitava a pesca.
Falamos com um senhor que la se encontrava desde a hora de almoço e ele disse que o limo só tinha aparecido na baixa mar.
Decidimos arriscar e ficar, com esperança de que na praia mar já não houvesse limo. Essas primeiras horas foram de sofrimento, a maior parte do tempo as canas estiveram fora de água, não valia a pena andar a insistir muito. E quanto mais fora lançávamos, mais limo vinha. Só por volta das 23 horas é que começamos a pescar em condições. 




Foi uma noite com alguma actividade, mas quase tudo peixe miúdo, entre os três devolvemos a vontade uns 20 peixes. Entre eles sargos de 23/24cm e robalos de 36/38cm. Mas a grande maioria eram mesmo peixes mini. Sargos e robalos que cabiam na palma da mão. 




Resultado final da pescaria, que para 3 pessoas foi miserável, até comentamos entre nós, que se todos os peixes devolvidos tivessem medidas aceitáveis (sargos +/- 300 a 400grs) tínhamos feito uma belíssima pescaria.



No regresso começamos a fazer contas a vida, e pelos visto tinhamos feito 500km a procura de poiso para pescar. Normalmente fazemos entre 280/300km. Foi muito cansativo, aliás como comprova a foto abaixo. O Emanuel diz que ainda hoje não conseguiu secar a poça de baba deixada pelo Numberone.




 MATERIAL:
CANAS: CINNETIC BLACK STAR TI FLEXI-TIP HYBRID (3), CINNETIC BLACK STAR ST FLEXI-TIP HYBRID, DAIWA TOURNAMENT Z, DAIWA SKY CASTER HYBRID (2), DAIWA CAST'IZM HYBRID

CARRETOS: SHIMANO BULL´S EYE (3), SHIMANO SURF LEADER (2), DAIWA TOURNAMENT SURF 45 (2), DAIWA TOURNAMENT BASIAIR

LINHAS: CINNETIC SKY LINE RED INFERNO, SUFIX 100% FLUOROCARBONO, CINNETIC MIMETIC FLUORCARBONO

ISCOS: CHOCO FRESCO, LINGUEIRÃO, CASULO, AMERICANO, BIBIS E CARANGUEJO DOIS CASCOS



NUNOC, EMANUEL, JOÃONUMBERONE

4 comentários:

luisfgpinto disse...

Bela pescaria e grandes amigos tem esse gang.

Pedro Nunes disse...

Boas pessoal!
E esta é pra ti Nuno, tal como tu e quando era puto passava a semana a pensar e a preparar a pesca do fds, neste caso era o meu Tio o massacrado hahahahaha belos tempos... Quando o destino era a Costa Vicentina então nem dormia :)

Eu soube que vocês andavam por aí ;)
O limo anda a trocar as voltas ao pessoal e a presença de peixe miúdo também, parece que geral por toda a Costa...
Não foi uma pesca de sonho para três mas sempre saiu qualquer coisa :)

Saúde e força aí pessoal.

NunoC disse...

Boas Pedro,

A minha mãe e a minha tia levavam os meus primos a passear, e eu só queria pesca. Tenho um episodio curioso. Tinha eu uns 7/8 anos, e a minha mãe ia com a canalhada toda para o circo. E eu, pelas movimentações em casa, apercebi-me que o meu pai ia a pesca, e disse que não queria ir ao circo. O meu pai avisou-me que não me levava a pesca, e eu disse que ao circo não queria ir. Sairam todos de casa, e eu a varanda, a minha mãe a subir a rua e o meu pai a descer, e eu tipo cãozinho abandonado a olhar para o meu pai, até que ele se vira para trás e diz, anda lá pá. Saiu-me o totoloto naquele momento. Bons tempos.

Relativamente a pesca, realmente as nossas investidas mais a sul andam embruxadas. A ver se arranjamos ai um fim de semana em condições.

Abraço

Anónimo disse...

Boa noite.

Estou me a dedicar á pesca sou um iniciado e estou a pensar ir para sesimbra pescar sargos mas nao tenho experiencia nenhuma e gostava que me desse uma dicas , como que linha usar , que boia usar, que anzol e que isco usar para o sargo.

Obrigado
Abraço