Os nossos amigos

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Entre Jigging e Corrico.......o Rei dos Peixes


Boas Pessoal….




Com a desova dos grandes Pungos e Pargos Lucianos a terminar, estava na altura de mudar de táctica. Pois com o fim do inverno e o inicio do verão a começar e as temperaturas da água a aumentarem, não à outra solução que não deixar o Trolling de lado e começar à procura dos peixes de verão…:-)

Foi então que eu e o Pedro combinámos mais uma saída…. mas desta vez, em busca de outros peixes e como consequência  mudar de pesca, pois apesar do Trolling ter dado os seus frutos na altura certa, estava na altura de mudar. O que para nós se torna bastante motivante, pois apesar de o Trolling ser produtivo na altura certa, não deixa de ser uma seca…hahaha….porque depois de colocarmos as amostras dentro de água, pouco ou nada fazemos…hahaha….o que torna esta pesca, para mim, muito pouco aliciante e só vale pelos exemplares que se consegue capturar, o que de outra forma seria muito mais complicado e difícil de acordo com o terreno de pesca aonde é praticado.

Pois bem, voltando ao dia de pesca, combinei com o Pedro levarmos material para o spinning, jigging, corrico e fundo…pois íamos à descoberta de novos pontos e além do mais não sabíamos o que iriamos encontrar. Por isso, mais vale prevenir do que remediar…hehehehe.
Para variar, eu fui o primeiro a chegar e como estava com tempo, deixei o meu material no barco, agarrei na minha lesath e fui brincar um pouco com os blackminnow…:-).

Começei por experimentar o de 120 de cor kaki, para ver o que dava…:-)….lançei..lançei..lançei e nada..nem um toque!!!!....Hum…..vou mudar para o de 90 da mesma cor, mas desta vez, cortei a ponteira de fluor 0.53 e fiz uma nova de 0.30 fluor.
Bem, vamos ver se muda alguma coisa!!!....logo ao primeiro lançamento, assim que o vinil toca no fundo, começo a trabalhá-lo, sempre alternando os movimentos até que levo um toque e de seguida ferro-o…Tum..Tum..bem pequeno…hehehe…sem dificuldades tiro-o da água e vejo que era um mero juvenil que não resistiu ao vinil…hahaha



Bem, agora já começo a ter alguns resultados…:-)..volto a lançar e de repente levo uma porrada mas não consigo ferrar, para logo de seguida levar outra e por pouco quase que ferrava…Uiiii…safaste-te por pouco desgraçado…hahaha. Bem assim que tiro o vinil, deparo-me com ele neste estado…hahahaha…ai mãe, assim não à vinil que resista…hehehe.


Bem, entretanto o Pedro chegou e eu fui ajudá-lo a carregar o resto do material para dentro do carro para nos fazermos ao mar..:-).
Passados 20 minutos estava tudo pronto e lá fomos nós em direção a mar aberto, em busca dos pelágicos, pois como pudemos constatar a temperatura da água começou nos 20 graus e foi aumentando até aos 23.4 graus, o que já é bastante significativo.

O plano foi parar primeiro numa marca que nós arranjámos para ver se andavam lá os peixes azeites, que para quem não conhece, assemelha-se ao Lírio. Começamos por fazer jigging, mas ao fim de meia hora, deu para ver que não acontecia nada, ao que decidimos, arrancar até outro ponto a 15 milhas da costa, tentar às garoupas e aos peixes de fundo…:-)
Assim que chegámos lá, ainda demorámos meia hora a ver o fundo, mas conseguimos ver alguns declives, que apesar de serem pequenos, sempre eram alguma coisa. Bem, vamos fundear para ver o que anda lá embaixo…pois segundo a sonda, actividade era o que não faltava lá em baixo, agora o que seria, só experimentando..hahahaha

Passado mais 15 minutos, já estávamos fundeados e prontos a começar a pescar. O pedro começou por fazer uma pesca típica de fundo com 3 anzóis e com lombos de sardinha e eu, decidi por começar com um inchiku artilhado por mim..:-). Estávamos a pescar a 118 metros e pelos vistos havia bastantes actividade lá em baixo, fosse a 10 metros do fundo como colado ao fundo e de diversos tamanhos..hahaha…bem, seja o que deus quiser…hahaha…desta vez o meu material já era outro, pronto para o que desse e viesse…:-) com a cana de jigging a fazer conjunto com o saltiga 6500 expedition…:-)….agora podem vir à vontade que já não há problema…hahaha.


