terça-feira, 8 de novembro de 2011

(Spinning), Bailas a marcar o começo da temporada!

Boas pessoal.....

Desta vez eu e o meu amigo Valter decidimos ir até uma das nossas praias de eleição em busca do que tanto gostamos...labrax´s.
      Visto terem caído as primeiras chuvas de inverno, alterando a temperatura da água e o estado do mar, estava na esperança que finalmente o peixe desse sinal de vida, pois até agora o peixe derivado ao tempo quente que se instalou no nosso pais até ter caído as primeira chuvas, manteve-se sempre ao largo da nossa costa tendo sido capturado apenas pelos pescadores comerciais. Isto sem contar com raras excepções de peixe que encostava um dia num sitio e passado 5 dias noutro.
      A esperança foi renovada e com ela fomos os dois tentar encontrar os primeiros que começam a patrulhar a nossa costa para se alimentarem antes da fatídica desova.
      Chegamos á praia por volta das 5h da tarde para fazer as duas primeiras horas da vazante, pois naquele local são as melhores horas para se pescar.
      Estava na hora, escolhemos cada um a sua amostra, sempre diferentes uma da outra para tentar descobrir o que lhes estava apetecer comer nesse dia e começamos a pescar. Vai de lançar e lançar até que o Valter têm o primeiro ataque na sua duo....ataque enérgico mas facilmente dava para perceber que era pequeno. A primeira baila a sair, e com ela um sorriso nos nossos rostos pois não nos tínhamos enganado, o peixe estava a dar sinal ao fim de tanto tempo.
     Logo de seguida decidi colocar uma amostra branca com o dorso amarelo quase esverdeado que tanto gostam as bailas e isto porquê?, porque para quem não sabe o alevim que elas tanto gostam quando nasce é esbranquiçado, é essa a razão, simplesmente independente da amostra o que interessa é que o tom principal seja branco. Nisto  vai de lançar....lançar....até que...já está...outra baila e esta um pouco maior....tiro-a para fora.
     Estava a guardar o meu peixe quando o Valter ferra a segunda....finalmente começam aparecer pensei eu para comigo, já não era sem tempo...lol.
     Enquanto o Valter tira a dele para fora eu lanço e deixo a amostra a trabalhar na aguagem sem corricar quando....outra se ferra....ainda longe de mim mas sem escapatória, trago-a até mim e guardo-a. Não eram robalos mas era um grande augúrio pois as bailas geralmente são as primeiras a dar sinal antes dos robalos encostarem na nossa costa pois elas são a linha da frente dos Labrax´s.
    Continuamos a spinnar mas sem sentir mais nada, não faz mal Valter, hoje temos que nos dar por contentes não pelo peixe mas pelo que ele representa..:-) O inicio.
    Posso dizer que foram 2 horas bem passadas na companhia do meu amigo Valter á pesca, sempre a rir como é de costume.
    Deixo aqui uma foto de duas bailas que apanhamos e que por sinal já tinham um tamanho considerável para Baila.

Um grande abraço a todos e até breve