Os nossos amigos

terça-feira, 15 de maio de 2018

Regresso ao Eging, uma nova paixão!!!

Olá.

O vício desta pesca ficou no corpo embora só no final da época tenha acordado para ela. Fiquei fã. Acho engraçado estar na espera a ver se engano um choco e na ratice para os ferrar, trazer devagar e não os deixar escapar.

Esta semana o Santos não podia me acompanhar e decidi falar com o meu pai para me acompanhar neste vício. Decidimos ir cedinho rumo ao cantinho que o Santos me ensinou e bem!

Chegado ao pesqueiro já lá estava a direita como sempre o Mestre David que passa os dias lá na ratice dos chocos e nós fomos para a mesma pedrinha. O Santos tinha me falado que quase sempre a actividade maior era na viragem da maré e sabia que tinha umas horitas para esperar e fui afinando a coisa.



Fisguei um magano passado um bocado mas ele ripostou e teve sorte e safou se... Lá foi o meu almoço lololol... Bem, nada de esmorecer, e lá continuei a tentar a minha sorte. As horas passavam e nada, mas estava a chegar a praia mar e perto desta hora eis que surgia a hora D.

E não falhou!


Na viragem da maré o meu rambo ( palhaço a que se dá este nome no ramo da pesca), fisga um e xiiii que peso, parecia a tampa do oceano, fiz força, levantei, levantei e ainda a uns metros vi ser um belo polvo. Devagar comecei a recolher pedi o xalavar ao meu pai e lá metemos o gajo cá fora... Um arrozinho de polvo estava garantido, bom ah? Pois é! E lá continuámos e logo a seguir o meu pai ferra um e chamou me, estava a espera de um bom choco pelo peso, eis que era outro polvo e foi o 2º para o saco! A pesca ao menos estava feita.

A maré comçava a querer vazar e sabia que tinha pouco tempo mas a sorte estava do nosso lado e actividade continuou e logo a seguir pimba... Mais um puxão, mais um pensava eu, mas desta menos potente e eis que o 1º choco do dia, um lindo macho!... Foi só tirar e lançar de novo e eis que logo de seguida outro... Mais um puxão e outro choco ferrado parecido com o 1º, de bom tamanho, mais um lindo macho... Ainda tentámos mais um pouco mas não deu mais nada e arrumámos e fomos para casa preparar o petisco. Espectacular, estou cada dia mais fã desta pesca. Adoro.

Para a semana espero ir lá de novo, até breve malta...












RUI MARQUES

Sem comentários: