Os nossos amigos

terça-feira, 19 de abril de 2011

Nós Decorativos

Já a algum tempo que estava para partilhar convosco o meu recente hobbie, sempre gostei de marinharia, mais concretamente nós de marinheiro. No mundo da pesca e náutica, para não falar noutras vertentes desportivas, lidamos com diversos tipos de nós, desde o anzol até à bobine aplicamos diversos  nós que nos ajudam na construção das nossas "Jogadas", baixadas, chicotes etc. Na náutica de recreio aplicasse o mesmo lema, para nos ajudar a resolver diversas situações dentro de uma embarcação de recreio precisamos de recorrer a estes amigos. Porem, podemos aplicar e desenvolver a vertente decorativa. Posso vos dizer que é possível fazer de "tudo" com um simples rolo de cabo.
Este espaço quer dar a conhecer este mundo dos nós e trocar ideias que possa levar conhecimento a quem se possa interessar pelo decorativo como os iniciados poderem obter  umas luzes sobre esta matéria.
Vou partilhar convosco alguns nós decorativos feitos por mim e por alguns amigos. Destaco o André Ventura, culpado pelo gosto que adquiri pelos Nós de Marinheiro e o Pedro Pereira pelo facto de ter sido o primeiro a quem incuti o gosto e já tem algum reportório. O objetivo é despertar o gosto no pessoal, depois vamos desenvolver tudo o resto. Desde os nós mais básicos até aos mais complicados, vamos fazer questão de falar um pouco de todos eles. Até lá deixo um pouco da minha coleção . Espero que gostem.












Espero que tenham gostado, darei continuidade com mais alguns nós decorativos e em breve vamos entrar nas funções que podemos dar a um pedaço do cabo. Posteriormente, colocar alguns vídeos para ajudar a compreender e fazer os nós que tenham mais utilidade nas nossas lides.

Nuno Fernandes

4 comentários:

Os Pescas disse...

É sem duvida uma boa maneira de passar o tempo.
Um hobbie a desenvolver, mas o tempo não chega para tudo.
É um mundo infindável aquilo que se pode fazer com um cabo, em breve verão.
Um abraço,
Pedro ( PJPescador )

Os Pescas disse...

Excelente Nuno. Também gostava de saber fazer esses nós, mas nunca me dediquei muito a isso. Fico a aguardar por mais.

Filipe.

Os Pescas disse...

Boas nuno os nós estão um espectaculo, acredito que deve dar bastante trabalho, mas vale a pena pois ficaram mesmo giros inclusivé as cores que usaste.
Um grande abraço amigo e até breve

Luis Malabar

Anónimo disse...

- muito interessante ! vocês não teriam algum manual ou vídeo que possa nos ajudar a fazer os mesmos?

obrigada!