Os nossos amigos

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Urfes, como fazer ?

Nos dias de hoje são inúmeros os acessórios que os pescadores têm ao seu dispor para usar durante uma jornada de surfcasting.
Um desses acessórios é a URFE e desta vez vamos mostrar como se faz, é um acessório que cada vez mais está na moda a sua utilização  e que pode fazer a diferença entre conseguir pescar num mar difícil ou passar uma jornada inteira a desenrolar o nosso estrálho.
Embora existam á venda em quase todas as lojas de pesca, pessoalmente acho que a dimensão das que são comercializadas por algumas marcas são demasiado pequenas , o que não quer dizer que não sejam boas mas por experiência própria e após vários testes cheguei á conclusão que  se a sua dimensão for maior vai-me permitir pescar em mares mais fortes pois mesmo que a nossa chumbada esteja a arear a haste da nossa urfe estará sempre desenterrada o que irá fazer com que o nosso estrálho esteja a trabalhar na perfeição.

Material a utilizar :

  • vareta de inox ou árgon
  • manga  termo-retráctil
  • destrocedores
  • clip
  • alicate universal
  • alicate de pontas redondas
  • alicate de corte


1º passo

Da nossa vareta de inox vamos cortar um pedaço com 20 cm e de seguida, com a ajuda do alicate de pontas redondas, vamos fazer o olhal aonde vamos inserir o nosso destrocedor .


De seguida com a ajuda do alicate universal fechamos o olhal que irá ficar com o seguinte aspeto.


Após termos o nosso olhal fechado, vamos cortar um pouco de manga termoretrátil e vamos dar o acabamento de forma a ficar bem ajustado. No caso do destrocedor se danificar basta cortar a manga e inserir um novo



2º passo

Depois de ter um dos lados da urfe finalizado, de seguida inserimos um destrocedor que irá correr ao longo da mesma.



De seguida voltamos a cortar mais um pouco de manga termoretrátil , e colocamos na nossa urfe. Devemos de o fazer nesta altura porque depois de fazermos o outro olhal já não vai ser possível introduzir a manga.






Do outro lado da nossa urfe, vamos efectuar novamente um olhal tendo desta vez a atenção de fazer a haste do mesmo um pouco mais comprida, pois é o lado que irá exercer mais força devido a levar o peso da chumbada.  


Depois fazemos o acabamento com a manga.


3º passo

Após termos a nossa urfe com os dois olhais finalizados, é altura de darmos o acabamento final com a ajuda de um x.acto, consiste em aparar as mangas de forma a ficarem simétricas.


O aspeto final


Isto é apenas mais uma ideia que vos deixo aqui para por em prática naqueles dias em que não podemos ir ao mar, espero que tenham gostado.

Os Pescas

12 comentários:

O Bravo da Costa disse...

bom dia onde se compra essas varetas de inox

carekaPT disse...

Deixo aqui um vídeo amador
http://vimeo.com/25399455

O Bravo da Costa disse...

bom dia onde compra essas varetas de inox? e a chumbada fica no destrocedor maior certo.e o estralho fica no destrocedor que corre é isso peço desculpa mas sou novo neste tipo de pesca

carekaPT disse...

Deixo aqui um video amador:
http://vimeo.com/25399455

José Pedro Cruz disse...

Nunca tinha ouvido falar de urfes, mas a ideia parece-me porreira. Aconselham o seu uso em mares fortes e fundos de areia, é isso?

Os Pescas disse...

Parabéns pelo artigo, está muito bom.
Gostei muito e é a prova que tens mais qualidade do que a que demonstras por vezes. Tens é que acreditar em ti. És um belíssimo pescador puto.
Abraço Filipe.

Sergio Fernandes disse...

Obrigado pela partilha
Gostei e vou experimentar
abraço

Pedro Franco disse...

Boas pessoal mais um bom artigo onde fica bem esplicado a como realizar todos os passos para realizar esta bricolage.
Abraços

Os Pescas disse...

Oi malta

Obrigado pelos comentários, achei que era uma dica interessante compartilhar a construção destes acessórios com todos os leitores.

Bravo da costa
Estas varetas são um pouco dificeis de arranjar, pois só quem trabalha com elas as arranja com facilidade, o que podes fazer é comprar eléctrodos de inox resulta da mesma forma e arranjas com mais facilidade.Quanto ao resto da questão que pões é exactamente como disseste.

José Pedro

Grande amigão, nós utilizamos este tipo de urfes nos dias em que o mar está bastante rijo pois permite que o estralho trabalhe na perfeição, quanto ao seu uso é apenas para fundos de areia.

Filipe

Por vezes a cabeça nas nos deixa pensar, agora as coisas estão melhores e já se vai fazendo umas coisas. Quanto ao facto de ser um belíssimo pescador, obrigado pelo elogio mas são as noites que passamos em busca do tal troféu que nos fazem aprender a ser cada vez melhores, sabes perfeitamente do que falo pois participas em grande parte delas.
São voçês todos, os meus companheiros de faina, é com voçês que aprendo, ensino, opino sobre esta nossa paixão.

Pedro Franco

Ainda bem que gostaste, o intuito é esse mesmo, partilhar o que sabemos sem segredos e de uma forma simples para que todos percebam.

Um abraço,
Pedro PJPescador

Os Pescas disse...

Bem trabalhado, o rapaz realmente é bom nestas coisas. Sem duvida um bom utensílio para os dias mais difíceis. Mais uma boa partilha para ajudar a malta.

Vai mas é à pesca, Gradeiro
Um abraço!
Nuno

Guilherme Alexandre disse...

Eu consegui arranjar varetas de 1.6mm. e já fiz algumas urfes, não me parece serem muito pesadas e os destorcedores trabalham bem. o que acha??

Os Pescas disse...

Sim, 1,6 é bom, já tem resistê4ncia suficiente.
Abraço.