Os nossos amigos

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma pesca cheia de significado

Boas pessoal,

Todos nós temos técnicas de pesca ou até zonas em que nos sentimos melhor, em que a pica que nos dá pescar é logo outra, é diferente a todos níveis...O sangue flui de outra forma e a alma enche-se mais rapidamente. Isso nada tem a ver com o peixe propriamente dito, tem mais a ver com o que sentes, com a forma como vives o momento...

Era para me ter deslocado no sábado para uma pescaria, acontece que quando me levantei por volta das 5.30 vi que a chuva era tanta, e a trovoada estava tão forte, que resolvi ligar ao meu amigo e deixar a pesca de parte...
Durante o dia o tempo foi melhorando e eu andava cheio de vontade de ir fazer uma pesca ao fundo, e fui ganhando animo. Já ao final da tarde ligo para o Luís e digo-lhe: " Vamos lá amanhã? Vamos arriscar, levamos uns impermeáveis e logo se vê"... Ao que ele me responde: " Tenho tudo montado, é só pôr no carro e arrancar". E assim foi. A nós juntou-se o Filipe João.
Por volta das 6.30 da manhã chega à minha porta, agarrámos na tralha e fomos directo para o pesqueiro...

A esperança era muita...


Já se estava a adivinhar...


A maré estava vazia por volta das 9 horas e tratei de apanhar bastante isco, embora limitado pelas dores que tenho tido, tentei apanhar o máximo possível.
Por volta das dez horas começou a pesca, com bastantes toques pequenos para animar, e diversas devoluções...
Estou eu na conversa com o Luís, quando a minha cana leva um boa cacetada que indicava ser um peixe já melhorzito e de outra espécie... mais lutadora, mais irreverente. Fiquei alerta e torno a meter a cana no mesmo local... Pouco demorou a tornar a sentir um bom toque e apanhar um Dourada, que me deixou mais satisfeito. Durante ali uma hora, tive imensos toques e entre alguns Robalitos pequenos( devolvidos ), fui apanhando algumas Douradas, que me foram dando uma grande pica, pois elas são realmente umas lutadores incansáveis... Ao meu lado acontecia algo sem qualquer explicação...
 O Luís nada apanhava e pior, nem sequer tinha qualquer toque... Mesma montagem, mesmo estralho, mesmo anzol, mesmo isco, a lançar ao meu lado... E nada. Danado o Luís foi mudar montagem e estralhos para ver se era daí... Um insólito "yorn"...

O dia esse ia se aguentando, embora ao longe fossemos vendo o céu a escurecer... O vento sul fazia adivinhar uma chuvada daquelas... E lá fomos pedindo aos santinhos para que o céu se aguentasse... Tínhamos levado o chapéu, para o caso de a chuva aparecer em grandes quantidades. Preparados estávamos... Agora vontade de levar com chuva é que não...
Ao longe vê-se a chuva a cair... Lindo.
Mas... O escuro ia se aproximando pouco a pouco e disse para o Luís... prepara-te está quase... Blusões vestidos, e foi só aguardar que não descarregasse muita... O vento aumentou repentinamente e percebi que era o anunciar da molha... E assim foi, durante uma meia hora fomos brindados com uma bela molha...

O que vinha na nossa direcção...
Mas a verdade é que quando se está a tirar peixe nunca ligamos aos elementos da natureza. Até parece que está menos vento e menos chuva, não custa nada não é?
O dia ficou a partir daquela altura escuro, tapado, o que era bom para a pesca e nos permitiu mais algumas capturas, sempre a um alto ritmo, sempre com a boa disposição que costumamos ter.

Bonitos linguados...
Passada a chuva era altura para comer qualquer coisa e voltar a carga... E assim o fizemos, e durante a reponta da maré foram saindo algumas douradas, 2 bonitos linguados, e um grande Charroco, que o Luís tirou e que mais parecia a tampa do rio Tejo... Ele só me dizia: " Mas o que é isto, deve ser grande, deve ser grande"... E eu a avistá-lo ao longe, com a sua famosa bocarra aberta...


Algumas das capturas...
 
