Os nossos amigos

domingo, 5 de junho de 2011

Serrajões a la " Os Pescas "


Agora que o nosso amigo Luís Malabar se dedicou á pesca do Serrajão, aqui deixamos a receita do que consideramos um verdadeiro manjar dos Deuses.
Isto é apenas uma ideia de como confeccionar os Serrajões, é uma receita de fácil execução e que requer apenas algum jeito para a operação de escalar o peixe.
Espero que gostem.


Ingredientes :
  • 1 Serrajão
  • Azeite
  • Sumo de limão
  • Alho
  • Pimenta
  • Salsa
  • Sal qb



Como dissemos anteriormente a 1ª operação a realizar é a de escalarmos o peixe, para isto precisamos de uma faca de serrilha afiada para no sentido longitudional do peixe e sempre começando do lombo para a barriga  efectuarmos um corte de maneira a abrirmos o peixe em duas metades sem nunca se separarem entre elas.

Para o molho:

Numa tigela á parte adicionamos o azeite com um pouco de sumo de limão e o sal, mexendo bem o molho até se tornar hómogénio, de seguida adicionamos o alho picado em  pequenos pedaços e juntamente com a pimenta e voltamos a envolver tudo .
Depois do nosso tempero preparado, colocamos o nosso Serrajão já escalado numa travessa e regamos o peixe de forma a que o molho cubra o peixe por completo.
Depois do peixe temperado, deixamos a marinar durante 24h dentro do frigorífico.

Confecção:

Acendemos o fogareiro de forma a obtermos um lume intenso mas regular ( sem chama ).
Quando tivermos o nosso lume no " ponto " colocamos o peixe de forma a que a pele fique virada para baixo, isto é encostada á grelha ( temos que ter sempre em atenção ao lume pois derivado ao azeite do nosso molho poderá ter tendência a fazer chama  o que iria danificar o nosso peixe ).

Deixamos o peixe assar ( sempre da mesma forma ) até observarmos que o interior do mesmo está a ficar com uma cor esbranquiçada, é sinal que o peixe por dentro está cozinhado e é altura de o virarmos ao contrário de forma a apenas lhe darmos aquela cor própria do peixe assado.


Já com o peixe na mesa, amanhamos o peixe de forma a conseguir retirar-lhe todos aquelas " febras ". É um peixe em que as " febras " saem inteiras pois é um peixe de textura "carnuda".
Para acompanhamento sugerimos umas  batatinhas a murro assadas no forno ( de preferência Olho de Perdiz ), uma salada de pimentos vermelhos assados temperada com alho e uma salada de alface.
Para beber um vinho verde bem fresco.


Este é o aspecto final, apreciem.
Bom apetite !

Os Pescas

5 comentários:

Os Pescas disse...

Oi pessoal

Só vos digo que isto é um verdadeiro manjar!!!
Foi o meu almoço este FDS e sabes que mais...soube a pouco!!
Luís já sabes podes cá vir trazer a casa! lolol
Exprimentem e depois digam qualquer coisa.
Uma abraço,
Pedro ( PJPescador )

Rui Urubu disse...

Boas,

Obrigado pelas dicas da receita,fiquei com água na boca!
Parabéns pela pescaria Luis.

Abraço a todos
Rui Urubu

Eu Adoro o que Faço disse...

ola pessoal

digam lá a que horas é para lá estar.... :)


Os Pescas disse...

Boas pessoal

Têm bom aspecto sim senhor...hummmm, ainda tenho alguns mas não comi nenhum ainda, a vêr se lhes trato da saude...lol
Amanhã em principio vou vêr se eles andam lá..:-)
Um grande abraço pessoal e até breve..:-)

Os Pescas disse...

Mais uma bela receita com o peixe apanhado por esta grande equipa, fiquei com água na boca de ver estas imagens e há falta de Robalos o Luis tem de arranjar algo para se entreter, os Serrajões que se cuidem...

Nuno (pesca no prato)