Os nossos amigos

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Shimano catalogo 2013

Pois é, finalmente a marca Shimano, revelou algumas das novidades para 2013, digo algumas, porque na realidade para Portugal, a Shimano tem agregação a imensas marcas e todos esperamos pelas novidades todas, como as da Rapala, Storm, Power Pro, entre outras. Para já, depois do catálogo da marca Power Pro, fica o catálogo da Shimano para o próximo ano.

Vou tentar detalhar as novidades mais importantes, pedindo desculpas aos amantes de modalidades que eu não faço, mas não tenho hipóteses de fazer uma análise correcta em artigos cujo domínio é escasso.

Vou por partes, para não ficarem perdidos em termos de material:


- Carretos de Vertical Jigging/Spinning modelos SW

Realce para a introdução do modelo Stella SW 4000, que é mais leve e mais barato( cerca de 100 euros) do que o modelo 5000 que tanto sucesso teve no mercado. Pena que a pega não seja a oval e com isso os amantes deste carreto vão perder um grande atributo que este carreto sempre teve.
Com o aumento anunciado das gamas altas para este ano, o modelo 4000 pode representar a continuidade a pescar com uma alta gama.



- Spinning/bóia versão tradicional

Esta é a gama de carretos com mais novidades. É aqui que se deu a maior aposta em termos de carretos da marca Japonesa para 2013.
Tal como foi divulgado aqui, o Vanquish será a gama que vem ombrear com o Stella e é a grande novidade, um carreto que no modelo 4000 apresenta apenas 240 gramas. Com 12 rolamentos, um ratio de 5.2:1, e um drag de 11 kg. este peso pluma promete deixar qualquer adepto de spinning maravilhado.
O seu corpo apresenta uma omolete entre o carbono Ci4+ e Magnésio, Espera-se muito deste carreto cuja promoção no Japão tem sido muita e bem sucedida.



Logo na gama abaixo, aparece um carreto que costumava ser exclusivo dos E.U.A., o Sustain, que vem para mim num desgin fabuloso, até superior ao Vanquish e muito mais económico.
Vem com um ideal diferente em termos de trabalhar, pois aqui foi escolhido um raio mais baixo: 4.8:1, com 8 rolamentos e apenas e 280 gramas para um drag com 10 Kg. 




Como esta gama foi a mais modificada, a Shimano a pensar nas carteiras menos abastadas lança ainda um carreto de média gama, com um excelente design, que muito me surpreendeu.
Este modelo vai ser disponibilizado em 3 versões distintas de ratios diferentes: O Aero Spinning,  Aero Feeder, Aero Match. Esta gama de carretos que devem rondar os 100 e pouco euros, promete marcar uma era por aquilo que pude ver.


- Spinning- Versões especiais

Esta gama de carretos que embora seja de spinning não está inserida na gama, continuará no próximo ano ao contrário do que havia sido noticiado. O fim do Symetre FJ, um dos carretos que mais pescadores usaram nos últimos anos, terá um substituto, O Symetre FL. Resta saber se será introduzido já ou apenas durante a época.
Melhorado principalmente no seu tamanho, pois o Symetre FL será um carreto mais compacto, esperamos agora que a sua qualidade seja ao mesmo nível do seu antecessor, e dos restantes Symetres que nos últimos 20 anos, sim leram bem, 20 anos têm proporcionado aos amantes da modalidade excelentes momentos.
Deverá manter o preço de 90/100 euros.


- Surfcasting

Para esta gama, os amantes da praia têm algumas novidades. A maior é esta versão lindíssima do Aero technium MG na versão XTB. É simplesmente fabuloso. Drag com 16 Kg, e 440 gramas de peso.




Logo na gama abaixo o Aero technium xsb dá lugar ao xsc. Outro com design similar e lindíssimo.
Um carreto com um drag de 20 Kg. Quem pôde usar o seu antecessor sabe bem a qualidade que este carreto tem. É um carreto cuja força é inigualável actualmente em modelos do género.
Em baixo fica a versão XTB.


Também na gama mais económica, sai o novo Ultegra o XSC, também este com um design fabuloso, mais moderno, e a um excelente preço, que não deve fugir muito do seu antecessor.
Veremos o que nos reserva aquele que foi provavelmente o carreto mais vendido em Portugal na última década. Para já e com um peso mais baixo: 640 gramas para o modelo 10000 parece responder aos pedidos do mercado, que visa baixar o peso aos carretos e canas. O drag é de 20 kg nos modelos 10000 e 14000, e de 15 kg. para os modelos 4500 e 5500.



Para já não quero fazer mais considerações, embora assuma que o design que a Shimano escolheu para as novidades é realmente fabuloso na maioria dos modelos, e deixo vos o catálogo da marca, amanhã conto deixar um apanhado das canas. Para os amantes de spinning e para os amantes de surfcasting, temos algumas novidades interessantes.

Para breve no entanto farei uma apreciação mais detalhada a alguns modelos, assim como os catálogos das restantes marcas que a empresa Normark representa em Portugal.
Para já fica a certeza que os modelos Made In Japan, vão ficar mais caros, e tornar ainda mais apetecível o fruto proíbido. À imagem de um país que esmaga diariamente a classe média, os aumentos da marca vão provavelmente aumentar o fosso entre quem pode e quem não pode lá chegar. Infelizmente.



2 comentários:

Unknown disse...

Opa! Que ótimo artigo, gostei muito do catalogo, meu último item shimano foi esse aqui - http://www.tucunarepesca.com.br/shimano

Unknown disse...

Viva

Por acaso não tiraste nenhuma foto à Power Aero Sensitive?
Pelo que dizes está-me a fazer crescer água na boca...