Os nossos amigos

segunda-feira, 7 de maio de 2018

MARTE EM CHAMAS !!! UM RECORD PARA A VIDA! PARTE I

Boas malta.

:).

Regresso aos relatos meses depois do último com um sentimento de alegria enorme. Alegria porque gosto de escrever, alegria porque gosto de partilhar, alegria porque sei que muitos dos que me lêem à muito que o pediam e eu em parte fui egoísta e não continuei. Mas perdoem me esses momentos, acreditem que na vida por vezes temos que dar um passo atrás para poder dar depois dois em frente. Tive que me libertar e agora estou pronto a continuar junto aos meus amigos...

Imagino que alguns a lerem o título devem estar a pensar... Mas o gajo agora deu em fanático dos X-FILES? Olhem que até era... Vamos perder umas linhas para vos contar que os x-files foram a minha série de culto durante a minha juventude. Não perdia um episódio do Mulder e da Scully, não perdia uma noite na casa do meu amigo João Cafurano a vermos os dois pregados ao ecrã. Grandes tempos. A Adolescência é algo maravilhoso, tão maravilhoso que dava tudo para voltar só 1 dia que fosse para reviver aqueles momentos. As crenças, as incertezas, as certezas... Tanta incoerência coerente, tanta dúvida certa que se torna brilhante poder lembrar e escrever sobre esses tempos... Os X-files que agora levam 11 séries, tiveram 9 seguidas, 9 anos de episódios onde cada semana casos insólitos aconteciam, onde por vezes o inesperado acontecia... E que paralelismo fabuloso que se pode fazer com pescar na tão famosa como gradeira, praia da Califórnia em Sesimbra... Não sou fã da praia... Não sou por 3 motivos: Não tem estacionamento e o que tem é pago a peso de ouro; tem muita gente na praia e quando andam lá as douradas é quase sempre impossível pescar e porque raramente tem mar grande e eu gosto de pescar com ondulação a bater. De resto gosto da praia, é boa para treinar lançamentos, área onde vou tentando melhorar a cada pesca e que me dá gozo tentar evoluir, é uma praia onde nos esforçamos pouco em termos físicos e é uma praia onde temos ali a cadeirinha ao pé e onde podemos aproveitar o meio envolvente... Devem estar agora a pensar... Mas tu não falas da parte do peixe... Pois...

Não falo porque não é a minha prioridade, não vou estar com hipocrisias até porque detesto gente assim e dizer ah e tal para mim é igual e tal... Não. Não é. O que eu disse, digo e espero dizer sempre é que não é a prioridade ou seja isso não me cega, isso não muda o meu humor nem a minha forma de ver o desporto que tanto amo. Não sou dos que vai vender o material porque não se consegue resultados nem dos que faz juras de amor hoje a uma modalidade para a amanhã esta ser a pior do mundo... Esqueçam. Esse não serei jamais eu. Mas... Quando vou a pesca tento sempre o mesmo: Divertir me, relaxar e dar o meu melhor para apanhar uns peixes. E sou dos que acredita sempre que na pesca a qualquer momento o peixe da tua vida pode surgir, não sou dos que acha que não vai dar nada... Não vai sair peixe grande... Não vamos safarmos nos... Epa... Quase todos os meus records foram conseguidos em dias em que o mar me dizia que não estavam lá peixes daqueles... Por isso eu acabo lá no fundo por acreditar sempre, por achar sempre que pode não dar nada, nem 1 toque, mas de repente!!! ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ... Oiçam, o peixe da vossa vida está do outro lado da linha, e esse pode acontecer no dia em que esperam, mas pode acontecer no dia em que não esperam!!! Tenham fé, sintam a "coisa", tentem encontrar esse feeling e vão ver que acabam bafejados pelo "Momento"...




Agora imaginem o meu dia...

Queria ir a pesca, o Santos não podia... O Rui também não. Mas como queria fazer umas quantas horitas agarrei nas canas e lá fui... Observei o mar e davam 5 metros e meio de Oeste e isso dava me a ideia de que sendo impossível pescar na costa Oeste iria trazer mar a Sesimbra ou Setúbal e resolvi me por Sesimbra. Tinha muitas caixas de titas e alguns americanos, arranjei caranguejos e lá fui...