A maré foi vazando e o isco também se estava a acabar pelo que fomos arrumando algumas canas e deixando apenas uma cada um a pescar, eu entrei dentro de água para poder chegar mais longe( por detrás de um banco de areia que lá longe se começava a ver, onde ainda capturei mais algumas Douradas, que acabaram de encher a rede que tinha levado. Belo dia de pesca, com muitas capturas, onde todos nos divertimos imenso, onde todos apanhámos peixe.


O dia foi muito bem passado em excelente companhia, não estando nem calor nem frio, pouco vento foi um excelente dia e nem a chuvada que nos caiu em cima nos fez desanimar. Quando está a dar peixe, liga-se lá a isso... Foi sem dúvida um dia de pesca cheio de significado, pelo gozo que dá tirar umas Douradas da água....

P.S. - O meu jeito para a fotografia continua em altas... Tirei pouquissimas fotografias, não me lembrei durante o dia, e também não tive muito tempo para me preocupar com isso. No entanto fica o registo.

P.S. 2 - Este Inverno foi bem mais seco que o anterior pelo que as altas temperaturas registadas tão cedo para a época vão nos proporcionar bons momentos de pesca, principalmente na pesca das Douradas.

Material:

Canas: Hiro Propello 4,2 mt; Hiro CTS F2 4,5 mt; Hiro Super Balística 4,5 mt; Tica Skill 4,5 mt;
Sert Howei 4,105 mt; Shimano Forcemaster 4 mt; Mori Strong 4,5 mt.
Carretos: Banax Poseiden 5600(2), 5400(1); Vega TE; Shimano Nexave 6000 FA; Shimano Ultegra XSB 5500.
Iscos: Casulo; Ganso; Ameijoa.

Filipe Condinho.

7 comentários:

J.Pereira disse...

Voces andam a dar-lhe, muito fixe.
Douradinhas?? ai se eu conto ao chico, fica logo maluco... ah ah ah
Grande abraço.

Pedro Nunes disse...

Boas Filipe!
Tens aí um bom relato de pesca, esse dia fez me lembrar alguns pelos kuais ja passei e k ficam gravados na memoria, é uma das melhores coisas da pesca, as boas recordaçoes vividas...
Parabens pela pescaria, embora ñ sejam Douradas grandes, são de um bom lote e kuantidade.
Saude

Os Pescas disse...

Olá Jorge, quando quiseres já sabes, eu faço uma visita contigo e com o Chico. Já tenho imensas saudades de pescar com vocês. Abraço.

Pedro,o lote é o que há neste momento, entre estas aparecem as de quilo de vez em quando. Para a época é optimo. Elas lá para Agosto/Setembro estarão em principio num lote maior, mais bonito para uma fotografia, mas mais solitárias, logo menos momentos de pica... Este tipo de pesca( fundo/tento), dá imenso gozo e é digamos que recompensador para a alma, para fazer esquecer as muitas grades, noites ao relento e chuva que todos vamos passando ao longo do ano.
A dourada é um peixe fabuloso, lutador, e que grelhado é maravilhoso... Venham mais, e dependendo do objectivo em boas quantidades e tamanhos.
Abraço.

Os Pescas disse...

Boas hombre :-)

Agora já sei quem é que rebentou com o viveiro delas.lololol
Era uma questão de dias até aparecer o culpado..hehehe
Boa pesca amigo e por mim podias ter posto todas:-)
Um abraço grande

Luis Malabar

Nelson Silva disse...

Muito boa a pescaria e relato da mesma... Parabens pelas capturas...

Um grande momento de pesca sim senhor!!!

http://momentos-de-pesca.blogspot.com/

Rui Urubu disse...

Olá Filipe,

Só peixe de bastante qualidade,dos peixes que mais adoro comer!
Parabéns por mais uma excelente pescaria,pena estarmos longe para combinar uma pescaria com a malta!
Excelente relato e as fotos com qualidade ao qual já estou habituado.
Forte abraço
Rui Urubu

Os Pescas disse...

Olá Luís, eu não cortei a foto... Tirei foi mal...
Mas foram bastantes as Douradas que capturei mais os meus companheiros.

Rui e Nélson, obrigado, acreditem que é uma pesca muito porreira, digamos que reconfortante para quem a faz... Muitos toques, muitas capturas, é sempre giro, ainda por mais com peixes que eu pessoalmente adoro comer.
Filipe.