Os nossos amigos

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Corvinas no Algarve


Por estes dias, fui para o Algarve em missão de passear a minha avó e de tratar de uns assuntos pendentes, aproveitei e levei o arsenal de pesca, como qualquer bom pescador o faria. Não dá para ir a qualquer lado e não levar a trouxa toda atrás.

Cheguei pela tarde a terras Algarvias, arrumei as coisas e fui fazer o fim de tarde a Praia do Molhe em Ferragudo, recentemente tinha adquirido uns vinis para as corvinas para ir ao Tejo com umas cores fortes e garridas e fiquei na duvida se resultavam no Molhe pois as águas estavam claras . Mas já que estava lá nada como as pôr de molho…

Lançamento atrás de lançamento, a troca de vinis era constante e nada nem um toque, esperei um pouco para descansar e renovar a motivação e tentei novamente e  é aqui que cravo a primeira corvina que pouca ou quase nenhuma luta deu embora não fosse um peixe muito pequeno.
 Mais uns tantos lançamentos e a 2ª já deu mais luta que deu para ficar animado com o cantar do carreto que nos faz sempre sorrir e renovar motivações, no total as duas acusaram 4.912kg, infelizmente não tirei fotos porque não levei máquina e com telemóvel avariado não pude registar.

Empolgado fui todas as manhãs e alguns fins de tarde mas voltava sempre da mesma maneira que fui… sem peixe , na ultima noite cansado e sem esperança nenhuma e como não havia sinal de nenhum peixe, só piorava a situação mas sem aviso o carreto ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, cana vergada e a luta começa, era só linha e mais linha, finalmente uma grande luta, finalmente ia passar bons momentos, e ali durante uns minutos numa canita de spinning curti bastante, diverti-me como uma criança a quem lhe deram um doce.
Mais um bocado e estava nas pedras e foi a minha “grande” corvina 5,200kg. Para mim que foi a maior e que me deu já muita luta, foi muito bom.
Fui para casa e jantei, e de seguida cama queria ir ainda de madrugada novamente antes de rumar a Lisboa.
Chego ao Molhe escolho a pedra e no primeiro lançamento foi logo o tal barulho ZZZzzzzzzzzzzzzZZZZZzzzzzzzzzz  mais uma que dava luta, mais uma para me dar grandes momentos de prazer, mais uma boa corvina, e passados uns minutos já cá fora era do mesmo lote da que tinha apanhado horas antes, estava finalmente a dar com elas. Ponho-a no saco e começo novamente a pescar e mais uma vez zzzzzzzzzZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzz, esta foi a que deu mais luta porque decidiu afundar e como de início não a contrariei ela seguiu a direito e sem nada prever começa a ir para a ponta do molhe onde estava o maior amontoado de pedras, e quando reparo nisso toca  a dar à manivela que nem um doido para conseguir ter sempre a linha esticada, e por momentos estava a ver que ela ia conseguir se safar, mas lá consegui contornar a situação e com jeitinho trouxe-a até perto de mim e coloquei-a  dentro do chalavar, e com aquela adrenalina característica de quem apanha um bom peixe, voltei para a ação e novamente e logo de seguida zzzzzzzzzzzzzZZZZZZzzzzzz mais uma corvina.
Nestes dias de pesca em que me inicei nas lides dos vinis à corvina, bati o meu recorde do tamanho de uma corvina e do total de quilos de peixe num dia.

 Ao arrumar o material deparo-me um casal de velhotes muito simpáticos e bastante curiosos , fizeram N perguntas e contaram-me que o seu neto também pescava mas fazia Big Game no Canadá, passei um bom bocado a falar com eles contaram-me que gostaram muito de Portugal que já estavam em Portugal fazia um mês e que tinham começado no Norte e acabaram no Algarve que agora a vida deles reformados era viajar e conhecer o máximo possível de países antes que a idade pregasse partidas, reparei que traziam uma máquina fotográfica pedi se podiam tirar-me uma foto e se pudessem enviar por email, para meu espanto a senhora tira da mala um ipad tira-me a foto e enviou-me logo por email a foto, nem quis acreditar estou a falar de uma senhora com os seus 74 anos Incrível.
Quando chegar a essa idade quer estar assim lúcido e com um enorme espírito.
Espero que gostem, desculpem não haver fotos do peixe todo, mas não foi possível. Fica esta…



Abraço a todos e boas pescas.
Pedro Lourenço.

11 comentários:

Jota disse...

Boas !!!

Mas que belas pescarias!!
Assim vale a pena ir á pesca foram uns dias a sacar peixes :D

cumps

Anónimo disse...

Pedro, parabéns belas pescarias, eu estive ali na costa outro dia que vocês andavam lá a ver de uns robalos, e eu meti-me á boia.

Realmente há Países evoluidos, mas começaram há muito tempo, nós iamos começar mas agora vamos andar ainda mais para trás.

Força aí bela investida!

ntyper disse...

Parabéns pelas corvinas amigo,tenho uma grande colecção de vinis mas ainda não apanhei nenhuma com vinil,deve dar um gozo e uma piada enorme,continua grandes pescas,abraço.

Manuel Oliveira disse...

Malandro... Vens cá roubar as corvinas à gente... :)

Boas capturas, tanto que insististe que deste com elas.

Para próxima dá um toque, que a gente vai lá ajudar com o chavalar.

Abraço

Os Pescas disse...

Parabéns pelas belíssimas pescarias Pedro. Um abraço. Filipe.

Anónimo disse...

Boas Pedro,parabens
conheci-te ontem pessoalmente por mero acaso, mas deixa que te diga que deves ser uma pessoa***** pelo que vi.Continuações por outras bandas e por aqui.Saúde.

ABR Nuno Sousa.

Jose Antonio (chopito) disse...

Hola Pedro,
Enhorabuena muy bonita pesca, estas son de las que hacen afición, muy buen relato y muy buena foto, sigue así campeón.

Un saludo

Matos disse...

Boas Pedro,

bonitas rabetas... heheeh ;)

74 anos Ipod ???.... fazendo a porporção para mim só lá para os 423anos de idade... heheehe

Grd abr e dá-lhe gás ;)

Anónimo disse...

Boas companheiros pelas palavras, realmente deu-me uma alegria enorme conseguir capturar estes peixes, vão ficar na memória. Abraço a todos.

Luis Reina disse...

Boas Pedro começei a fazer spining a pouco tempo, e moro até relativamente perto do molhe em questão, a minha pergunta é:

Os lançamentos foram para dentro do rio ou para a praia ?

que tipo de vinis usas ?

a 1ª pergunta é pk para o rio a PM volta e meia passa por la e ás vezes eh xato .. e tb pk para o rio sei k tem la saido umas corvinas mas em pesca embarcada.

e a 2ª pergunta pk eu tenho vinis da savage, sakura, e storm. mas pode haver alguns mais especificos para corvinas.

Agradecia que me podesses facultar essas informções a ver se consigo apanhar a minha 1ª corvinazinta

Cumprimentos Luis Reina

email: blu3z@msn.com

Os Pescas disse...

As amostras foram as Ultra EEL 40 da Storm. Cumprimentos.