Os nossos amigos

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Entrevista a: (pesca no prato)

Já faz muitos meses que Ospescas tinham pensado e estruturado um modelo de entrevistas aos membros da equipe. Chegou o momento!
Uma entrevista a cada membro e posteriormente a amigos de Ospescas serão lançadas espaçadamente, e que esperamos que possam ajudar a todos nos conhecerem melhor, e claro a juntos revivermos momentos que perdurarão eternamente nas nossas memórias.
Divirtam-se!


Entrevista a:




Como te chamas?
Nuno Ricardo dos Santos Fernandes (pesca no prato)

Quando começaste a pescar?
Tenho na família gente que ia buscar sustento ao mar, tinha casa na Fonte da Telha e desde muito novo que tive contacto com a pesca. Depois, com a idade e mais autonomia comecei a levar a coisa a sério, eram muitos os dias que pescava no Seixal. Já conhecia os cantinhos todos com umas canas da Vega agarradas a uma bicicleta. Mas para responder à pergunta, 10/11 anos.

Que tipo de técnicas de pesca praticas?
Surfcasting é a minha modalidade de eleição, é onde eu dedico mais atenção e invisto e pratico mais vezes. A pesca embarcada é feita menos vezes mas com grande intensidade, gosto de estar no mar e toda a actividade que engloba. A minha profissão também está associada a esta modalidade visto que trabalho em Turismo Náutico e todos os dias tenho contacto com barcos. Recentemente comecei com a bóia e gostei. Já tenho todo o material que preciso para poder dedicar mais tempo a esta modalidade. Ainda estou a compreender a coisa. Outra das modalidades que faço com alguma regularidade é o Rockfishing. Digamos que é uma pesca mais radical e que exige mais do pessoal, gosto das recompensas. Depois um pouco do resto passando pela água doce, por brincadeira já apanhei uns peixes, tive mais sucesso no Carpfishing. Uma chumbadinha aqui e ali, geralmente quando vou a Porto Povo e dá para bater aquela zona. Spinning, nada, ainda adquiri algum material mas depois deixei cair e passou. Bem acho que não deixei passar nada.

Existe alguém a quem devas o facto de seres pescador? Um “mestre”?
Mestres no sentido da palavra nunca tive, fui sempre eu que consegui desenvolver os conhecimentos com o ir muitas vezes aplicar o que ia lendo e ouvindo aqui e ali. Seria ingrato da minha parte se não falasse do Vergílio, foi este senhor, que tinha uma loja de pesca na Torre da Marinha, que me pôs o vicio do Surfcasting no corpo e me ajudou a desenvolver esta vertente.

Qual a tua Técnica de pesca favorita? Porquê?
Surfcasting, é sem dúvida nenhuma a minha modalidade de eleição. È nesta pesca que faço os maiores investimentos pelo gosto que tenho desenvolvido de há muitos anos para cá. Gosto da praia no inverno, as ondas, o sossego, são muitos os factores que me fizeram dedicar mais atenção aos lançamentos para as ondas.

Quais os teus locais de pesca de eleição?
Meco (Moinho de Baixo) é a praia onde me desloco mais vezes para pescar. Gosto da sua configuração, dos grandes cabeços que costuma ter, faz com que seja mais funda. O mar na zona é forte o que atrai bons exemplares. O mesmo se passa com a Lagoa e Fonte da Telha, estas duas últimas quando o mar não deixa pescar no Meco. Costa Vicentina, por hábito consigo ao longo do ano fazer umas pescarias por esses lados. Saliento as que visito como Malhão, Porto Covo e Sines.

Tens alguma técnica de pesca que gostasses de experimentar, ou algum local específico?
Estou neste momento a começar a desenvolver a pesca de bóia, para já as melhores experiências foram na Costa da Caparica. A outra é a Embarcada mas na fundura como se costuma dizer. Adorei a experiência, os carretos eléctricos e o peixe que corremos o risco de apanhar.

Quais são as tuas melhores recordações de pesca?
As melhores recordações são as amizades que tenho construído e cimentando, muito por conta deste desporto. Recordo sempre cada pescaria como se fosse um dos melhores momentos passados, pronto o melhor.

Tens alguma história hilariante que gostasses de partilhar?
Não vou particularizar mas… as maldades que por vezes o pessoal se lembra de fazer uns aos outros. Momentos que são inesquecíveis, de rir e chorar por mais.

Qual o peixe que mais gostas de pescar?
Robalo

E no prato, qual é o teu favorito?
Robalo ao sal.

Quais as tuas melhores pescarias e exemplares capturados? E de que forma?
Recordo-me de ter apanhado a primeira Corvina, 4 kg e tal, que saiu no Seixal (pontão grande) Pesca ao fundo e como isco tinha minhoca da lama em quantidades industriais no anzol. Entre outra vou mencionar um belo dia que fui para o Meco (Moinho de Baixo). Não ia com grande fé pois por hábito só faço surfcasting nocturno. Pelas 11 horas da manha começa a dar peixe em que o resultado final acusou 7 peixes, uma Rabeta jeitosa, dois Robalos de 1.5 kg e 4 Sargos, Dois dele acima de kg. Tudo isto em uma hora de pesca.

Qual é a tua cana favorita? Porquê?
Falando do material que tenho é a Fujica. Foi uma das minhas últimas aquisições.De muita qualidade. Ainda tem meia dúzia de pescas e só posso dizer bem, Marca bem e uma boa lançadora. Ao contrário de muitas opiniões, o pêndulo que trás no cabo é de grande utilidade no equilíbrio da cana aquando do lançamento.

