Os nossos amigos

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sargos na grelha!

 Mais um dia de faina se adivinhava quando o despertador me tocou novamente ás 5.30 da manhã. O calor que se tem feito sentir, com a subida gradual da temperatura das águas leva-me a sempre que posso dar um saltinho à pesca.

A época da bóia aqui do meu lado já abriu, os Sargos atacam com voracidade, e praticamente todos os iscos garantem capturas. Já se começam a ver alguns maior porte, mas a escolha dos iscos influenciam claramente as capturas. A escolha dos iscos e claro do pontão... A Costa da Caparica tem uns 10/12 pontões, consoante o que se procura deve-se ter consciência ao que se vai.
Por agora escolho a paz, quando os quileiros entrarem com força, logo guardo ar nos pulmões para uma investida aos maiores.


Voltemos à pesca, chegamos ao pesqueiro por volta das 7 da manhã, montou-se as canas, preparou-se o material e lá fomos nós em busca deles... A maré estava com duas horas da enchente e os enchios eram fortíssimos. Pedia-se que conseguíssemos parar as bóias, pois de outra forma as ferragens eram praticamente uma ilusão. O nosso spinner lá foi para a guerra dele, e mais uma vez fartou-se de procurar a sorte em vão...

Rapidamente me apercebi da estratégia a ter, do que teria que batalhar para poder apanhar uns peixes, e durante uma hora mais parecia um malabarista de cana na mão, pena não se ter filmado para poderem entender o que quero dizer. O braço acompanhava sempre a trajetória que a boia tomava, e esta entre remoinhos e enchios tão depressa andava para a direita como para a esquerda, como ia para fora ou vinha direito a mim e claro ás rochas... Foi preciso alguma facilidade de movimentos, e muita vontade, mas a verdade é que fui apanhando uns Sarguitos para o almoço, que tanto gosto grelhadinhos.

O Pedro entretanto tinha desistido, e ficou somente a observar-me... Isso sou sincero, chateou-me imenso. Não gosto nada de estar a pescar e ver um colega parado porque não está a conseguir pescar, sinto-me frustrado, e como não vou lá pelo peixe, mas sim para me divertir e relaxar, fui pedindo para irmos para um local onde todos pudéssemos pescar... Passado um bocado lá consegui que mudássemos de pesqueiro em busca de uma zona onde conseguíssemos todos desfrutar...
(Aproveitou entretanto para tirar-me umas fotografias e pedi-lhe para apanhar as rochas para que pudessem ver o estado do pesqueiro, muito mariscado, com mexilhão, lapas e alguns percebes, além dos característicos caranguejos mouros, os reis dos Sargos velhos. Lindas fotografias!)



Chegados lá, rapidamente nos apercebemos que a tarefa não seria mais fácil e que a labuta seria da mesma forma complicada... Uma tristeza ver um pesqueiro onde já apanhei tanto peixe tão areado. Espero que ainda mude até ao Verão sob pena se isso não acontecer de se perder muitos metros de pesqueiro na altura em que os Sargos Velhos estiverem por lá.

Não tinha muito tempo para pescar pois ao meio dia tinha que me ir embora, e acabou para servir para estudar o pesqueiro este ano, observar as suas alterações e claro ver sair uns peixes, como é costume.
O dia esse estava espectacular, aliás temos tido uns dias maravilhosos para umas pescarias...
Terminada a pesca, arrumei o material e tornei a casa onde grelhei logo alguns Sargos para o almoço.
Para a grelha são os que gosto, estes entre as 300 e as 500 gramas. Para assar esperemos por os dentuças!

Alguns ainda estavam ovados. Que saborosos!

Alguns dos meninos!( outros já estavam na grelha a esta hora!)


O maior deles acusou 470 gramas.

Espero que gostem, em breve mostro mais! Ah claro, Valeu, vale sempre!



O spinner como não tinha uma grade, carregou as canas, ah ah ah!


P.S. A 1ª fotografia ilustra o que se passa na pesca! A fotografia foi tirada propositadamente para que vissem a distância que aquele barco se encontrava( cerca de 70 metros). Assim por mais leis que inventem, por mais épocas de defeso que existam, ou outras leis que possam surgir, não vamos lá!
Ainda faltou a fotografia a um senhor que na nossa esquerda esteve mais de uma hora com um papagaio( aparelho de pesca ao robalo, ilegal) mesmo à vista de todos. Sinceramente não sei que pensar. É o mal deste país, para uns estarem tão gordos, outros têm que passar fome. O problema não está só nas leis existentes, está claramente na impunidade que existe para os prevaricadores.


Material:

Canas: Banax GTX Kombatt 5mt; Hiro Capedo 6 mt; Daiwa Emblem Z 3mt.
Carretos: Daiwa Capricorn J4500; Banax SI 1300 DBX; Daiwa Certate HC 4000.
Iscos: Coreano; Caranguejo verde, 2 cascos, mouro, Camarão, Batata.

4 comentários:

Rui Urubu disse...

Olá pessoal Os Pescas,

Mais um belo relato ao qual já estamos habituados.
Vocês não vacilam,é sargos,robalos,salemas,bailas,é sempre a facturar,eheheheheh.
Parabéns a todos os intervenientes e continuem a dar novidades....
Abraço
Rui Urubu

Os Pescas disse...

Bem tentamos Rui. Acima de tudo passar um bom dia e depois ir variando e fazer umas pescarias engraçadas. Eu gosto de fazer várias pescas, em que possa apanhar diferentes exemplares. Abraço.

Os Pescas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Santos disse...

Olá pessoal Os Pescas.

Um pergunta o que é batata?