Os nossos amigos

domingo, 13 de março de 2011

Afundados pelas amostras...

Tudo começou na passada 4ª feira de tarde, quando o meu amigo Pedro me convidou para irmos fazer uma boiada à zona da Foz. Bem, como gosto de bóia e andava com saudades, fiquei entusiasmado com a ideia e com a companhia do resto do pessoal com quem iríamos que é 5 estrelas.
Passadas umas horas recebo outro convite, este para ir ao spinning, e curiosamente para o mesmo local… Tive que recusar, e lá fui preparar a tralha para uma boiada…
9h da manhã e lá fomos nós a caminho, na esperança de chegar cedo e apanhar uns quantos caranguejos mouros e uns percebes… Os mouros deviam estar bem escondidinhos, pois apenas apanhei 4 e pequenos… Dediquei-me antes à apanha de percebes que estavam com um óptimo aspecto, só pensava se não valia mais a pena come-los do que os usar para persuadir os “meninos” de dentes negros…
Pelo meio da apanha tive uns quantos contratempos, nada que uma bela corrida, não resolvesse, eh eh eh… Perto das 11h os nossos colegas do spinning, fartos de saltitar de pedra em pedra, Costa e Lau, já vinham da faina e deixaram-nos bem animados. O Costa tinha 2 robalos bem bonitos, e o Telmo ( Elvera) que já tinha ido embora ( teve que ir trabalhar ) outros 2 labrax´s de maior porte, daí o facto de não termos essas fotografias. Aproveitá-mos para tirar umas fotos e confraternizar um pouco.
( o nosso amigo Costa )


E lá regressámos ao poiso, para uma boiada… Toques pequenos, e eu agarro e decido trocar de local, onde tornei a sentir Neptuno de perto ( eh eh eh)! Mas relaxem, que as fotos parecem bem piores do que na realidade aconteceu. Apenas corria para não me molhar ainda mais, pois quando a água batia na pedra esta fazia um repuxo, e lá eu ia tomando uns bons banhos…


Bem, não dava nada, e decido tornar ao local de partida, onde já o pessoal preparava o engodo e começava a “chamar” o peixe… Lançamento atrás de lançamento, o entusiasmo ia desaparecendo pois os toques não eram frequentes e quando aconteciam, eram de pequeno porte… Mas o dia estava primaveril, e aproveitámos para apanhar ar, relaxar, passar tempo e claro conviver.

Já perto das 3 horas saíram uns peixitos pequenos ( dos quais nem me atrevo a pôr fotografias), 2 sarguitos pequenos, 2 bodiões e 1 salema, devolvidos à agua, excepto um que foi oferecido a uma gata que nos fez companhia tarde fora. Nada de especial, e torna de engodar o pesqueiro… Os pequenos já entraram pensávamos nós, venham os grandes… Os toques sucediam-se mas nem sinal dos pais daqueles meninos… e lá desmoralizámos de novo… Eu ia trocando de pedra, trocando de iscos, mas o resultado era sempre o mesmo, toques pequenos, 0 ferragens, mas muito boa disposição, o sol animava a malta, aquecia-nos a alma e lá permanecemos até perto das 17h no pesqueiro, altura em que arrumámos a tralha e regressámos a casa.

Que dia tão bem passado, valeu mesmo pela companhia e por sentir um dia primaveril daqueles em que fechamos os olhos e viajamos sabe-se lá para onde…
No final ganhámos 5-4 ao pessoal do spinning em capturas, mas na realidade acabámos foi por levar uma “cabazada” e as nossas bóias acabaram na realidade afundadas pelas amostras!, com  0-4 em peixe trazido para casa…
Em breve levam a desforra, a época da bóia está para breve aqui na zona!

No final ainda vimos um pôr do sol simplesmente deslumbrante, aproveitem...

Material Spinning:
Canas: Shimano Lesath 3 mt; Awa-Shima Marunder 3 mt
Carretes: Shimano Stella 5000 sw; Penn Sargus 4000

Material Bóia:
Canas: Banax GTX Kombatt 5mt; Hiro Capedo 6 mt; Shimano Beastmaster 9 e 11; Barros Laredo 6 mt.
Carretes: Daiwa Capricorn J 4500; Shimano Twinpower Fb 4000; Shimano Rraenium 4000; Shimano Catana 2500; Shimano Ultegra xsb 4500.
Iscos: Camarão congelado; Sardinha, Percebes, Caranguejo mouro.

Filipe Condinho

3 comentários:

Pedro PJPescador disse...

Foi realmente um grande dia...
Valeu por tudo, o clima, a companhia e pelo brutal por do sol com que fomos brindados.
Quanto ao peixe, fica para a próxima!!!
Sem duvida para repetir brevemente.
Um abraço,
Pedro

Paulo Marques disse...

Muito bom amigo, bom relato e não tenho dúvidas que foi um dia muito bem passado com a malta, um abraço para vocês.

Eu Adoro o que Faço disse...

Olá malta!
quando a companhia é boa já se pode considerar um bom dia de pesca...ainda tiveram algumas capturas por isso correu tudo bem.

gostei do relato.

1 abraço