Qual o teu carreto favorito? Porquê?
Shimano Aero Techics xt, enrolamento perfeito o que faz com que a saída da linha não sofra atritos. Só posso falar bem acabando por dizer que, para mim, é o melhor carreto de Surfcasting.

Monofilamento ou multifilamento? Porquê?
Só uso multifilar na embarcada e bóias, o resto é monofilamento. Na embarcada e bóia propicia uma melhor sensibilidade ao toque do peixe. De resto, para mais nada.

Quais os teus pescadores preferidos? Nacionais e estrangeiros?
Nacionais: Luís Ramos na modalidade Spinning e José Afonso no Surfcasting e Bóia.
Estrangeiros: Tenho de me render ao Raul Mário nas Douradas


Tens alguma marca preferida? Qual e porquê?
Gosto da Shimano mas ultimamente tenho divagado por outras marcas como a Tica, Pen, Banax e NBS. A Favorita, se for pela quantidade de material que tenho é a Shimano.

Como vês a pesca no panorama actual?
Não se pode dizer que a pesca desportiva não ande dinâmica, como todos sabemos a pesca em água doce movimenta mais dinheiro o que leva à existência de mais acontecimentos. Andamos todos a encaixar as novas leis para a pesca desportiva no geral. Não estando de acordo com todos os artigos, tenho de aceitar que tem de existir algum controle sobre os recursos, mas que seja feito por quem sabe e ouçam os intervenientes. Não podem querer por as culpas dos fracos recursos de peixe aos pescadores desportivos. Temos de contrariar isto com as nossas atitudes, assim conseguimos contrariar algumas decisões e cativar mais gente para esta modalidade.

Quais são para ti os problemas que a modalidade enfrenta? E que soluções defendes?
Como já disse, sobre a legislação, devem entregar este tipo de decisões a quem percebe desta horta. As Associações e clubes desportivos devem ser escutadas, envolvem muitos pescadores e deviam ser consultadas, mas não, têm de fazer grandes esforços para se fazerem ouvir. Penso que com esta atitude, os esforços não estão a ser bem canalizados.

Qual o futuro da modalidade?
Pois não sei, o que posso dizer é que vou continuar a cumprir com a minha parte para ajudar tanto na protecção como na divulgação da modalidade. Passa por todos nós fazer com  que o peixe não desapareça, só assim podemos ter gente a praticar a modalidade O cumprimento das medidas mínimas é muito importante para dar oportunidade de reprodução. Já basta a poluição que todos fazemos, de uma maneira ou de outra, para fazer sumir o peixe. Não posso deixar de dizer que é muito importante apoiar as associações com que nos identificamos e que defendem as nossas causas. Eles andam atentos e podem defender a modalidade com mais eficácia. Por vezes só nos lembramos de ir à pesca e depois quando damos conta já temos mais uma restrição ou lei nova que até ficamos a bater mal.

Se tivesses que dar um conselho a um jovem que se fosse iniciar, o que lhe dirias?
Acho que o mais importante é a forma de estar na pesca desportiva, acho que diria para respeitar as medidas mínimas de forma a dar oportunidade de reprodução aos peixes. O respeito pelo meio ambiente, a importância de não poluir os pesqueiros que frequentamos. De uma forma geral a maravilha que é o contacto com o mar e todas as suas envolventes.

Que opinião tens das entidades que gerem a modalidade?
Por falta de conhecimento do funcionamento destas entidades, não tenho uma opinião formada, até porque geralmente quem decide nunca viu uma cana de pesca nem tem em mente os impactos que esta modalidade pode ter para a economia nacional.

Como surgiu a ideia de criar um blogue? Ponderas a criação de um fórum de pesca?
Esta ideia foi-me colocada pelo Pedro há algum tempo atrás, que já tinha pensado na coisa mas não tinha posto em prática. Fomos amadurecendo a ideia e a vontade era tanta de partilhar as nossas ideias e pescarias que já diziamos que começava num Blogue e terminava num clube de pesca desportiva. Ainda hoje se fala nisso.
Um belo dia chego à casa do Pedro e ele diz-me “Nuno já temos o nosso blogue”, tinha estado a preparar o logótipo e a imagem de abertura, depois disso e com toda esta equipa que eu tenho o prazer de dizer que faço parte e que são meus amigos, foi o que está à vista. Em relação ao fórum, penso que seja a etapa seguinte, pois faz parte do percurso escolhido mas a seu tempo. A equipa é muito boa, são praticadas muitas técnicas e muitos momentos de companheirismo o que não dificulta a manutenção do espaço. Tudo isto só dá vontade de continuar a partilhar os nossos momentos e conhecimentos, isto faz com que possamos ajudar quem se inicia e mais importante trazer mais pessoas para a modalidade. Termino esta resposta mandando um grande abraço para o Pedro, Filipe, Luis, Palma e todos os nossos amigos que embora não apareçam tantas vezes, têm um papel importante para a existência deste espaço de partilha.

O que achas que distingue o Blogue “ospescas” ?
Sem dúvida a vontade de partilhar informações sobre a pesca desportiva, o contributo que pode dar ao desenvolvimento deste desporto em Portugal. A forma transparente com que são faladas todas as matérias, a independência em relação a marcas e a forma cuidada com que falamos com as outras pessoas.

Se pudesses definir o que a pesca representa para ti, o que dirias?
A pesca desportiva já faz parte da minha forma de ser e estar. Muitas são as conversas sobre esta matéria bem como faço da pesca o meu escape para todos os problemas e situações que a vida nos apresenta. Estarei lá sempre que puder!


Sem comentários: