Os nossos amigos

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Voltei ao mar

Boas amigos pescadores,

Ontem depois de sair do trabalho por volta das duas da manhã decidi, apesar de estar extremamente cansado derivado ao trabalho ir spinnar á noite. Pois tinha a informação que o mar já era menos e que possibilitava fazer uns lançamentos sem correr perigo para mim e para os meus cartuchos..:-)
E lá fui eu, arrumei a tralha toda, bebi um café, comi e logo de seguida pus-me á estrada. Chegando ao pesqueiro, ao sair do carro conseguia ouvir o mar ao longe, e pelo som não me parecia nada calmo....mau....bem, decidi confiar no meu amigo que me tinha dado a dica no dia anterior em relação ao mar e fiz-me ao caminho...
Chegando a certas pedras subi para cima de uma e verifiquei que o mar era realmente menos mas que estava de enchio, por isso é preciso cuidado e ficar com um olho no burro e outro no cigano como se costuma dizer, passando á frente lá escolhi o cartucho e vai de lançar......isto era por volta das três e meia da manhã...vai de lançar......lançar.....lançar....trocar de cartucho.......trocar de cartucho.....lançar.....e nada.....mesmo nada.

Bem, pensei eu....já que estou aqui vou fazer o amanhecer e seja o que Deus quiser pois se a vazar não dava nada podia ser que quando desse a volta ou até um pouco antes eles encostassem. E lá foi...entre uns lançamentos descansava, pois o cansaço já se fazia sentir, principalmente depois de ter trabalhado das onze da manhã até ás duas da manhã do dia anterior.....as costas já acusavam e não era pouco, mas enfim , eu sou mais teimoso que o cansaço..:-)
Posso dizer que nem um toque tive desde as 3 e meia até por volta das 8 da manhã, nessa altura já era nítida a luz do dia pois antes das 7h raíara o dia.
Era por volta das 8 e pouco quando consegui cravar o primeiro peixe, e que por sinal era um bom peixe....vai de trabalhar pois o mar nesta altura era bravo embatendo contra as pedras com toda a sua força e eu tinha que ter cuidado pois o multi é muito bom mas nestas alturas.........hummmmmm......pedras.....corta........ou seja tem que se ter muito cuidado e quando chega a altura temos que ser nós a mandar para onde queremos o peixe e não o mar.
Mas apesar de ter cuidado, pois estava muito alto em relação ao nível da água, quando tentei içar o peixe que devia ter á volta de 2 a 3 kg o mar fez das suas e jogou-me o peixe contra as pedras descravando a amostra da boca dele...era eu....PORRA...paciência...quando está mal preso não á nada a fazer......lá foi ele á vida dele.
Não esmoreci pois tinha que haver mais uns peixes dentro de água e eles estavam naquela ravessa de água.....macacos..:-)

 Lancei para o mesmo sitio até que um amigo meu chamou-me e assim que eu lhe respondo...sinto um puxão enorme na cana....sem eu estar a corricar e instintivamente sabia que não era mar só pela cana e puxo-a cravando o peixe.
Bem meus amigos..pensei...hum para mim..este é de pesos pesados...e agora como é que vou tirar este peixe com este mar......pensa........enquanto pensava...estava a cansa-lo pois não queiram ter um peixe destes com força junto as pedras......força e mar é uma péssima combinação para estes casos....pois este não ia sair a peso nunca na vida...
Enquanto pensava como o tirar....o bicho não se cansava....não o conseguia arrancar do fundo.....vai de puxar o drag...zzzzzzzzzzzzzzzzzz.....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, até que ele começou a perder forças e já sentia que o podia trabalhar de uma maneira minimamente controlada, desci umas pedras até lá baixo aproveitando que o mar estava mais calmo e onde tinha mais espaço para o pôr aonde eu queria......mas ia ter muito pouco tempo para o pôr em cima da lage e o agarrar pois vinha de novo o enchio forte e que podia pôr tudo a perder.
Assim que o mar acalmou apertei mais o drag e lá o consegui pôr com a cabeça de fora em direcção á lage.....puxei por ele pois tinha pouco tempo e consegui colocar o bebé em cima da pedra....saltei para a pedra aonde ele estava e agarrei-o pelas guelras com força e pensei.....já não foges bebé e pelos vistos era menina....:-), mal o agarro toca a sair dali pois o mar não perdoa e a mim não me estava a apetecer ir ao banho agarrado a um peixe daqueles...lol

