Os nossos amigos

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

( Spinning) Eles chegaram......zzzzzzzzzzzzzzzzzz

 
                  Boas Pessoal......


     Esta historia começa assim....com uma triste ideia de ir fazer spinning de noite  para um pesqueiro baixo mas com pedras altas, com mar de enchio e o mais importante sem companheiro numa zona que não aconselho a ninguém por ser perigoso....lol...companheiro é imprescindível para estes sítios, ainda para mais tinha a perfeita noção que a probabilidade de dar com o peixe era muita...até cheguei a dizer no dia anterior ao meu amigo Filipe e Pedro aonde é que poderia se capturar peixe, o que no dia a seguir se veio confirmar.
     Assim foi, liguei para eles para saber se queriam vir comigo e ninguém podia, pois bem seja o que Deus quiser..lol.
     Sai do trabalho ás 23h 30, fui a casa comer alguma coisa, arrumei o material  e lá fui eu à minha pesca.
     Chegando ao pesqueiro equipei-me e fui para o pesqueiro, enquanto ia andar reparei que não havia viva alma á pesca...bem estou mesmo a ver que hoje vai ser um dia daqueles que eu vou sofrer...lol.
     Olhei para a primeira zona de pedra e não dava ainda para pescar lá pois estava perto da praia mar e o mar estava de enchio lavando as pedras de vez enquanto. Bem aqui não dá para pescar agora mas vai dar quando ela vazar.....sendo assim vou ficar já aqui nesta pedra alta...
     E lá fui eu a pensar......se dou com eles aqui sozinho vai ser uma carga de trabalhos, pois para a direita, a ideia de eles lá estarem ainda era maior derivado ao terreno do pesqueiro.
     O mar ali também se fazia sentir lavando as pedras com força mas dava perfeitamente para pescar visto estar a 3 metros de altura da água e a vaga rebentava um pouco afastada de onde eu estava.
     Escolhi uma amostra e comecei a trabalhar....e vai de lançar....lançar.....sempre mudando de pedra até chegar o mais à esquerda possível, sempre sem sentir nada.
     Chegando à zona mais á esquerda reparei que o mar tinha partido parte da pedra que se encontrava á frente do mesmo, dava para pescar mas que não dava para tirar nenhum lá de baixo, logo volta para trás e desta vez vou começar para a direita de onde eu estava pois ela já levava hora e meia de vazante e já dava para ir para onde eu achava que poderia estar o peixe.
    O mar estava um espanto e tinha toda a convicção que a todo o momento ia levar uma porrada daquelas.
    Posso dizer que demorei ainda algum tempo para arranjar uma pedra alta mais para a direita de onde eu estava para poder trabalhar sem ter que levar banho, assim que consegui lancei........a amostra caiu bem longe, fechei a asa de cesto dei 3 maniveladas e já está........pancada seca e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.......zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...........um tarolo daqueles e eu a pensar.....agora é que vão ser elas....lol.....neste caso o melhor é perceber primeiro o que é que o peixe faz, para onde é que quer ir, pois pode ir para onde eu quero que ele vá, que era para a esquerda. Caso não fosse para a esquerda para tentar o encalhar, ai sim ele teria que sucumbir fora de onde eu estava até o trazer até mim pois visto a ultima solução ser a pior, podia se dizer que era a unica.
     O peixe depois de fazer uns arranques ficou à tona de água ao sabor do mar a dar à barbatana caudal a fazer um estardalhaço à tona... deixa-te estar enquanto eu vou para a esquerda e já te puxo pois assim que lá estiver vamos falar os dois.
     Eu regulo o drag e começo a andar rápido a saltar de pedra em pedra quando de repente sinto uma nova direcção na cana, olho para trás e o pior estava ele a fazer......em direcção ás pedras aonde eu estava......merda....volto para trás sempre a enrolar para não folgar até que o mar encosta-o ás pedras......grande merda de cenário......e agora????
     Era eu a olhar para uma fêmea entre 6 a 7 quilos já cansada mas ainda com vida e ela a olhar para mim quem sabe a pensar....e agora???? como é que achas que eu vou parar ai a cima.....lol.
     Nunca tinha visto nada assim, a minha amostra de 175 apenas lhe via a cabeça a sair da entrada do esófago dela. Bem.....ir ai a baixo não dá por causa do mar por isso vou tentar guiar-te até te conseguir encalhar numa pedra melhor para te ir buscar.
     Mas a minha esperança era em vão, o mar e as vagas não deixavam guiar o peixe e a vara mais nada podia fazer perante tal peso, já ela fazia um U e apenas lhe conseguia levantar a cabeça....pensei para comigo..porque é que eu não trouxe a outra vara???....agora aguenta-te. Resumindo, após várias tentativas com a ponteira 0.43 a roçar e muito nas pedras mais o multi 0.24, ela acabou por se partir, indo o peixe com o mar.....F......MERDA......com muita tristeza minha ela inevitavelmente iria acabar por morrer e não merecia desta forma.
    Continuando faço outra ponteira, nova amostra e lanço.......duas maniveladas e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz..........zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz........outro tarolo, nova tentativa de o levar para a esquerda e novamente ele nas pedras como o outro, este era peixe para 4 a 5 quilos e trazia apenas dois anzóis da fateixa do rabo na boca, do mal o menos. Apenas me resta uma alternativa agarrar na linha à mão e puxar-te para fora....aliviei a cana para agarrar na linha, dei três voltas com a mão e vai de puxar com um braço para fora, começo a levantar e consigo-o tirar da água a uma altura de metro e meio até que vêm uma vaga e agarra no peixe contra as pedras fazendo um peso enorme e que se não fosse as luvas de certeza que o multi ao deslizar na minha mão a cortaria....senti a deslizar até que rebentou.......AI O C........lolol.....peixe ao mar lá vou eu...lol

