Já faz algum tempo que o pessoal andava a comentar que já era altura de aparecer umas Douradas no "nosso" quintal. Já tinha dito ao meu amigo Pedro que tínhamos de lá ir mas acabamos sempre por ir para outro pesqueiro. Estava, realmente, como vontade de ir até lá visto ser um local que já deu muitas Douradas aos "Os Pescas" e como tinha tido a dica que já andavam por lá, a vontade aumentou. Tentei arranjar companhia para ir mas não encontrei, o que me estava a tirar a vontade de arrancar mas como tinha isco em casa, já com uns dias, resolvi por pernas a caminho e lá vou eu gastar a isco e distrair a cabeça.
Cheguei ao pesqueiro e vi que não estava ninguém a pescar, bem ou não anda ai nada ou então o pessoal não anda virado para estes lados. Com tudo por minha conta, resolvi espetar os tubos no sitio do costume, tive para pousar em outro lado mas era ali que saíam as alegrias e era ali que eu queria ficar. Montei o material com toda a calma pois era eu e a água não havia que ter pressa. Canas montadas e lá vai ferro.
Estava uma tarde calma, eram 16h30 e o mar estava calmo como previsto, o vento era nulo e o sol aquecia entre as nuvens. Os iscos que tinha não davam para muito, deixei a batata em casa e fui de Titas, Casulo e Lingueirão, este ultimo para o caso de andarem por lá uns Sargos.
Está bem está, Sargos nem vê-los e a única coisa que se fazia sentir eram os pequenos toque do peixe pequeno que andava na zona. Bem eu já tinha pouco isco e estes gajos não me largam o anzol. A tarde ia caindo e nada, sabia que tinham lá estado a noite antes sem sair um peixe, o que já me fazia pensar que queres ver que ainda não é desta...
Mais um cigarro e uma das minhas canas dá um valente safanão e fica com a linha laça. arranco em direcção da cana mas já com a desconfiança que não tinha ficado, o que se veio a confirmar. Bem com um toque destes há que redobrar o trabalho pois pode ser sinal de as coisas poderem melhorar de um momento para o outro e foi o que se deu. Agora sim, o carreto está a cantar e é sinal de visita de algo de porte. Peguei na cana e senti aquelas investidas típicas deste peixe que muita luta gosta de dar, há que ter muita calma nesta hora e com o cuidado possível está cá fora.
Que fixe, já é jeitosa, belo bicho, vamos mas é por isco no anzol e vamos mas é buscar outra. Tinha 6 minhocas, o que dava para mais duas iscadas, para alem da que já tinha pronta para lançar, traz, está aberta a época da caça, lá se foi o meu ferro e o que mais me danou foi as duas minhocas que iam no anzol e que já não iam dar frutos. Lá voltei a iscar e passados uns segundos, olha queres ver que é outra, está confirmada só que desta as investidas eram um pouco maiores e deu um pouco mais de trabalho a por a seco. Bem há dias do caraças, agora que está a dar peixe eu só tenho mais uma iscada. Sem isco não se pode fazer pescarias e era tempo de arrumar a tralha e vir para casa com estes 2 belos bichos. Temos de dar continuidade a isto porque não sabemos por quanto tempo estas douradas vão por cá andar.
O material utilizado:
Canas: Olympus Chaparral e Banax Fujika
Carretos: Shimano Ultrega e Banax Poseidon
Iscos: Casulo, Titas, Caranguejo e Lingueirão
Um grande abraço para todos,
Nuno Fernandes (pesca no prato)
7 comentários:
Boas grande Nuno, fico feliz pelas tuas meninas amigo e com toda a certeza vais tirar muitas mais até acabar a época delas no quintal dos pescas..:-)
Um grande abraço companheiro e até breve.
Luis Malabar
Alô Nuno!
É sempre bom ter um quintal para pescar :) e tirar umas boas Douradas como essas, desde já os meus parabéns... essa da batata eu nunca esperimentei, mas ja ouvi dizer k é bom e k só ha ai na vossa zona... no que diz respeito á presença dessas meninas mais uns dias e vão embora, por isso da-lhe forte e feio que eu vou fazer o mesmo :)
Abraço
Olá nuno
quando temos pouco isco é quando o peixe se lembra de aparecer
parabens por essas duas douradas
Parabéns Nuno, belas douradas.
Excelente relato e óptima pescaria!
Pena o isco ter acabado na hora H!
Espero também dar com elas antes que se vão embora ;)
Cumps.
Dário Santos
Mais umas burras. A época tornou a abrir, eh eh eh. E ainda vamos engordar mais um bocado até ao final da época delas. Parabéns pelos bichos Nuno.
Filipe.
Pessoal, obrigado pelos comentários,
Pedro, a batata parece que é um isco
que é apanhado pelos barcos do arrasto, depois alguém se lembrou de usar e tem tido bons resultados.
De resto pessoal, é tentar dar com elas porque a época é de investir, agora não lhes largo o osso. Espero ter a sorte de dar continuação até porque existem lá maiores.
Luís e Filipe, estamos lá.
Um abraço para todos,
Nuno (pesca no prato)
Enviar um comentário