Chegando cá acima foi a altura de a descravar poisá-la num sitio seguro e húmido...lol  e tentar a sorte a mais um que por ali andasse com ela ou á procura dela.
Feitos mais uns 60 lançamentos verifiquei que já não havia nada pois o sol já era alto e espelhava na água o que para mim nesta altura do ano é a morte do artista amigos.
Ainda fiquei um pouco na conversa com pessoal e por volta das 10h decidi rumar a casa pois já estava meio a dormir em pé..lol
Subi a fasquia, amigos sei que há maiores mas esta é a minha e com todo o prazer do mundo vos mostro este lindo Labrax fêmea que pesou 6 kg 160 gramas.
Talvez agora só para o ano........ou talvez não:-)


  Que sono que eu tinha........mas que satisfação amigos

 Material : Stella 5000SW / Diaflash 3.60
 Amostra : Lucky Craft


Luis Malabar                                           

13 comentários:

Os Pescas disse...

Oi Gimbras

Bem mereces, finalmente foste recompensado por todo o esforço e dedicação que tens demonstrado ao longo de todo este tempo.
Fico extremamente satisfeito pela tua captura, se há alguem que os tem procurado és tu.Espero que tenhas gozado o momento pois é algo para recordar mais tarde.
Os meus sinceros parabéns e que este seja o 1º de muitos momentos destes.
Um abraço
Pedro ( PJPescador )

Os Pescas disse...

Meu amigo, antes de mais parabéns pelo lindo e grande Labrax.
Mas continuo à espera do que prometes-te. Quero um de 7/8 quilos, eh eh.
Tanto lutas que tinha que te calhar um acima dos 5 quilos.
Fico feliz que tenhas conseguido. Estás a tope... Parabéns.
Filipe.

Nelson Silva disse...

Parabéns pela captura.... muito bom o relato....

Força nisso o pessoal quer é disso.

Mais uma vez parabéns!!!

http://momentos-de-pesca.blogspot.com/

Rui Urubu disse...

Grande Luis,estás de parabéns por esse belo barrote e relato 5*....admiro a tua atitude depois de um dia de trabalho a sair ás tantas e lá foste bem recompensado por esse lindo labraxão....fico feliz por ti e que venham mais desses,eheheheheh.Parabéns mais uma vez.

Forte abraço
Rui Urubu

Pedro Nunes disse...

Boas Luis!
Foi um bom relato e um peixe bem merecido, pois eu sei o k é a persistencia...
Parabens pela captura.

J.Pereira disse...

Bem que peixão... brutal.
O robalo para mim é dos peixes mais bonitos. A dourada também... mas isso já é outra guerra.
Grande abraço.

Sergio Fernandes disse...

Um peixe para nunca mais esquecer
muitos parabéns

Os Pescas disse...

Meu caro amigo, isto é um peixe de uma vida mas algo me diz que ainda vais superar. Mão muito quente a do meu amigo. Para terminar só te posso deixar os meus parabéns até porque quero ir ver o peixe outra vez.

Fica bem amigo.
Nuno (pesca no prato)

Os Pescas disse...

Boas amigos

Pela minha parte quero agradeçer a todos pelos vossos comentários e tambem quero dizer que é com todo o gosto e prazer que eu partilho com voçês as minhas pescas e que desejo para todos o mesmo mas a dobrar...:-).
Até breve....real soon..:-)

Luis Malabar

Paulo Marques disse...

Lindo....lindo peixe e um relato altura do momento, que tenhas mais momentos como este que nós possamos ver.
Parabéns

calhau da calçada disse...

Porra!Que cabeçudo do car....
A persistência tem disto. Ainda no outro dia lá na loja falávamos de continuares a insistir, enquanto a maioria da malta já se deixou do spinning nesta altura do ano...
Também lá andei nessa noite...mas não me tocou népia!
Muitos parabéns!
O bicho é lindo!

Abraço
Rui Louraça

Os Pescas disse...

Boas grande Rui

Estiveste lá mas não no sitio certo..lolol.
Temos que combinar umas idas os dois se quiseres, falamos quando nos encontrar-mos ok.
Continua amigo pois ou muito me engano acho que vamos ter mais dias destes amigo.

Um grande abraço e até breve

Luis Malabar

calhau da calçada disse...

Amanhã devo ir lá de noite...era bom fazermos umas investidas juntos, já que na maioria das vezes vou sozinho!

Grande abraço

Rui Louraça