     Outra tentativa, nova ponteira, nova amostra e vai de lançar........5 maniveladas e zzzzzzzzzzzzzzzzzz...........zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz......há este já é mais pequeno e este vêm a reboque, dizia eu já a deitar fumo pelas narinas, assim que chegou ao pé de mim não estive de modas, vai de fechar o drag e a cana que aguente....ai vai.... o primeiro cá fora em cima da pedra...estava a vêr que nem um tirava, assim já não perdi tudo.
     Outro lançamento e......zzzzzzzzz.......zzzzzzzzzzz ...outro pequeno.....eu hoje já só quero destes que chega muito bem...lol...puxei-o até mim e vai de tirá-lo dentro de água.
     A seguir voltei a fazer mais alguns lançamentos mas sem sucesso nenhum, obrigado com tanto barulho que os outros dois fizeram lá se foi o peixe e uma grande noite de pesca. Não deixou de ser, mas podia ter sido melhor..:-)
     Assim foi mais uma jornada de spinning contabilizando duas capturas com 3 e 2 quilos e para a próxima vez pode ser que seja diferente.....
     Por ultimo quero salientar, que estes dois Labrax´s foram os primeiros peixes grandes que conseguiram fugir, e o que mais me custa não é que o maior tenha fugido, mas sim saber, que aquela grande e magnifica Labrax com toda a certeza não irá sobreviver e o pior.... eu contribui para que isso acontecesse pois não fui capaz de fazer melhor.
     Acreditem que já passou alguns dias e ainda não me saiu da cabeça o que aconteceu.....
     Aqui fica uma foto dos dois meninos já em casa tirados a ferro e fogo..:-)...



  Um grande abraço e até breve companheiros

     Luís Malabar

Material: Shimano Lesath 3,30 e Shimano Stella SW 5000. Amostras da Lucky craft e da Duo Lures , Linha multifilar 0.24 da Sufix 836 com ponteira 0.43 Seagur FXR.

9 comentários:

calhau da calçada disse...

Porra Luis o relato está sentido...
Deixa amigo, pode ser que o bicho se consiga livrar da amostra e ainda se tenha orientado...
De qualquer forma e sem pensar em tristezas, mais uma vez estás de parabéns.

Vir até este blog é obrigatório para quem gosta de pesca.

Grande abraço
Rui Louraça

Anónimo disse...

Olá Luis,

Foi realmente pena o que aconteceu ao tarolo ou tarola,mas pode ser que se safe desta!
Parabéns pelos 2 belos labrax's que conseguiste enganar .

Abraço
Rui Urubu

Matos disse...

Boas Luis,

grande relato ;)

É assim, uns vão outros ficam... eu até estou a imaginar a percentagem de adrenalina que devias ter a circular no corpo naqueles momentos...hehehe

Grande aventura !

Realmente uma pena o que aconteceu aos 2 que fugiram... é assim a vida ;)

Abr, Matos

Os Pescas disse...

Bem, eu como é óbvio já conhecia as peripécias dessa noite. Parabéns pelos exemplares e da próxima vais conseguir ser melhor...
Sei bem o quanto é complicado estar sozinho em zonas com muita aguagem e com um bom peixe agarrado.
Bom relato. Abraço.
Filipe.

Marco Oliveira Baptista disse...

Não me canso de ler os teus relatos, cheios de brisa do mar fazendo com que me sinta a pesca Luis os meus parabéns. Seria um prazer pescar a teu lado um dia !

abraço e continua o bom hobbie

Os Pescas disse...

Pois é amigo, há dias assim, o que vale é saber que não desistes por nada e estou certo que outros maiores estão por vir. Gostei do relato, consegues transmitir o que viveste nesses momentos, sempre a partilhar.

Nuno Fernandes

Unknown disse...

Realmente que pena, não ele se ter soltado mas sim o vir a morrer com a amostra no bucho.
tambem ja me aconteçeu o mesmo pelos mesmos motivos, o que me levou a dicidir não voltar a pescar sozinho em condições difiçeis de sacar o peixe
Abraços
HS

Sergio Fernandes disse...

he he he eles andam ai
andam andam
á noite sozinho a saltar de pedra em pedra com mar grande ,só um predador é que faz isso
foi a sensação que tive ao ler o teu relato

manda mais Luis

Os Pescas disse...

Boas pessoal, quero agradecer a todos os companheiros de pesca pelos comentários expressos.
Foi realmente, para mim bastante triste parte deste episódio e ao mesmo tempo cheio de adrenalina...:-)
È com todo o gosto com que escrevo estes relatos pessoal, e terei todo o gosto em combinar uma pesca de spinning para nos conhecermos e rirmo-nos com as aventuras uns dos outros..:-)
Um grande abraço pessoal e más pescas..:-)

Luis Malabar