Enquanto o Pedro montava um aparelho normal de pesca de fundo com 4 anzóis, eu por outro lado, comecei com um inchiku montado com dois polvos sobrepostos e com dois assist hooks, tudo montado por mim. Pois não à nada como experimentar, principalmente quando se anda à procura de predadores colados ao fundo e lentos..:-)
Pois bem, passado certo tempo já o Pedro começava a ferrar uns peixes, não eram nada de especial, uns cachuchos, peixe esse que mais parece a junção de besugo com goraz…hehehe…e que por sinal sabem muito bem, quase que têm um gosto a marisco, que me faz pensar no gosto do salmonete…:-) Muito bom…hehehehe.

Bem, enquanto o Pedro se divertia, por outro lado eu nada!!!!...nem um toque até que de repente levo um toque mas não consigo ferrar e logo de seguida levo outro e consigo ferrar..boa…dava cabeçadas e era pesado…tum…tum….toca a puxar 118 metros para cima para ver o que era..hehehe…o Pedro também ferra um peixe e também ele trás algo que se vai tornando pesado ao longo do caminho..Hummmm….. Lá estávamos nós os dois a puxar até que o meu chegou primeiro…mas que F..D..P…dos Baiacús, mais conhecidos como peixe balão!!!!...vinha inchado que nem um porco!!!!...assim que lhe tirei o anzol da boca e joguei-o à água, reparei nos meus ricos polvos!!!!!....todos cortados, já sem tentáculos!!!..ou seja todos F…..Grrrrr…maldito peixe, nem a esta profundidade eles dão descanso!!!!....e para variar, também o Pedro trazia outro porco inchado!!!
Depois disto, fiz outra montagem com mais dois polvos num instante e desci o Inchiku à profundidade novamente. O Pedro, voltava a iscar com sardinha e na esperança que houvessem só aqueles dois…hahahaha…ele e eu…hahahaha…mas não, passado pouco tempo, voltei a ter mais dois toques, ferro-o e trago à superfície mais um porco inchado, sem falar do Pedro, que em dois toques ficou sem dois estralhos…hahahaha….os dentes destes porcos cortam tudo, até 2 milímetros de nylon. E como não podia deixar de ser, lá se foram mais dois polvos amestrados para o lixo…hahahaha.

Bem, vou parar com isto porque senão, quando precisar tenho que ir comprar mais à pala destes PORCOS!!!!!
Foi então que decidi, fazer uma montagem com dois anzóis e jogar lá para baixo….e passado pouco tempo depois já tinha dois peixes ferrados, tinha eu e o Pedro..hehehe…bem, já que não se arranja melhor, vai disto..hahahaha.

A caixa foi ficando composta e por esta altura já tínhamos dois chicharros e vários cachuchos…:-)

Entretanto, estávamos nós entretidos a pescar e na conversa quando, mesmo ao nosso lado aparece um anequim á tona de água a dois metros do barco…olha Pedro!!!!....lá veio ele inspecionar se não havia alguma coisa para ele comer…hahahaha

E que tal deixarmos isto e irmos fazer um corrico a ver se ferramos alguma coisa mais interessante!!!!!...é mesmo isso…bóra lá…hehehehe….recolhemos o material e montámos 5 canas de Big Game equipadas com carretos de tambor, mas todos eles nada apropriados para a pesca de Big Game….hahahaha…mas isso já vão perceber porquê…hahaha.

Assim que acabámos de montar, ligámos o barco, colocámos as amostras de corrico dentro de água e começamos a andar às voltas por ali…:-) De facto a temperatura da água estava melhor que nunca, com 24.6 graus, mesmo propicio para dar-mos com alguma coisa..hahahah..fosse ela qual fosse…:-)

Foi então que aconteceu o primeiro ataque, ainda por cima, sem estarmos a controlar as canas, pois estávamos na conversa…hahahaha…eu só ouvi um estrondo, que mais parecia que alguma coisa se tinha partido, ao que eu olho e percebo o que foi, corro de imediato para agarrar numa das canas que estava dentro de água, segura por uma fita, como sempre fazemos e sinto algo do outro lado a fazer força e a desembraiar o carreto…hehehe..um já cá canta…assim que digo isto, já com a cana nas minhas mãos, vejo a uns 50 metros de mim um Anequim aos saltos no ar na tentativa de conseguir tirar o anzol da boca….LINDO….simplesmente magnífico!!!!!
Agora como é que a cana foi parar dentro de água!!!!!...então foi assim, a cana estava enfiada num caneiro que é torcido e que encaixa por si num outro que está  aparafusado ao barco. Ou seja, tal foi a mocada que o bicho deu na amostra que fez a cana torcer, e com a força partiu o encaixe do caneiro de inox que está aparafusado ao barco, que fez com que o caneiro torcido saltasse fora juntamente com a cana….hahahaha.

