Os nossos amigos

terça-feira, 29 de maio de 2018

UM MACACÃO NA ESTREIA DA BLAZER FLOAT

Boas.

O ano tem sido muito incerto no que toca a pesca à boia, aliás acho que foi incerto em tudo!!!

Talvez por isso tenha até à data ido menos do que é costume pois aprveito mais para descansar do que para pescar. Até tenho ido alguns dias somente dar um giro à costa só para ver o mar, comer um gelado e apanhar ar. Estando ao pé do mar, estou sempre bem...

Mas como existe o bichinho cá dentro, claro que lá tenho ido a espaços... Infelizmente as águas têm andado com uma cor marada e estão demasiado abertas o que para os sargos é uma bodega...

Saudades daquele mar espumado que ou negro que nos incute o vício e nos tira os sargos dos buracos para virem mariscar. Desta forma eles encostam pouco e os que lá andam são desconfiados e praticamente nem ligam aos iscos que lá pômos, sejam quais forem!!!

Tenho andado a testar uma cana nova, a Vega Blazer Float e isso tem me dado gosto em fazer umas pescas para me habituar a cana. Tal e qual no surfcasting tenho adorado conhecer novos materiais e é desafiador para um pescador que tem os seus gostos e crenças usar canas diferentes do habitat em que está habituado a pescar...

A Blazer Float tem sido uma surpresa boa... Não estou aqui com rodeios, não tem a acção de ponteira ou mais rápida que eu estou mais habituado, mas tem uma leveza vs elasticidade de carbono vs capacidade de lift para o seu peso pluma que me tem dado um gosto especial em testar...



Tenho tentando sentir ao detalhe tudo o que posso desta cana, pois ela merece. Leve, bem acabada, toda em Fuji, com um carbono muito elástico que segura e mata bem o peixe, restava agora conseguir sentir um bom sargo para entender o seu trabalhar. Tenho feito uns peixes, tenho capturado peixes interessantes e ela mesmo fazendo uma parábola superior do que a Combat f4 por exemplo tem se portado bem, mas eu precisava testar a cana com um peixe acima de quilo e trabalhar e içar o peixe para ver o que ela realmente vale, ou até onde pode ir...







O dia não estava propício a tal pois as águas limpas e cristalinas não convidam muito estes sargos nesta zona. É mais pescar à paciência, tentar esperar pela oportunidade como um ponta de lança que está o jogo todo sem tocar na bola e que na única oportunidade que tem, ou fatura ou fica em branco!

Pois bem, tinha levado caranguejo rijo e batata e nem toquei neste dia na batata... Como estava fixado num matateu nem pensei muito... Mas quando não há não se pode inventar... Mesmo com o caranguejo e sem actividade puvvvvv, bóia no fundo e ferragem feita, mas rapidamente me apercebi ser peixe apenas razoável e foi fácil içar, sem expor muito a cana ás dificuldades que queria... Outro lançamento e mais outro igual... Peixe muito desconfiado a comer de beiço e sem grande porte. Peixe de 300/400 gramas... Insisti mais um pouco mas sem actividade resolvi me sentar e parar um pouco. Gosto bastante de aproveitar alguns momentos para estar a curtir aquela aragem que tanto me apaixona.

Estive um pouco no telemóvel a entreter me e depois resolvi fazer mais um esforço em busca de mais algum peixe... E novamente peixe da mesma bitola... Mais um sargo de 300 gramitas... Estive mais um bom bocado ali a tentar e nada lancei longe com a corrente e levar a bóia lá bem fora, lancei perto, lancei a direita, a esquerda, mas nada... Parei novamente um pouco, tirei umas fotos ao cenário e regressei para uma 3ª e última tentativa. Mudei também o anzol, procurando nestes dias dificeis usar um anzol mais fino como o yamame, embora vos seja sincero não é o meu anzol preferido neste pesqueiro onde raramente metemos o xalavar e onde se iça o peixe. O Yamame é talvez o anzol que melhor ferra um peixe, mas como sabem é fino e pode abrir com um peixe grande no momento de içar... Mas o desespero leva a isso, lololol.

Outra alteração que fiz foi diminuir o peso do chumbo a procura de mais naturalidade do tenso a trabalhar ali na escoa junto à pedra... Já nem estava a espera, quando começo a sentir toques, toques... e deixo ir... Nisto em parte com peixe desconfiado, cana menos rija permite trabalhar melhor e o peixe lá se foi enganando sozinho e quando fui fazer a ferragem, julgando ser mais um do mesmo tamanho...ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, eis que o drag arranca e eu deixo correr uns metros, cabeçadas vigorosas, cana lá bem em baixo a amortecer as pancadas e peixe a correr para a corrente, mas travei ligeiramente o drag e obriguei o a cansar se mais depressa... Com calma esperei com ele lá bem em baixo a dar cabeçadas e mais uma tentativa de arranque ZZZZZZZZZZZZZZ, mas já estava cansado o macacão e comecei a aproveitar o mar para o trazer junto a pedra onde ele já pouco cabeceava... Quando lhe vi a côr e me apercebo do que estava em causa, até sorri... Pensei, vamos lá ver então se consegues levantar o matateu... E a cana fez lá a sua parábola típica de uma cana mais macia, mas sem qualquer problema fazendo o efeito mola meteu me o peixe a seco... Um bom peixe, muito sofrido, muito, muito... A pesca é como é, nem sempre corre de feição, mas fiquei satisfeito com a performance da cana e por ter entendido o que podia fazer com ela. É dierente, estou habituado a trabalhar menos o peixe e a ser mais bruto com eles. Mas acho que faz parte de um pescador saber avaliar o que tem na mão e o que pode fazer com cada cana ou carreto. A Blazer está aprovada, como estou a explicar tem o seu estilo, é uma cana realmente leve e equilibrada, e que tem o power q.b. que precisamos para um pesqueiro assim, mas temos que saber trabalhar mais o peixe e aproveitar o efeito de mola para facilitar içagens de grandes peixes.

Sobre a pesca, estava em cima da hora e foi mesmo só tirar uma fotografia e ir embora, já estava bom... Soube bem, e realizei os meus objectivos.


P.S. - Falei sobre o yamame e quando o tirei da boca do matateu estava já dobrado, aguentou se pois é um anzol de qualidade, mas é um risco levantar peixe destes com anzóis tão finos, nisso os modelos chinu parecem me mais adaptados aquela realidade.

Malta, até breve, mais virão certamente!!!






MATERIAL:
CANAS: VEGA BLAZER FLOAT 5 MT.
CARRETOS: SAKURA ALPAX
LINHAS: VEGA BRAID 8X 0.18 MM., VEGA SUPER TECH 150 METROS FLUOROCARBONO
ANZÓIS: VEGA CHINU, VEGA YAMAME
ISCOS: CARANGUEJO RIJO



FILIPEPC


Sem comentários: