Os nossos amigos

sábado, 24 de março de 2012

Filete de Baila à Provence


Por um destes  dias de pesca uma das capturas foi uma Baila, como não era muito grande resolvi cozinhá-la da forma diferente do habitual.
Como anda muito na moda os novos tipos de cozinha, resolvi tentar fazer uma espécie de prato "gourmet", claro que não passou de uma experiência mas que no fim teve um resultado bastante agradável ao paladar.
Aqui fica a receita para poderem experimentar.

Ingredientes :

- 1 Baila.( 25 / 30 cm )
- nós moscada
- pimenta
- alho
- ervas de Provence
- sal
- azeite



Preparação:

Para iniciarmos a nossa receita, devemos amanhar o peixe de forma a retiramos todas as escamas e barbatanas. De seguida abrimos a barriga e retiramos tudo o que se encontra lá dentro de forma a deixarmos o interior do peixe o mais limpo possível.
Já com esta "operação" efetuada, passamos para o próximo passo que é retirarmos os filetes do peixe. Com uma faca de filete começamos por abrir um corte no dorso e ao longo de todo o comprimento do peixe, de seguida e com algum cuidado, tentamos levar sempre a nossa faca junto á espinha para aproveitar o máximo de peixe possível de forma a conseguir tirar o filete inteiro, iremos fazer a mesma coisa do outro lado do peixe.
Já com o peixe separado em dois filetes, chegou a altura de os temperar.



Confeção :

Colocamos os dois filetes num prato e temperamos com umas pedras de sal, um pouco de pimenta e um pouco de ervas de Provence.



Enquanto deixamos os nossos filetes a ganhar aromas, colocamos uma frigideira ao lume com um pouco de azeite , alho picado, 1 folha de louro e uns "pózinhos" de noz moscada, quando observarmos que o azeite está a começar a ferver apagamos o lume e deixamos o azeite repousar durante 10/15 mn.
Passado os 15 mn voltamos a acender o lume da nossa frigideira e deixamos o azeite levantar de novo fervura e quando os alhos começarem a ficar "louros" colocamos os nossos filetes  com a pele virada para baixo. Quando o peixe começar a ficar com uma cor esbranquiçada, devemos virá-lo e deixamos cozinhar mais um pouco ( aconselho apenas 2 a 3 minutos na frigideira pois não queremos tornar o nosso peixe seco de forma a perder todos os seus "sucos" ).

Aspecto final :

Para acompanhar este prato aconselho uma batata cozida com casca e uma salada de cenoura e alface.
Para beber um bom vinho branco, bem fresquinho ! 



Espero que tenha gostado ou pelo menos aguçado o apetite, como é óbvio a apresentação do prato nada tem de gourmet mas  aquilo que posso garantir é que é bastante saboroso e é também  mais uma forma de fugir ao tradicional peixe assado ou cozido que normalmente optamos por fazer, acreditem que se fosse servido de uma forma original com todo aquele trabalho artistico que fazem na decoração dos pratos isto seria uma verdadeira iguaria de qualquer deus grego!!!

Um abraço,
Pedro ( PJPescador )



5 comentários:

Pedro Nunes disse...

Boas Pedro!
Embora não seja adepto dessas modernices de gourmet e coisas desse género confesso que tem bom aspecto..
Talvez um dia destes experimento para desenjoar as outras maneiras de cozinhar peixe...
Um abraço e obrigado pela dica.

José Pedro Cruz disse...

Por acaso, como bom Português que sou, gosto muito da qualidade aliada à quantidade! LOL Por isso, tal como o Pedro Nunes, não sou muito de modas Gourmet... mas que os olhos também comem, lá isso comem!
Essa baila ficou com um aspecto divinal... acredito que o sabor tenha sido uma "agradável surpresa", mas eu também comi um pouco com os olhos!

Abração e boas pescas!

calhau da calçada disse...

Grande Pedro!
Tenho saudades de ir à pesca contigo pá!
Nem que seja no pântano...
Grande abraço

Rui Louraça

Apneialusa disse...

Ja me estou aqui a babar :)
Costumo fazer assim desse modo temperadas com sal, limão e uma pincelada com massa de alho... Catano, 'tou capaz de voltar para a cozinha, pra fazer o mesmo com umas postas de robalito :P

Abraço e bons troféus!

Os Pescas disse...

Belo petisco, tem toda a pinta de um bom prato. Tenho de ver como é.

Abraço

Nuno