Os nossos amigos

terça-feira, 29 de agosto de 2017

( SURFCASTING) GALÉ GANGSTERS!!!

Boas.

A costa alentejana como sempre está no nossos coração. Percorrer aquele areal é fenomenal. Da Comporta até Sines, qualquer praia pode abrigar uma das nossas investidas. Tudo depende do dia, do mar, e claro do feeling...

Desta fomos parar a Galé, um terror diria. Aquela escadaria... Ninguém merece...

Mas era ali que o mar tinha um ligeiro toque e decidimos ficar por lá... Chegámos cedo a tempo de aproveitar todo o momento...

O momento é muito mais do que pesca como entendem. Somos mais do que um simples grupo, é mesmo assim que vivemos a coisa. Somos um grupo de amigos que curte o momento, que vive a vida e a pesca em conjunto. Isso acaba por dar mais sabor aos momentos e acaba por colorir até as pescarias mais fraquitas. Mesmo que o peixe não abunde, abunda a amizade, a boa disposição, abunda a vida...
Não há forma de explicar o ambiente neste grupo maravilhoso

Existem imagens que valem por mil palavras...

entendem?






...

Cada qual lá escolheu o seu spot e lá foi montar o seu estendal... Fiquei com o Nuno mais a esquerda, e o resto da trufe foi para a direita... A noite estava fixe e havia a ilusão de se fazer uma boa pescaria. Bem, boa não, pois o mar estava demasiado caído. Razoável. Ao menos que todos sacassem um ou outro peixito.













A pescaria começou fraca, sem actividade ao pôr do sol, e sem actividade no início da noite. Saíram dois sarguitos pequenos.

Lá para a direita tínhamos a notícia de uma sargo jeitoso...

Guerreiro em acção...



Já deviam ser uma 10 da noite e o mar nem mexia, cada vez mais pequeno... A nossa ilusão era cada vez mais pequena e a vontade menor. Eu passei mais tempo sentado na conversa a curtir do que a pesca. Estava a dar me uma secura... Olhava, olhava para a esquerda e epa parecia lá muito ao longe na noite escura que estava que a tal barraca que lá estava tinha luz.

O Nuno dizia me que aquela hora estava fechado óbvio mas os minutos passavam e eu tentava ver qualquer coisa, andei uns metros e vi movimento.

Disse logo ao Nuno:

- Epa está lá malta junto ao poste.
-Ah, isso deve ser do parque Filipe, descem e ficam ali a ver o mar...
- Não pá parece que se estão a mexer.
- A mexer como?
- Epa sei lá tipo a dançar...
- Ah, devem estar com os copos...
- Pois Nuno parecem ter copos na mão!
- Epa anda lá ver...

E começámos a andar e a medida que o escuro foi ficando mais visível, epa... Vimos que o bar estava aberto e disse-lhe:

- Bora buscar algum dinheiro, bebemos algo!
- Anda lá!



E lá fomos de carteira na mão...

Quando nos estávamos a aproximar, malta, aquilo parecia uma rave!!! Era tanta malta a beber e dançar que parecia uma disco a beira mar lololol

Com a secura que tínhamos pedimos uma caipirinha cada um e ficámos durante minutos preplexos a ver aquele espectáculo. Muito bom! Tudo a curtir a night, n´os todos cagados e com roupa de pescador e botas, a malta toda de calção, saia e chinelo ou mesmo descalços. Eu só abanava a cabeça, fomos andando de volta e só nos riamos... Sentámos na cadeira e epa... Ali, sim, ali, a beira mar de copo na mão. Inolvidável.

Bem, tenho que vos dizer que um gajo estar a beira mar a beber uma caipirinha em plena pesca, não é TOP, É MEGA TOP!

Desta ainda não me tinha acontecido, estar a beira mar a pesca numa praia sossegada e a beber caipis. TOP.

Já outros não bebiam... Mas...
Ou dormiam...

Ou davam ao serrote...


A noite estava muito boa, com calor embora com um pouco de vento... Por mais que mudássemos os iscos as capturas eram pequenas e na maioria devolvida, entre bailas e pequenos robalos e sargos.

Mais tarde aproveitámos vejam bem a oferta que o Rui, fez ao restante grupo mesmo não podendo estar presente nesta pescaria... É uma família este grupo! Mesmo.

Ele trouxe de Setúbal 6 pastéis de nata para todo o grupo se lambuzar durante a noite...



Atitudes destas não têm preço. Mas demonstram o sentimento entre todos...


Ainda procurei sacar um linguado ou pregado e meti uma cana com montagem para eles, com aquelas cores vermelhas que eles tanto gostam, mas nem isso...

A medida que a noite passava cada qual ia sacando os seus peixes com o tamanho que procuramos e quase todos tirámos belos sargos, mesmo sendo poucos eram alguns. Todos fizemos peixe, nada de grades, se bem que quem saca o peixe da noite foi o nosso Guilhas.

Já madrugada dentro, a cana dá uma mocada das grandes e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um arranque já engraçado e depois foi trabalhar bem o peixe até aos pés e meter a seco. Já foi um bom peixe, um robalo jeitoso.

O dia nasceu e nós arrumámos a tralha havia a subida terrível de categoria especial para fazer e nada melhor que depois ir a malta tomar o pequeno almoço a urbanização do Carvalhal como quase sempre fazemos.

Não foi uma grande pesca, a costa alentejana está com muito peixe miúdo mas a malta divertiu se e tirou uns peixes, deu para fazer o gosto ao dedo.

Para não variar, vim o caminho todo a dormir, estava com uma moca...

Apeteceu nos mudar um pouco de ares e lembrar as tantas noites que por lá passamos... E tantos troféus por lá já tirámos...

À malta que nos vai seguindo um abraço, a malta continua a fazer o que tanto gosta, e muito se tem pescado ultimamente e com excelentes capturas, pedimos desculpa pelo tempo para fazer os relatos.

Um abraço e até breve noutra pesca mais por perto ;)
















MATERIAL:

CANAS: Vega Potenza Elite, Vega Hellion ( 2 ), Cinnetic Black Star Hybrid ( 2 ), Cinnetic Raycast Hybrid ( 2 ), Daiwa Tournamente Z, Daiwa Cast Iz´m, Daiwa Sky Caster Hybrid ( 2 ), Barros Surf team XK, Barros Surf Team XT, Shimano Power Aero Sensitive

CARRETOS: Shimano Bull´s Eye XT ( 8 ), Daiwa Saltiga Surf, Shimano Ultegra XSC ( 5 )

LINHAS: Cinnetic Sky line red inferno, Yuki Kenta, Sufix 100% fluorocarbono, Seaguar Ace, Vega 100% Fluorocarbono

ISCOS: Casulo, Ganso Nacional, Bibis, Americano, Caranguejo de 2 cascos, Lingueirão


FILIPEPC, GUILHERME, NUNO C., SANTOS, JOÃONUMBERONE, SOARES


1 comentário:

Unknown disse...

Sou de matosinhos pratico surfcasting mas quase sempre sozinho
Pena na minha zona nao haver um grupo assim..
Alem de convivio e poder dividir com os amigos.grandes lances de boa pesca