Os nossos amigos

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A história de um polvo de uma raposa e de um coelho

     

              Olá a todos pessoal.....


     Esta história começa quando eu combinei com o meu amigo Valter irmos fazer as duas primeiras horas da vazante até á Lagoa de Albufeira.
    Chegando ao pesqueiro por volta das 20h30 da noite e a viragem era ás 21h, tivemos tempo para nos equiparmos e nos dirigir-mos até ao mar com calma, quando chegamos ao pé da água verificamos que pelos vistos o mar, apesar de ser muito menos do que tem estado ainda continuava ardido, para quem não sabe como observar este fenómeno basta arrastar o pé pela areia para se conseguir vêr pontos que brilham no escuro e que para azar do pescador nunca é bom sinal para o peixe.
    Bem, já que lá estávamos apesar do pouco animo com que ficámos, não havia remédio se não trabalhar um pouco e fazer as duas horas da vazante tal como combinado.
    Escolhemos a amostra e vai de lançar á procura deles, o tempo foi passando até que eu sinto um peso quase morto agarrado á amostra, começo a puxar até que consigo vislumbrar um pequeno polvo agarrado a ela com unhas e dentes....lol....pensei cá para mim....olha agora....por esta não esperava....devias estar cheio de fome...lol...nisto chamo o Valter para vêr e assim que ele chega ao pé de mim, ele tal como eu, desatamo-nos a rir ás gargalhadas e a pensarmos, bem já não sei mais que espécies é que existem que ainda não apanhamos, pois desde Sargos, Salemas, Chocos, lulas e outras espécies afim já vieram parar cá fora...lol.
    Aqui fica uma imagem que vale mais que mil palavras.

                                                                       

                                                                             

     Depois disto como já imaginávamos desde que lá chegamos, nem sequer um toque de escama...:-), foi altura de arrumar a tralha e rumar até ao carro.
     Chegando ao carro, poisamos as canas e parámos para descansar um pouco até que o Valter se vira e diz: queres vêr que a raposa ainda te vêm roubar o Polvo...hahaha..eu viro-me para onde ele estava a olhar e para meu espanto, a raposa estava a cerca de 3 metros de nós. È incrível pensei eu, como é que ela não foge?....de repente estávamos os 3 a olhar uns para os outros a vêr o que cada um fazia...lol...até que eu disse...vou tentar tirar uma foto, fui até á mala, tirei a máquina e quando me volto para lhe tirar uma foto, ela vira-sse de costas andar devagarinho, permitindo-me apenas uma foto e que por sinal já com ela de costas mas ainda muito perto.
    Até ela se afastar, ainda esteve connosco por breves instantes e que para mim foram mágicos, pois nunca tinha estado com nenhuma em Portugal tão perto de mim no seu habitat selvagem. Simplesmente fantástico..:-)
    A foto da lembrança......

                                                                    

      Mas a história ainda não acabou, ainda falta o coelho...lol. Depois de termos arrumado tudo estava na hora de nos fazermos á estrada, entrámos no carro e começámos andar até que passado cerca de 20 minutos, enquanto íamos na conversa, sem darmos conta atravessa-se um coelho na estrada que não deu tempo ao Valter de se desviar, acontecendo a fatalidade do pobre bicho que foi de encontro ao carro e subiu aos céus para ir ter com o seu criador.
     O Valter mal lhe bateu travou o carro e faz marcha atrás até dar com o coelho estendido no alcatrão, saímos do carro e ficamos os dois a olhar para ele até que o Valter se sai com esta : lembras-te de a minha mulher dizer para eu levar picanha para casa em vez de peixe, não é picanha mas anda lá perto...este foi apanhado com uma amostra de uma tonelada.....quando ele acabou de dizer isto foi só rir....lololol...e ele dizia: já não levo grade hoje....lolol....que dia tão estranho o de hoje......lolol......um polvo uma raposa e agora um coelho...lolol....vamos lá vêr até chegarmos a casa o que é que acontece mais....lololol.
    Mas não, não aconteceu mais nada, a noite tinha chegado ao fim sem mais nenhum incidente estranho....lolol
    Há dias assim, em que esperamos uma coisa e sai tudo ao contrário...:-) aqui fica a foto do Valter mais o seu coelho apanhado com uma amostra especial..:-)

                                                                       


       Um grande abraço e até breve

        Luis Malabar

3 comentários:

Os Pescas disse...

Ai ai gradeiro, isso anda tão mal que já te andas a dedicar a caça, lol.

Essa menina raposa é residente do local, todos os anos apanho a bicha, é muito engraçada e sempre a procura que os pescadores lhe dêem algo, ou que ela consiga lhes tirar algo, lol.
Olha foi uma pesca mista...
Abraço.
Filipe.

Dfilp disse...

Muito bom o relato, a situação do polvo, bastante caricata ;) lol

Quanto á raposa, é normal não fugirem. Julgo que pertencem á mesma "familia" das que vivem pelos lados da Serra da Arrábida, que eram raposas de cativeiro e que foram libertadas na serra (julgo que pelo ICN) com o objectivo de combater a "praga" dos coelhos na região. No entanto, apesar de se terem adaptado bem, muitas das vezes preferem aproximar-se dos humanos que muitas vezes lhes dão comida do que caçar coelhos. Já tive oportunidade de ver algumas pela Serra, especialente ao amanhecer é vulgar encontrá-las junto das estradas, o que por vezes (infelizmente) acaba mal.


Abraço.
Dário Santos

Sergio Fernandes disse...

he he foi uma saida muito engraçada
abraço