Os nossos amigos

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Spinning com lastradas, 2 recorde a cair


Já ia algum tempo desde a minha última investida ao Spinning e no passado dia 1 resolvi ir matar saudades. Conforme combinado no dia anterior, ás 5 da manha já estava equipado para mais um amanhecer na companhia dos meus amigos Luís e Valter. As condições climatéricas eram propícias a um dia quase perfeito e o local escolhido foi a zona das Bicas, pois é um lugar que nos traz excelentes recordações e que por vezes nos proporciona excelentes capturas.


Já o relógio batia nas 6h quando chegámos ao pesqueiro, era tempo de nos fazermos ao caminho e pôr as nossas “batutas” a trabalhar.

A nossa 1ª opção foi as amostras brancas pois este local é rico em Bailas e como já pudemos comprovar em investidas anteriores elas andando lá as amostras brancas são quase imbatíveis, mas após algum tempo de insistência nesta tonalidade e sem ter qualquer resultado decidimos alterar a estratégia e experimentar outro tipo de amostras.

O mar apresentava-se “rijo” e o espumão que tínhamos á nossa frente tinha tudo para nos proporcionar verdadeiros momentos de puro prazer, era altura de por a funcionar as amostras lastradas pois os cabeços estavam longe e nada melhor como testá-las nestas condições.

As amostras lastradas foram experimentadas com vários pesos (com estanho de 1.2 e 2mm e com 3 e 6 gr por fateixa) e vieram a comprovar que a nível de lançamento fazem muita diferença pois sem este tipo de alteração seria impossível chegar ao local aonde eles poderiam andar.

As amostras escolhidas para tentarmos safar a “grade” foram amostras de tons garridos (laranjas, verdes e amarelos) que vieram a dar bons resultados e boas capturas.

O 1º Labrax a sair foi um Robalo kileiro que se atirou a uma amostra de tons laranja e que proporcionou o 1º momento do dia, foi um peixe que não deu muita luta mas que foi ferrado por detrás da vaga (foi tirado com uma amostra lastrada com estanho).

Logo de seguida efetuo outra ferragem, mais um Robalo Kileiro mas que desta vez teve mais sorte do que o anterior pois conseguiu-se desferrar na escoa.

Como era de esperar a adrenalina disparou e o ânimo aumentou pois o peixe estava presente e pronto a colaborar.

Avançámos um pouco no terreno e o Valter efectua mais uma ferragem, mais um Labrax kileiro que foi posto em seco com facilidade (amostra lastrada da duo com 4 gramas e meia), só faltava o Luís desgradar o que aconteceu com alguma rapidez pois logo de seguida ferra outro Labrax, desta vez um peixe nervoso e que fez o drag do Stella trabalhar, um peixe a rondar o 1.800 gr o que ainda nos animou mais pois a “bitola” estava subir (amostra lastrada com 6 gr), de seguida foi a minha vez de ferrar peixe, uma Baila a rondar as 700gr que veio para seco com a maior das facilidades pois a “luta” dada foi praticamente nula.

Não eram grandes exemplares os peixes que tínhamos capturado mas para os dias que correm e com a escassez de peixe que tem andando para estes lados, poderia-se considerar uma boa pescaria pois em menos de 1h30 tínhamos efetuado 5 ferragens, 4 delas que deram em captura.

Mas a manha ainda ia a meio e a vontade de continuar era muita, decidimos então ir um pouco mais á frente tentar a nossa sorte, o que se veio a provar ser uma boa opção.

.Como o saco que existia para transportar o peixe era só um, tive a ”triste” ideia (e já vão perceber porque !!!)  de dizer que quem o carregava era o pescador que tinha efetuado a maior captura, neste caso o Luís.

Chegados ao local escolhido ao 1º lançamento que faço efetuo outra ferragem, mais um Labrax kileiro que veio para junto dos outros e que veio ainda mais aumentar a vontade de continuar.

O Valter em tom de brincadeira já dizia “ – Vais a pé!!! Estás com a leitosa toda!!!!!....

    E realmente á dias assim, o melhor ainda estava para vir, após mais alguns lançamentos, sinto uma ferragem simplesmente brutal, cana dobrada e drag a trabalhar, senti rapidamente que era um Labrax de bom porte, agora era altura de ter calma e trabalhar o peixe da melhor forma, tentar cansá-lo e pô-lo a seco era o meu objectivo, rapidamente eles se dirigiram para junto de mim para dar toda a ajuda necessária pois como disse anteriormente o mar apresentava-se rijo e com uma escoa bastante forte, ao fim de alguns minutos e aproveitando a ajuda do mar o “ bebé “ foi posto a seco ao qual o Luís rapidamente lhe jogou a mão e o trouxe para junto de nós ( amostra lastrada com estanho ).


Era um bonito exemplar, o meu recorde pessoal tinha sido batido, 5.786 gr era o peso deste Labrax.

Tinha chegado ao fim aquilo que julgo ser um dia perfeito para o Spinning, mar mexido com espumão, sem vento, sem aguagem, aguas tapadas qb, céu encoberto, temperatura agradável para esta altura e acima de tudo peixe com vontade de colaborar, o que mais podíamos querer???

Serviu também para tirar uma conclusão do “ quitanço” das amostras o qual se veio a verificar que em dias como o que tivemos pela frente faz toda a diferença, pois permite-nos efetuar lançamentos muito mais longos e que também faz com que consígamos pescar numa camada de água mais funda.

Agora só faltava transportar todo este peixe o que me calhou a mim, pois com a tal “ideia triste” acabei por ser eu o “sacrificado”.


Resumindo foi o inicio de uma época que não podia ter começado de melhor maneira, pois na minha conta pessoal contabilizei 3 Labrax e uma Baila  e que na totalidade dos 3 contabilizámos 5 Labrax´s e uma Baila que deram de peso total 11.800gr.

