Os nossos amigos

sábado, 18 de junho de 2011

Em equipa tudo é mais fácil…

Conforme horário combinado no dia anterior, eram 5.30h da manha e já estávamos todos prontos para arrancar, o tempo estava de feição e tudo indicava que seria uma boa manha de pesca á bóia.


Chegados ao pesqueiro, encontramos por lá 3 companheiros que tinham ido fazer o nascer do dia ao Buldo, a “coisa” não lhes tinha corrido bem, pois o peixe que por ali andava era pouco e de pequena dimensão, esmoreceram rapidamente e deram lugar à turma que tinha acabado de chegar, isto é, NÓS.

Mais um anzol que tinha ido á vida
Como a nossa pesca era outra, não nos preocupámos muito com as informações obtidas, pois a nossa espécie alvo era o Sargo e esse normalmente marca sempre presença.
 Já o dia tinha clareado quando demos inicio á nossa pesca, o Filipe dirigiu-se á “sua” pedra de eleição para ver se sacava um “Dentuças” para abrir as hostes, o Pereira Sénior ficou comigo e o Filipe João ficou num pesqueiro mais recuado.
Já íamos nós quase com uma carteira de anzóis gasta ( pois é um pesqueiro aonde se perde algum material) quando sai o 1º Sargo palmeirudo, era bom presságio pois era sinal que já tinham entrado.
A partir desse momento a pesca mudou de figura, pois as capturas foram-se dando espaçadamente mas saindo alguns Sargos de bom porte.
Já as 9.00h batiam no relógio quando chegou mais um colega para se juntar ao grupo, o Guilherme (Zurc) que tinha combinado com o Filipe em aparecer por lá.
O Guilherme montou o seu material e optou por ficar num pesqueiro mais recuado pois os pesqueiros mais concorridos estavam todos preenchidos, mas como o nosso lema não é esse (aonde estamos á pesca cabe sempre mais um amigo) dissemos prontamente para ele vir para junto de nós.

Os nossos "amiguinhos"
O isco que ele tinha (camarão) não era o mais indicado para aquele tipo de pesca pois iria ser devorado muito rapidamente pela “rataria” que por lá habita, por isso pusemos o nosso (caranguejo) á sua disposição pois só assim ele poderia ter hipótese de tirar um verdadeiro “Dentuças”.
E assim foi , Guilherme a pescar com caranguejo e ao fim de 4 ou 5 lançamentos, já está…
Cana toda dobrada significava bom peixe na outra ponta da linha, seria o 1º “Dentuças” do dia, agora só tinha que ter calma e trabalhá-lo como deve ser, pois se ele tivesse hipótese tudo faria para se soltar mas como por vezes nem tudo corre da melhor forma  (e esta sem duvida foi uma dessas vezes), após ter trabalhado bem o peixe no ultimo suspiro do animal ele desferrou!!!
Foi pena porque era um bom exemplar, mas havia que não esmorecer, pois eles andavam lá e a qualquer altura as surpresas poderiam surgir.

As tecas da malta
Entretanto apareceu outro colega, o Filipe (Braza), que nem material tinha levado pois
foi lá apenas para estar na nossa companhia e para ter umas noções de como se pesca á bóia. Tivemos todo o gosto em ajudá-lo pois esperamos brevemente tê-lo como nosso companheiro de faina.
Entretanto o tempo foi passando e a pesca foi decorrendo com algumas capturas, o Pereira, o Filipe e o Guilherme já tinha uma teca e eu nada, nem um peixe tinha na serapilheira, que desgraça!! Eles não queriam nada comigo e estava destinado a carregar a “grade” sozinho!
Já o Pereira e o Filipe João tinham arrumado o material, quando ferro o meu 1º peixe, um Sargo, não era nada de especial, mas era peixe por isso a grade já não carregava.
De seguida bóia na água e novamente ferro outro peixe, a “coisa” parecia estar a compor-se mas a hora já ia adiantada e a malta estava pronta para se ir embora.
Era ingrato mas tinha de ser, o peixe estava aos meus pés e a pesca tinha chegado ao fim, mas o Filipe como é um gajo porreiro deu hipótese de ter mais 1h de pesca ( fez a gentileza de adiar por uma hora o que tinha combinado) e a pesca continuou em grande ritmo mas desta vez com uma nova modalidade, PESCA À BÓIA EM EQUIPA e passo a explicar.
O Filipe apanhava os caranguejos, eu ferrava peixe, o Filipe João tirava o peixe do anzol e o Pereira batia palmas, acreditem que foi a 1ª vez que pesquei em equipa. Como é obvio isto tudo não passou de mais um momento de boa disposição pois isto visto por 3ºs devia de parecer hilariante, 4 malucos com uma cana a pescarem em equipa!!!
Com esta brincadeira ainda apanhei 11 Sargos palmeirudos e passámos 1h numa tremenda cavaqueira e numa enorme boa disposição.

A minha teca
O grupo
A pesca tinha finalmente chegado ao fim, a pesca estava feita, a companhia tinha sido excelente e ainda tínhamos proporcionado um momento para mais tarde recordar, vai ser mais uma história para contar aos nossos filhos.
Foi mais um dia bem passado ao qual agradeço a vossa paciência por terem aguentado mais uma horinha para safar a pesca.
Um abraço para todos, em especial ao Guilherme que foi a 2ª vez que tive o prazer de ter a sua companhia e que espero ter muitas vezes como companheiro de faina.

Material Utilizado:

Cana : Hiro Capedo Strong 6mt
Carreto: Banax SI 1300 dxb
Linha: Asso Fluorcarbon Coated 0,24
Anzol : Asari chinu nº2

Um abraço
Pedro ( PJPescador )

2 comentários:

Os Pescas disse...

Boa pesca amigos..:-) pricipalmente Pedro, pelo teu pai que só lhe faz bem fazer a pesca que mais gosta....a da boia aos sargos..
Que tirem muitos mais durante o calor do verão meus amigos.
Um grande abraço gradeiro e a vêr se comemos todos juntos o Labrax.
Hasta

Luis Malabar

Os Pescas disse...

Foi sem dúvida uma manhã bem passada, em que pudemos conviver uns com os outros. E claro ouvir o Pereira a cantarolar, eh eh eh, como sempre.
Filipe.