Os nossos amigos

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mais uma saída embarcada no Thalassa, um excelente dia mas sem peixe.

Mais uma saída de embarcada para ganhar ritmo, o dia tinha tudo para dar certo e lá fomos nós tentar apanhar uns peixes a norte do Cabo Espichel. O convite partiu do nosso amigo Marco, grande malha, que tratou de tudo para que tivessemos um grande dia, um grande abraço rapaz.

5 horas da matina e já caminhavamos direitos a Sesimbra para mais uma pesca que nos dá um enorme prazer, é muito fixe estar no mar ainda mais com gente muito boa onda e que tem a mesma forma de ver a pesca desportiva.
Pessoal todo dentro da Embarcação e há que virar a proa para norte e lá vamos nós em mais um passeio aténorte do cabo. Primeiro pesqueiro e vai de lançar a pita para o fundo. Estavamos a pescar a 60 metros e demos com um pouco de aguagem que começa a fazer os primeiros estragos. Ambas as linhas do pessoal que está a bombordo e estibordo começam a trocar ideias no fundo, o que quer dizer trabalho a desenliar a bordo, coisas da pesca.

 








Peixe é que nada, vários iscos no fundo e só pingava Carapau e Cavala, carapaus para o balde e cavalas para iscar a ver se passava algum Besugo perdido, mas nada. Há que dar tempo ao tempo mas ao sentir o toque de fundo e a ausência de andorinhas e taberneiros era sinal que estavamos em fundo maioritariamente de areia e deviamos ter saído de cima da pedra que o Mestre procurava.

Uns metros de cabo e começam a ser sentidos alguns toques mas nada a salientar, a pesca era de espera, o que levava a algumas distrações e peixe só saía a 2 pescadores, a escama estava manhosa e dura de ferrar. Continuava a predominar cavala e alguns carapaus quando o mestre pede para levantar ferro que vamos tomar outro rumo.











O convivio entre todo o pessoal junto à boa disposição da maioria ía atenuando a falta de peixe. Uma das coisas que mais me fez ganhar alguma simpatia por esta embarcação foi a forma como o mestre Fernando e o apoio João Cruz nos recebem e tentam sempre pôr o pessoal a pescar, não tendo qualquer problema em levantar ferro e rumar a outro pesqueiro. Entre mais uma ou outra tantativa e fomos para a Bola Branca, bom pesqueiro, mas o dia não estava para peixe. Foram saíndo alguns exemplares mas nada de salientar, a pesca estava dificil e no final só 3 das 10 pessoas que estavam a pescar tinham peixe, o ataque de cavalas continuava grande e o que ia valendo era um outro carapau pelo meio.

Mesmo sem muito peixe a bordo no final das duas vezes que fomos com esta embarcação, não escondo que todos gostamos de trazer a geleira composta, mas o convivio entre toda esta boa gente atenua em muito a fraca faina, Mas estamos lá na próxima para ver se é dia de malhar.











Não foi possível tirar muitas fotos, ao peixe então tinhamos de abrir o zoom para ver melhor(brincadeira), porque o pessoal estava a tentar safar a pesca mas sempre dá para ilustrar este relato.












O meu amigo Pedro (PJpescador) apanhou 4 Besugos - de salientar um de bom porte - 3 choupas, 2 Fanecas e 19 Carapaus.

A grande malha do Marco fisgou 1 Choupa, 1 besugo e umas quantas Cavalas e mais uns carapaus que não sei ainda o número certo.

O Amigo Ricardo, que se está a iniciar nestas lides e mesmo com alguns enjoos não se nega mas precisa de uma cana mais sensivel para notar os toques do peixe. Estava um dia difícil para quem está a iniciar mas como não desistiu, ainda apanhou uma teca de carapaus e cavalas.

Eu (pesca no prato) apanhei 4 Safias, 5 choupas, 2 fanecas, 1 besugo jeitoso e 6 Carapaus.

O resto dos amigos que compõem os 10 elementos que foram para o mar, foi boa gente que conhecemos na altura mas que é pessoal porreiro, o que resultou num Domingo bem passado, um abraço para todos eles com votos de que seja possível outra pescaria brevemente. À tripulação fica o agradecimento pela forma como somos tratados, eu sinto-me mesmo em casa, um agraço e em breve vamos lá.

Um abraço para todos,
Nuno Fernandes


1 comentário:

Os Pescas disse...

Foi pena o peixe não comparecer, pois dá para notar o quanto foi um convívio bem passado. Há que insistir...
Filipe.