Foi um amanhecer de dia excelente na companhia de 2 bons amigos que espero ter como companheiros de pesca por muitos e bons anos, para os dois um grande abraço e um muito obrigado pela ajuda no transporte dos “ bebés”.



Material utilizado:

Canas :     Shimano Diaflash 3.00, Shimano Lesath 3.30, Shimano Speedmaster 3.60

Carretos:  Shimano Symetre 4000 FJ, Shimano Stella 5000 SW, Shimano Twin Power     
                   4000 SWA

Linha :      Power Pro 0.19, Sufix 832 0.24

Amostra :  Lucky Craft 130 MR, Duo Tide Minnow 175


Um abraço,

Pedro ( PJPescador )

13 comentários:

carekaPT disse...

Muito bem! Se isto fosse o Facebook fazia um like! :P

Pedro Nunes disse...

Boas!
Um record é sempre um record, dá-nos mais animo para ir a pesca, foi um belo peixe, fez me lembrar o ultimo k apanhei k já la vão uns meses...
Voces fizeram uma boa pesca, vamos ver se o peixe este inverno colabora.
Um abraço e parabéns

Matos disse...

Boas pessoal da pesada,

grande relato sim senhor ;)

Agora já sabes a dica, dizes sempre mas não te podes esquecer que quem apanhar o maior exemplar carrega o saco ! ! ! hehehehe

Bonita foto... este exemplares ficam bem de qualquer maneira hehehe

A mim na me calha nada!...

Grd abr, Matos

Matos disse...

Boas outra vez,

só uma perguntinha:

qual dessas 3 canas tirou o Borrego ?

Abr, Matos

José Pedro Cruz disse...

Boas Pedro (PJPescador)!
Bonito relato e bonitos peixes!
Parabéns pelo recorde.

Deixaram-me ainda com mais vontade de experimentar as amostras lastradas! Mas esse pesqueiro onde usaram as vossas é tod em areia ou é fundo misto? É que na foto parece só areia e aqui no Norte é só calhau nos pesqueiros que frequento habitualmente...

Fico à espera de mais relatos com esta qualiadade.
Abraço!

Os Pescas disse...

O Pedro anda sem p.c.(avaria), eu respondo no que puder.

Este local é de fundo arenoso, com pequenas pedras soltas...
Mas, o nós tanto as usamos em pontão como em zonas de pedra, há que encontrar o meio termo.
A cana que apanhou o maior foi a Diaflash.
Filipe.

Os Pescas disse...

Boas Pessoal....


E verdade amigos, rico dia de pesca que foi, condições perfeitas para o peixe, fico muito feliz pelo Pedro e espero que ele ainda este inverno bata outra vez o seu recorde...:-)
Em relação as amostras lastradas, só vos posso dizer que desde que mostrei ao Pedro, filipe, e Palma como as fazer e a diferença que faz na pesca eles nunca mais pescaram sem estarem modificadas....lolol
Para quem pesca em zona com muita pedra basta elevar a cana até arranjarmos um equilibrio para as podermos trabalhar sem elas prenderem, agora é uma questão de experimentarem.
Em relação aos robalos, eles todos os anos apareçem primeiro na costa oeste a sul de Lisboa, depois centro e por ultimo na costa oeste Norte, sempre de Sul para Norte, agora o porquê não faço a minima, pois antes de capturarmos peixe na Nossa Zona posso dizer que primeiro deram mais a sul.
Estou a falar nas arribações de robalos que dão todos os anos á nossa costa para desovar e não de casos isolados de capturas no País.
Os companheiros da Zona Norte infelizmente a meu vêr ainda vão ter que esperar mais um pouco para os capturarem mas quando derem conta vão ter as canas dobradas e drag´s a cantar..:-).
Um grande abraço pessoal


Luis Malabar

calhau da calçada disse...

Eu bem disse que iam aparecer por aqui uns robalos!
Malta vocês dão-me pica para ir atrás deles.
Pedro acho que vou ficar com a tal vara que te falei...
Luis atenderes o telefone tá quieto...
Filipe falta o teu robalo da temporada, também não deve tardar...

Enfim...alta pescaria pessoal, de sonho mesmo!
Temos que combinar qualquer coisa pelos nossos quintais.

Grande abraço

Rui Louraça

Os Pescas disse...

Pois Rui, mas para isso tenho que lá ir... Tem sido complicado, mas não tenho pressa...
Havemos de lá ir um dia destes, Quita as amostras malandro, que vai te fazer falta. Filipe.

Os Pescas disse...

Boas Rui, o pedro disse-me que tinhas tentado ligar mas não tinha nenhuma chamada no tele amigo.
Assim que der para pescar dou-te um toque ou então quando for à espingardaria da torre ok.
Um grande abraço companheiro e este inverno vais vêr que vais apanhar um sr tarolo...:-)


Luis Malabar

Tasko disse...

ESPETACULAR!!!!
No tempo que corre é sem dúvida uma excelente pesca!!!!
Cumprimentos

Os Pescas disse...

Mais uma pescaria em grande a ilustrar um bom relato, tenho de salientar o recorde pessoal que o Gradeiro bateu, sem duvida um belo peixe, parece que também está a querer abrir o livro, eheheh.
Bem está visto que o pessoal do plástico não perdoa

Grande abraço.

Nuno Fernandes

Os Pescas disse...

Desde ja um mt obrigado a todos.
Tenho andado um pouco afastado por motivos informaticos mas em breve voltarei á ação.
foi sem duvida mais um bom momento, quem sabe o 1º de mts este ano!!!
Granda moral!!!lololol
Um abraço para todos.
Pedro ( PJPescador)