Ao chegar a maré perto da praia mar, eram 18.30 mais ou menos, o mar estava mesmo cá em cima a bater na passadeira... Tive que me molhar um pouco, o mar tinha uma ondulação que fazia subir o morro e vir cá acima, tal como eu esperava o mar mexia em Sesimbra... O receio era o lixo, mas de resto estava top. A cor do mar era brutal, o verde escuro espumado e em Sesimbra ter mar a mexer e pescável era um luxo...  A queda nesta noite era de 5.6 metros para 2.8 metros em cerca de 6 horas, era o momento! Era saber que estava lá à hora certa com as condições certas... Restava saber se com
PEIXE!!!

...

Bem, monto primeiro a Blazer Surf, cana que me tem dado um prazer brutal a pescar. Quando digo brutal, oiçam... Brutal. Estralho comprido de 2 metros e meio... De seguida monto a Hummer e por fim a Legend. Sabem outra coisai que me dá muito prazer e que me faz sentir confiante é saber que aprendi a tirar de cada cana o melhor, ou pelo menos aprendi a forma de conseguir com as minhas características o melhor que EU consigo de cada cana. Aprendi a conhecer cada uma, e a saber que cada cana é diferente e pode obrigar a diferentes tipos de lançamento. Com isso vejo me cada dia a lançar melhor e mais confiante sem me preocupar com a cana que estou a pescar... Por norma agora faço uma coisa gira... Como pesco quase sempre com 3 canas, a que apanha menos fica de castigo e troco por outra e mantenho as duas que me vão dando mais peixe. Desta forma não chego a considerar nenhuma gradeira, lol, pois o pior que lhes acontece é terem um dia mau lololol...




Bem, a tarde estava a findar e o sol a pôr se... E levo um toque na Hummer, que começo a recolher e era um sargote que devolvi... Tinha 5 caixas de titas, ou seja o suficiente para pescar com as melhores, mas tinha uma caixa com titas já a ficarem brancas, moles e eram muito grandes... Olho para elas e eis o que faço: Junto duas das maiores e faço uma grande iscada de tita revirada... Estava preparada e eis que vejo a Blazer a bater, toques pequenos, vou recolher... Uma baileca de 20 e poucos cms. também devolvida... E vai de usar a tal iscada num estralho que fiz enorme com mais de 3 metros... E lancei, como em cada lançamento que faço no SURFCASTING e na PESCA, cheio de esperança, esperança que como vos disse atrás eu sinto que cada vez que lanço posso ter do outro lado o peixe da minha vida... Por isso numa praia que a maioria das vezes me faz lembrar MARTE pela sua pouca actividade e calmaria diária, pela sua falta de grandes histórias para contar, eis que o inesperado aconteceu... Como um cometa que tenha passado pela terra naquele preciso momento e tenha alterado todo o processo em que para mim aquela praia vive, até pela forte presença da pesca profissional que assola a zona, eis que os astros se alinharam e a Bazer que estava tão quieta enquanto eu preparava uma linda iscada de americano subitamente me rasgou a vista através de um vulto explosivo que a levou praticamente ao chão, dobrando o espeto ao máximo, testando aquela ponteira tão sensível e aquelas fibras de carbono tão elásticas! Num ápice o meu corpo gelou, a cana ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, a minha reacção num misto de adrenalina e extupefacção eis que reagiu e corri, corri o mais que pude mesmo em má forma até a minha cana que soltava metros atrás de metros... Quando a agarrei a pressão era tanta que custou a tirar do espeto, mas segurei a e tive esperança... Esperança que fosse uma douradona, sei lá... Corvina ali... Não pensei nisso sequer, e não sendo praia de douradas muito grandes estava mesmo virado para tal, as cabeçadas não eram tão vigorosas como as de uma dourada, mas aquela pressão e aqueles arranques faziam me pensar... Só me lembro de pensar... Não mexas no drag, não mexas no drag, não cedas à tentação... Sabem que sou dos cépticos neste contexto, por norma preparo muito bem as embraiagens dos meus carretos para a linha que uso e raramente mexo no drag até o peixe estar na escoa onde por norma tem que ser. Tenho a crença que mesmo que façamos o correcto é mais fácil perder um grande peixe por se mexer no drag do que estar quieto. Desde que saibamos o que fazemos é assim que penso... Foram longos minutos em que me limitei a segurar a cana, sem pensar muito no resto... Calmo e pensativo com todo o tempo do mundo, com toda a tranquilidade fui trabalhando o peixe, e já depois de subir o declive foi simplesmente brutallll. A força do peixe era demolidora, já tinha tirado alguns pargos de grande tamanho de barco, mas não tem nada a ver, assim é muito mais gratificante... Sentes te mais pescador, sentes te mais homem, lol. É muito gratificante... A última arrancadela já a menos de 20 metros doi louca ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ e eu só pensava na sorte que tinha, só pensava que aquele peixe estava de certeza ferrado pelas beiças pois a pescar com um 0.25 mm. de estralho se tivesse engolido, fosse dourada, corvina, pargo... Há muito que o tinha perdido!!! Mas sabem é uma das coisas que o traquejo nos ensina, é algo que amadurece com os anos num pescador e que te melhora como pescador... Ora eu raramente me engano na forma como um peixe grande vem ferrado... Por norma peixe que caebeceia loucamente, que estremece muito, está ferrado pelos beiços, enquanto peixe embuxado tem tendência a dar menos luta pois sente se ferido na garganta e os esticões provocam lhe dores mais fortes... Talvez por isso, eu sabia que no meio daquilo tudo tinha sorte, e tinha ainda mais sorte por Marte ter ondulação... Tirar um peixe grande na praia para mim prefiro que exista alguma ondulação pois ela por si se trabalharmos bem a escoa mete o peixe a seco... Ainda estive uns 5 minutos ali com o peixe quase a seco, a ver a barbatana dele, a ver o vermelho lindo dele e a pensar... Aguenta, aguenta... Trabalha com calma... E fui dando drag quando a onda recuava e puxava quando a onda subia, foi uma luta titânica, mas quando vejo um set maior percebi que era o momento... Segurei, corri abaixo o máximo que consegui com drag a levar ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ e dei a manivela o mais rápido que pude... Quando a linha esticou era o momento, Só tinha que o recolher e com a ajuda da cana puxei, puxei... E peixe a seco... A onda recolhe e ainda deu duas cambalhotas mas já longe da água não corri sequer e deixei o estar... Os meus olhos brilhavam... Sabem que já tive a sorte ao surfcasting de tirar grandes robalos, grandes douradas, grandes sargos, grandes corvinas, grandes pregados e linguados, ou seja os peixes mais comuns e que procuro... Este sinceramente que não era nenhum troféu que me passasse pela cabeça pois ali costumam sair parguetes apenas, deixou me em extase... Dei dois berros numa praia só com 2 pescadores que olhavam impávidos a uns 100 metros para a minha parvoíce lolololol... Como o dia estava escuro e meio chuvoso, nem os típicos velhotes de final de tarde a passear na praia eu tinha... Cortei o estralho e deixei o pargo estar no chão, ali para o ir admirando lol... Fui fazer novo estralho e lancei... Enquanto o dia ia escurecendo já sem sol só olhava no horizonte, tirei fotos sozinho no chão e só pensava como ia ter uma foto para a posteiroridade... Uma coisa é tirares um bom peixe de um exemplar que já tenhas tirado vários, agora eu tenho noção que o peixe que tirei ao surfcasting em praia é raro e que não vou tirar muitos... Olhava e nada, os minutos passavam e nada... Cheguei a pensar ir chamar os tais pescadores que estavam lá longe mas fui aguentando até porque nem conseguia me desprender das canas.

Já estava mesmo em desespero quando vejo um casal de adolescentes a descerem a rampa e sentam se a uns 20 metros de mim... Enquanto eles se lambuzavam um no outro ( que saudades de fazer estas cenas assim em público ahahaah, tão bom a adolescência) eu olhava e esperava... E fui passo a passo ter com eles... Parado a 2 metros eles sem darem por nada e muah muah, lingua para cá e para lá... e eu esperava... esperava... E quando pararam... Olhei para o rapaz e disse-lhe:
- " Olha tirei ali uns peixes não tenho ninguém na praia podes me ir tirar umas fotografias sff? E ele deixou a sua amada lol e lá foi comigo... Não lhe perguntei o nome, mas fica o agradecimento pois caso contrário só teria tirado foto em casa o que era uma pena... Voltei a pesca e à concentração total e o dia deu lugar a noite... A actividade era enorme, mas os peixes eram o contrário... Perdi a conta aos sargos que tirei e as bailas... Tanto peixe pequeno que ao pé dos 4 peixes que tinha na arca pareciam fantoxes e iam indo para a água... Só um sargo foi guardado por ter embuxado, pequenito uns 23 cms. Enfim... Já estava a ficar tão cansado com aquela actividade que eram onze e tal e comecei a arrumar que já estava a pesca feita, o troféu na arca e no dia seguinte era dia de trabalho...

