Os nossos amigos

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A começar assim... o resultado não podia ser outro!"


Poder podia mas não seria a mesma coisa... que maluquice.

Grandes vidas...
Tal como tinha ficado combinado da pescaria do dia anterior, havia que voltar ao pesqueiro porque os 3 peixes que o Palma tinha tirado deixaram-lhe água na boca e o moço encontra-se totalmente convertido a este tipo de pesca, já vem sendo alguns dias a apanhar bons troféus.  Não escondo que até achei alguma graça, ainda mais sem cansar o braço e apanhar uns peixes pode ser engraçado, se vier esse dito troféu melhor. Era o meu segundo dia de pesca nesta vertente, e ia com alguma satisfação por ter conseguido encontrar umas amostras, que segundo o Palma, trabalhavam bem e tinham uma boa relação com o peixe.

No Porto de Abrigo
09h00, e a embarcação já desce a rampa de varar no Seixal, em 5 minutos está pronto a arrancar e assim foi. Rumo ao local do "crime", o tempo estava muito convidativo para este tipo de predadores, tempo nublado, com o sol a aparecer a espaços e  mas com uma temperatura bastante agradável. Caminho feito nos habituais 22 nós, dentro em breve estavam as amostras na água e o Palma preparava a táctica e eu também já ia a jogo com as minhas pontas-de-lança.. Tudo normal, barco alinhado no pesqueiro e o mestre Palma dá inicio à jornada e as amostra são colocadas no caminho dos nossos amigos robalos. Olhos na sonda e na carta para passar no locar certo e... nem um minuto tinha passado e já a cana do Palma cantava de uma forma bastante convicta. bastante mesmo. Logo recebo a solicitação de ajuda porque vinha ai bom peixe. Já vi que sim, tens um bom peixe na cana amigo, muita calma nessa hora que ele virá para o berço, o problema punha-se no facto de o dito peixe não querer entrar para a embarcação, era notório pelos arranques que se tratava de um bom robalo e com vontade de vender cara a derrota. Bem trabalhado pelo Palma e já cá canta no xalavar, grande peixe amigo, enquanto o mestre já falava em ter batido o seu recorde pessoal, assim foi, mais tarde foi pesado e acusava 6.100 kg de robalo no primeiro lançamento, vai lá vai, até fiquei azul. Festa a bordo e peixe arrumado, era hora de continuar a tentar, pois podia ser a hora escolhida pelos robalos para entrar e nós estávamos lá. Como é perceptível, a pesca estava a começar da melhor maneira e o Palma tinha acabado de bater o seu recorde pessoal.


Eles estão ai e nós vamos bater o mesmo local, meia volta e vai mais uma passagem. Dento do barco, sabia bem olhar para aquele animal, belo peixe. O Palma tinha um sorriso de orelha a orelha e ainda não tinha-mos olhado como deve de ser para o peixe e já a cana do Palma voltava a cantar. O sinal já não foi o mesmo, tinha um cantar mais meigo. Era mais um que se juntava ao poço da embarcação.

Para contrastar com o maior, fica uma foto do mais pequeno.
Devolvido em perfeitas condições para continuar a crescer.


Dava para começar a perceber que existia um rumo em que a actividade aumentava bastante, todos sabemos que não quer dizer tudo, muitas vezes estão lá mas não atacam a amostra. A velocidade cada vez estava mais afinada.. A ajuda da carta digital é muito importante para poder repetir as passagem no local determinado pelo peixe.
Estava prevista uma boa manha, embora eu continuasse em branco, já havia peixe a bordo o que motivava cada passagem. Devido a alguns factores ainda em estudo, ehehehe a actividade reduz um bocado, dá tempo para comer uma sandes e ir falando da vida e os projectos que cada um tem para a sua vida bem como ir pondo a escrita em dia, o gosto pela pesca ajuda a existir sempre tema e boa disposição nos momentos mais parados. A enchente estava a terminar quando o palma sente mais um peixe, a cana canta e leva o meu amigo a entrar em altas, afinal estão aqui, e este já voltava a fazer o carreto afinar a voz. Trabalho de equipa e o 3 peixe estava a seco e eu mais uma vez fazia de saca fateixas  e homem do xalavar. Já lhe dizia se me tinha trazido para trabalhar para ele, ehehehe mas o amigo Palma transmitia motivação por todos os poros não me deixando quebrar, mesmo que quisesse.