Bem, voltando ao momento da acção. O Pedro estava a tirar as outras amostras da água enquanto eu esperava agarrado ao tubarão..hehehe…e ele em vez de estar quieto, andava aos saltos…:-). Entretanto o tubarão com aqueles saltos acrobáticos foi ficando cansado…:-). Com as amostras fora de água, estava na altura de o tirar para fora…hehehe…para dizer a verdade, nem deu muita luta, foi mais o espectáculo dos saltos que a própria luta..hahaha…mas o mais difícil não era a luta, mas sim colocá-lo dentro do barco..hahahaha…pois quando se trata de um peixe com tantos dentes, todo o cuidado é pouco..:-)


Assim que o coloquei á toda de água, o Pedro ferra-o com o bicheiro pelas guelras, o que fez com que o peixe começasse a perder bastante sangue, depois eu coloquei a cana no caneiro e fui buscar uma moca…hehehe…e Pimba..Pimba…Pimba até que depois de várias mocadas o bicho sossegou…Ufaaa…ao menos já está calminho..hahahaha…pudera, depois de esta dor de cabeça que lhe arranjámos, não havia de estar calminho…hahahaha.
Estava na hora de o embarcar, abrimos o porão e eu desviei-me para o Pedro conseguisse ter espaço para o puxar e atirá-lo para dentro do porão..:-) com os anzóis ainda na boca e tudo..hahaha..pois apesar de estar sossegado, quem é que lhe ia tirar os anzóis da boca…ninguém como é obvio, pois basta um espasmo para acontecer um acidente…:-)


Bem com o tubarão dentro do porão, estava na altura de dar por terminada a pesca e rumar a casa, mas já que estávamos com tempo, decidimos ir à velocidade de corrico em direcção a casa, a ideia não era má, mas o que aconteceu a seguir não estávamos á espera, de maneira nenhuma…hahahaha.
Já passava uma hora desde que tínhamos apanhado o anequim, quando de repente, estava eu na palheta com o Pedro na cabine, quando ouvimos um dos drags a disparar, ao que nos virámos de imediato para trás e vemos um estardalhaço na água enorme, ao que pensámos, mais um anequim…hehehe…mas até que passado 2 segundos a seguir o tal “tubarão” decide saltar!!!!!.....Estamos F……….pois afinal o tal tubarão, era um BLUE MARLIM!!!!!!!!!!!!.....eu acho que o nosso cérebro parou durante os dois saltos que ele deu seguidos na tentativa de desferrar o anzol!!!....BRUTAL!!!!!!!...isto apenas a 10 metros da ré do barco!!!!!

Assim que ele caiu dentro de água depois do segundo salto, começaram os nossos problemas, com a linha a sair do carreto a uma velocidade parva, ao que de imediato o Pedro agarra na cana, pois era a vez dele de tirar o peixe, e eu tento à velocidade da luz tirar as outras amostras dentro de água, para dar espaço ao Pedro!!!!...mas só tive tempo de tirar 3, pois o Pedro estava a ficar sem linha e eu tinha que ir para o comando do barco para tentarmos recuperar linha, pois o Pedro já começava a ver o fim à linha…hahahaha….estava instalado o cãos, pois não estávamos á espera disto, muito menos sermos agarrados com este material mais leve!!!!!..tudo bem que as canas eram de Big Game, mas os carretos eram fracos para estes peixes!!!...agora que ferrou, vamos ver no que isto dá!!!!
Quando arranquei com o barco atrás do peixe, ainda tínhamos duas linha dentro de água, mas não tinha tempo para as tirar!!!!!....o Pedro ia recuperando a tão preciosa linha que faltava no carreto..hahaha, mas eu mantive sempre uma velocidade que ele conseguisse recuperar linha e ao mesmo tempo manter a mesma sobe pressão, para o peixe não se desferrar. Assim que conseguimos recuperar bastantes metros, rapidamente abrandei o barco e consegui tirar as outras duas linhas dentro de água!!!..menos mal!!!

Depois, num instante tirei o cinto de combate e as luvas para colocar no Pedro, pois ele não podia sair dali, para de seguida me sentar ao volante do barco e acompanhar o peixe…hehehehe
Nós ferrámos o peixe às 14h, e quando bateu as 16h ainda estávamos a meio da luta…hahahaha…para terem uma ideia, o carreto de tambor da Shimano, o 25 tdl já começava a desaparafusar e não dava para mais….hahahaha…entretanto o Marlim passado mais 15 minutos, arrancou à superfície, com dois saltos á frente da proa do barco, a cerca de 5 metros e nós com a gopro a gravar na ré!!!!!!...GRRRrrrrrrrr, para logo de seguida mergulhar até às profundezas, sem que o Pedro pudesse fazer nada, a não ser agarrar com força na cana e ficar a olhar para a linha a sair do carreto.

Já estava a escurecer e muito, pois já eram 17h e não saiamos dali, com o peixe estacionado a cerca de 10 metros da superfície, não havia maneira de puxá-lo para a superfície!!..O Pedro estava de rastos, já estava a combater à 3horas seguidas, eu, acabei por trocar com ele, mas por mais que eu fizesse força, simplesmente nem o carreto aguentava, nem o peixe se mexia.
O pior destes peixes, é isto, se não vierem à tona de água com vida e afundarem, não existe material no mundo que consiga puxá-lo para cima, pois basta o peso dele na corrente, que é impossível puxá-lo. Estamos a falar de um peixe, que entre 200 a 250 quilos teria, na boa. Agora digam-me se acham que existe material no mundo de pesca, que puxe um peixe de 250 quilos para cima, sem falar no pescador…hahahahaha.

Melhor não podíamos ter feito, a escurecer, tínhamos que tomar uma decisão!!!!! E essa foi acabar por amarrar a madre ao cunho da ré do barco e devagar avançar com o barco, na esperança que ele subisse!!!!..mas mesmo assim acabou por acontecer o que já esperávamos, acabou por arrebentar……É lixado amigos, mais é o que dá quando não se está preparado para encontrar um Blue Marlim.
Bem, agora sim, estava na altura de voltar a casa e repensar no que tinha acontecido, mas por em cima de tudo, ter material a altura para o rei dos mares, o Blue Marlim…e na minha opinião, depois de ver este peixe aos saltos e tão perto do barco, dá muito que pensar!!!!....no mínimo, é preciso ter muito respeito por ele, principalmente quando estamos a corricar num barco de 6 metros e meio e sem cadeira de combate…!!!!!...mas mesmo assim tudo é possível…hehehe…é tão possível que conseguimos…:-)…mas fica essa aventura fica para o próximo relato…:-). Até lá um grande abraço para todos.


 
                                      Luís Malabar

29 comentários:

Sergio Fernandes disse...

Na parte das mocadas no anequim ei ria me que nem um maluco, mas fiquei logo em sentido assim que ferraram o marlim .
Granda relato Luis
Grande abraço

ntyper disse...

Belos e inesquéciveis momentos que tens passado por essas aguas companheiro,grande abraço e continua ai com essas pescarias!!!!!!!

Rei João disse...

Parabéns À dupla, imagino a loucura!
Como se diz na gíria, "Deve-te ter caído tudo..." ahahah
Foi pena o que aconteceu com o Marlin, mas há mais marés que marinheiros.

Fico à espera do próximo relato.

Abraço

Francisco Belo disse...

Boas Luís!
Cada saída vossa é uma aventura!!
Se a luta com o anequim já foi digna o que dizer em relação ao marlim...
Fantástico.
Esse mar é um poço de vida.
Forte abraço

Manuel Oliveira disse...

Bom cada vez mais vão aparecendo ai ns peixes que é preciso ter cuidadinho a lidar com eles...:)
Belo relato e é que são umas aventuras à maneira! :)

Abraço dos Algarves

Entrespots disse...

Bem Luis vá lá vai, e cada experiência amigo isso e que foi sofrer agarrado a esse menino ,parabéns pelos peixecos, sim porque ao lado daquele que foi embora nem se comparam hahaha, qualqer dia fazes trolling ás baleias de ti já espero tudo,abraço amigo!

José Pedro Cruz disse...

Cada vez mais impressionantes esses peixes e relatos! Sei que o melhor ainda está para vir e aguardo ansiosamente por vídeos desses dinossauros! :)
Abraço mano!

Os Pescas disse...

Isso é um bichinho... Eu já apanhei uns bem maiores na Ponta do mato.
Uma vez apanhei um alcorraz que tinha dentes até ao pescoço, lol.
Um abraço e vê se apanhas peixe maior que eu gosto de ver peixe a sério, eheheh.
Filipe.

Paulo - Taxista disse...

As voltas que esse saltiga da . Bons ventos e bons mares, um abraco.

Os Pescas disse...


Boas Sergio...:-)só com umas boas mocadas é que ele ficou quieto..hahaha...mesmo assim ainda deu umas dentadas na fibra..hahaha.
Obrigado amigo

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Boas Rafa..:-)sem sobra de duvidas, são momentos que nunca mais vou esquecer..:-)

Um grande abraço

Luís malabar

Os Pescas disse...



Grande King..hehehe..comé, tudo fixe..:-).
Foi um dia de loucos, mas o que se passou nos outros dois dias a seguir foi mais...hahaha

Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Francisco...:-)Ainda bem que gostaste amigo, e sem sombra de duvida, estas águas são um sonho para quem ama o mar..:-)

Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Grande Manuel..:-), Quanto mais pesco aqui, mais me apercebo da atenção que temos que ter em relação aos possíveis perigos que existem...hahaha

Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé Filipe..:-). Por acaso nem sofri com este mas sim com outro..hahahah..mas fica para o próximo relato..hehehe.
Obrigado amigo e força nesses robalos..:-)

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Zé..:-) já falta pouco amigo..hehehehe..já estou a escrever o relato..:-)

Aquele abração amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé filipe...:-) são parecidos amigo..hehehe..em vez de serem molares, estes são bicudos..hahaha.

Um grande abraço mano..:-)

Luís Malabar

André Matos disse...

Isso é que foi uma aventurs !! deve ter sido lindo esse peixe aos saltos , sao mesmo os veleiros dos oceanos :) Ainda te calha outro um dia destes :D

Anónimo disse...

Excelente relato como sempre...
infelizmente ou felizmente tambem sei o que é perder um peixe desses aí nesse mar, foi com o Necas, deve conhecer, não fazia ideia da força que esses animais têm, é simplesmente brutal :)

abraço

Joao Fernandes

Os Pescas disse...



Boas André...:-) Por acaso já calou, mas fica para o próximo relato..hehehe.

Um abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas João...:-) Como o mundo é pequeno...hahaha..ainda hoje estive com o Nekas...hahahaha.
Então, infelizmente já sabe o que é perder um peixe deste amigo, e não é nada agradável..hahahaha
Um grande abraço amigo e fico feliz por gostar das minhas aventuras africanas..:-)

Luís Malabar

João Santana disse...

Possa Luís nem os tubarões te escapam,eheheheheh, grande relato, parabéns e força ai nessas aventuras, grande abraço.

Os Pescas disse...



Boas João...:-) Obrigado amigo, e todas as espécies eu tenho que tirar...hehehehe...mas estes são muito mais giros, pois ao contrário das tintureiras, estes dão saltos e são muito mais agressivos..:-)

Um grande abração

Luís Malabar

Armando Sousa disse...

Grande Luís,

Isso foi um combate e pêras, um peixe desses sem o material à altura é muito difícil se não impossível de capturar mas tenho a certeza que foi uma experiência incrível, daquelas que nunca se esquecem.

Isso ai por baixo está quente lol no próximo trolling vai preparado que qualquer dia encontras por ai outro e dessa vez o artista vai ficar famoso com a fotografia.

Grande abraço,

Anónimo disse...

Hehehe mesmo pequeno, quando voltar a estar com ele mande um grande abraço aqui dos tugas joao e lino

Cumps

Joao fernandes

Os Pescas disse...



Boas Armando..:-) É mesmo impossível amigo, sem material à altura...hahaha.
No próximo relato já vais ver o que aconteceu...hahahaha

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas João, quando estiver com ele, mando-lhe um abraço vosso ok..:-)

Um abraço

Luís Malabar

calhau da calçada disse...

Meu leiteiro!!!

Não és homem não és nada se não agarrares um Marlin com uma ayu!!!

Hahahahahaha saudades tuas gradeiro!

Abraço

Rui Louraça

Os Pescas disse...


HAHAHAHAHA...Ó louraça, deves ser é maluco...haahahahaha...:-)
Grande abração e eu quero ver robalos, por isso, vai mas é trabalhar...ahahaha

Um grande abração

Luís Malabar