Sabem mais do que tudo adorei a luta, aprendi a muito que o caminho é melhor do que a chegada, é durante o caminho que aprendemos, a chegada acaba por ser apenas o momento de libertação do gozo que foi  " a viagem"... E que viagem... rumo a mais um peixe para recordar, para ficar na minha memória para sempre...

Um dia vou contar a um neto que descobri vida em Marte... E ele vai dizer que o avô é louco... E espero me rir lado a lado com ele... Será bom sinal, efectivamente, será um excelente sinal...

Vida em Marte, como é possível... :)

Estar de novo a escrever... nem eu esperava... Obrigado pela força que me foram dando, foi deveras importante.

Até breve, até á parte II deste relato!!!










MATERIAL:
CANAS: VEGA POTENZA LEGEND, VEGA BLAZER SURF, YUKI HUMMER
CARRETOS: SHIMANO KISU COMPETITION, SHIMANO FLIEGEN SD, SHIMANO BULL´S EYE XT
LINHAS: VEGA WORLD CHAMPION, CINNETIC SKY LINE, VEGA F-TECH, VEGA SUPER TECH
ANZÓIS: VEGA FUKASE, VEGA WORMER
ISCOS: TITAS, AMERICANO, CARANGUEJO


FILIPEPC

11 comentários:

Unknown disse...

E aqui mesmo na minha porta de casa...
Excelente exemplar com uma luta certamente incrível!
Grande Abraço,
Parabéns!!!

luisfgpinto disse...

Obrigado por estares de volta, é sempre um prazer os teus relatos, realmente é um grande troféu ao surfcasting.
Também já apanhei aí parguetes mas nada q se compare como tu bem sabes.
Grande abraço e continua como nos tinhas habituado.

Unknown disse...

Bravoooooooo, não gosto de pesca na praia , mas quando leio os teus relatos parece que ate estava ao teu lado e nessa altura sabe bem pescar na praia , fico a espera da 2 parte ansioso,grande abraço e bons ventos

Pedro Nunes disse...

Boas Filipe!
Parabéns pelo troféu, um peixe desses a sair na praia deve ser uma pica do caraças...
Quando em puto apanhei um acima de 1 kg a pescar de falésia e veio à força, nem cesto tinha, nunca mais me esqueço hahahaha...

Gostei da cena dos putos a namorarem hahahaha "deixa lá a miúda e tira-me aqui umas fotos sff" hahahhaha :)

Saúde e força aí...

Anónimo disse...

Bem vindo de volta campeão. Espero que entendas que é por isto que não deves parar de escrever. És fabuloso pescador e fabuloso escritor. Obrigado por estas linhas, pelos 20 minutos que perdi a ler isto, simplesmente brutal. David.

Januário Cunha disse...

Parabéns dei o tempo que perdi bem empregue fiquei fascinado com o relatório da pesca obrigado abraço 👍👍👍

Anónimo disse...

É a primeira vez que comento aqui apesar de acompanhar o blog há muito tempo,e fico contente por decidires voltar,acima de tudo porque é um enorme prazer ler os teus relatos,por breves momentos sinto-me com os pés na areia e que gozo me dá...penso que sentimos a pesca da mesma forma,jamais será só por o peixe,espero que continues por muito tempo porque gosto de passar aqui por o tasco e ler sobre algo que gosto tanto.

Anónimo disse...

Boa tarde Filipe. Deixa me que te diga que é um crime tu não escreveres, és o melhor nesta área que anda pelo nosso pequeno país. Sigo os teus relatos desde os tempos do sitio do pescador, tens um dom, aproveita o. Sobre o relato simplesmente delicioso, a forma como nos prendes ao ecrã a espera de saber o que vai sair de cada momento é simplesmente brilhante. Muitos parabéns. Nunca pares de escrever.
Ricardo F.

João Santana disse...

É um peixe sempre especial capturado de terra, já tive esse privilégio mas mais pequeno que o teu;)
Parabéns pelo lindo exemplar.
Força ai Filipe um abraço

Myke disse...

Sou pescador como tu surfcasting leio sempre os teus post quando deixaram de escrever julguei que em vez de gangue das pescas eram o gangue dos multibancos tal o vosso silencio parabens pela continuacao dos relatos

Miguel Barral disse...

Bom relato e parabens pela captura :)