Os nossos amigos

quinta-feira, 18 de maio de 2017

( SURFCASTING) SURFCASTING NA LAGOA DE ALBUFEIRA NUMA SOLITÁRIA

Boas.

Após uma pescaria fraca e sofrida dois dias antes com muito limo, resolvi ir novamente no Domingo a pesca.


Como a malta não me podia acompanhar lá rumei a Lagoa para uma pescaria rápida do anoitecer até ali as duas da manhã. Como só anoitece depois das 21 horas acaba por se pescar poucas horas.

Como o tempo era pouco o importante era tentar apanhar ar e fazer uns peixes dentro do possível.





Cheguei a Lagoa e o fui observar o mar e a praia que tinha efectivamente algum limo seco e alguma sujidade pela praia. Fiquei com dúvidas se deixaria pescar mas não tinha muitas hipóteses e mudar de spot sozinho então, só mudar de lá para o sofá.

Fui buscar o material e rapidamente pus as canas a pescar. Os primeiros lançamentos de maré muito vazia deixaram me com receio de ser impossível a pesca. Algum limo e logo o tabaco, o pior que se pode agarrar a linha. Não só é um limo que dificulta o recolher obrigando muitas vezes a se parar para retirar o limo o que caso venha peixe é meio caminho para o perdermos como é o limo que mais enrola os estralhos pois agarra se muito e se nos enrola os estralhos a cana estar lá ou não é igual pois nada está a produzir.



No meio de um bocado de limo e estralho enrolado dei apesar disso por o isco ratado o que indicia actividade e isso é menos mal. Nestes casos só vejo uma hipótese, é ter calma, esperar que com mais água diminua o limo e do ponto de vista prático encurtares os estralhos.



Foi o que fiz e correu bem, logo de seguida tiro o 1 peixe do dia um sargo de 500 e tal gramas já bonito. As outras canas mantiveram o cenário de algum tabaco mas com iscos ratados.





Fiz de seguida dois robalos sem medida, devolvidos, e 1 baila boa. O peixe estava lá e com o anoitecer a maré a ganhar altura podia se dar mais alguns. Pelo menos estava nessa onda.

Mais um robalo e mais um sem medida, devolvido.

Já deviam ser umas dez e meia quando saco outro sargo como o primeiro e a pesca ia se compondo. Sem grandes peixes, mas com uma pesca regular como costumo dizer...

Faço uma boa iscada de lingueirão e pimba outra boa baila. Sempre a facturar. De seguida saco uma muito pequena e foi para o mar para crescer mais um pouco...

Mais uns minutos e saco um linguado bem bonito, e é sempre um peixe delicioso... Um manjar dos deuses para mim.

O limo por esta altura era pouco e já só vinha na linha um resto quando se recolhia o que me permitiu alterar as montagens e novamente pescar com uma cana com o estralho mais comprido.

A bom tempo que o fiz, pois uma iscada com um grande caranguejo saco um sargo daqueles que gostamos, já dos de nariz negro. Um sargo que quando saiu da água era mesmo negro. Lindo. Um dentuças dos bons...

A maré já tinha muita água e eu já tinha solto alguns peixes, pequenos pois a rataria era tanta que a meu ver não se fiz mais peixe porque os iscos duravam pouco. Faltou me o choco que neste dia podia ter sido decisivo, mas não deu para arranjar.

Fui arrumando uma cana enquanto deixava a outra a pescar e saquei outro sargo, mais pequeno e uma baila jeitosa...

Quando parei estava cansado e ia trabalhar no dia seguinte. Com peixe no pesqueiro custa a abandonar a praia, mas teve que ser.

Valeu a pesca por ter sido uma pesca em que fiz uns quantos peixes com medida GANG e trouxe alguns exemplares minimamente interessantes. Foi chegar, largar o material e ir logo dormir.

Em breve volto lá e espero com menos limo e mais tempo...

Ficam as fotos possíveis, espero que gostem. Não é do vinho, lol, é dos peixes...








MATERIAL:

Canas: CINNETIC BLACK STAR ST, VEGA POTENZA ELITE, DAIWA TOURNAMENT Z
Carretos: SHIMANO BULL´S EYE ( 3 )
Linhas: CINNETIC RAYLINE ORANGE FIRE, SUFIX 100% FLUOROCARBONO
Iscos: AMERICANO, CASULO, CARANGUEJO, LINGUEIRÃO, TITAS


FILIPEPC

3 comentários:

Unknown disse...

Ola Filipe!
Nao viste mais ninguem na praia?
Eu cheguei por volta das 22.30 e fiquei em frente ao cafe!
Abraço

Unknown disse...

Ola Filipe!
Nao viste mais ninguem na praia?
Eu cheguei por volta das 22.30 e fiquei em frente ao cafe!
Abraço

Os Pescas disse...

Olá. Vi mais pirilampos sim...