Mas que belo robalo que o Palma tem entre mãos, novo recorde pessoal

Mais umas voltas e eu não tirava os olhos da ponteira, o Palma diz-me, deixa de olhar para isso que quando nos distrairmos com a sonda a marcar actividade, o peixe volta a dar sinal de vida. Pois parecia que estava a adivinhar, volta a ser ouvido o cantar convicto do carreto, estava lá cravado e agora na minha cana. Ao sentir o peixe dá para perceber que se tratava de um bom exemplar. O palma recolhia a amostra e aconselhava calma, o que todos fazemos quando um companheiro nosso tem um bom peixe na cana.. Trabalho o peixe com calma enquanto ele faz arranques de não sei quantos metros de linha. O Palma  tinha o xalavar pronto quando o peixe aparece, já cá canta e é bem bonito. Já era um peixe de porte considerável para mim, pois também estava a bater o meu recorde, marcava 3.100 quilos. Mais uma festarola dentro da embarcação e a motivação estava nos picaros.

O meu recorde pessoal estava batido

Era-mos unânimes em dizer que poderia se dar um dia de pesca para a história e ao arrancar para mais uma volta e já eu estava agarrado a outro tarrolo. Belo arranque, parecia que não queria parar, estava a lutar com muita força o que indiciava mais um peixe de peso. Estava a viver novamente a sensação de estar a lutar com um predador sem ter tempo de descansar do anterior. O peixe mostrava não querer vir para o barco, o Palma devido ao facto de não podermos permanecer muito tempo parados no mesmo local, arranca lentamente em direcção ao peixe para me ajudar a trazer o menino para seco. Mais umas boas cabeçadas mas sem levar muita linha, diziam que se estava a entregar e em pouco tempo estava dento do xalavar. Mais um lindo peixe, eram mais 3 quilos de peixe a brilhar com a aberta de sol que se fazia sentir.
O volume de peixe já era grande e a motivação nem se fala. Dava gosto olhar para o poço  para ver o pescado. Lindos peixes, nunca tinha tido uma pesca assim. Estava mesmo satisfeito, as duas horas seguintes não deram descanso, sempre a tirar peixe, ainda saíram mais dois de porte muito razoável e uns quantos entre o 1/1.5 quilos cada.


Ainda ficaram por fotografar 4 ou 5 peixes de quilo que já estavam arrumados
 A verdade é que olhava-mos um para o outro e não sabia-mos explicar, avia que registar o maior números de detalhes possíveis para facilitar novas jornada, mesmo sabendo que a pesca não é uma ciência exacta, todos sabemos que existem factores que podem fazer a diferença. Como as nossas pescas tem hora marcada, era momento de recolher o plástico e voltar ao porto de abrigo, vinha-mos mesmo contentes e eu estava a precisar de um dia assim. Não tenho conseguido ir à pesca  mas este dia compensou. Não é o estilo onde dedico mais tempo e investimento mas foi muito motivante e reestabelecedor de carga nas minhas baterias. Estava a ser um dia bem passado em todos os aspectos o que "obrigou" a que ficasse marcado o regresso ao local para muito breve, só espero que seja parecido com este.

Grande abraço a todos,

Nuno Fernandes, Ricardo Palma

9 comentários:

João Rodrigues disse...

Sempre a facturar Nuno! Dias depois vieste a reboque connosco e também trazias um belíssimo tarolo! Continua a malhar neles! abraços, João Rodrigues

Anónimo disse...

O Mestre Palma anda em grande, belo peixe parabéns e o amigo Nuno já começa também a fazer estragos.
Abraço aos dois.

Pedro Lourenço.

ntyper disse...

Boas nuno bons peixes amigo espero que voltem lá a malhar neles aos poucos vais lá com o plástico companheiro grande abraço.

o encantador de robalos disse...

Lindo robalo esse de 6.1 k ,quando vejo peixes desse tamanho até me babu... abraço parabens pelas capturas...

Os Pescas disse...

Ah pois é....
Para quem não pescava com plástico até que não esta mau!!lolol
Parabéns aos 2 pelas excelentes pescarias que têm efectuado,sem duvida dignas de registo,agora á que subir a bitola,pois eles andam aí....
Um abraço,
Pedro PJPescador

Unknown disse...

bella mossa!!!!! SPIGOLONI :D

Os Pescas disse...

Obrigado pela atenção, amigos. Sem duvida que foi uma pesca para ficar na memoria, certo também que foi a primeira de uma serie delas que foi sempre a malhar peixe, e sempre a bater recordes, ehehehe. Depois o pessoal vê os relatos.

Um grande abraço amigo João Rodrigues, espero que esteja tudo bem com o pessoal. Amigo, se essa pescaria que falas acabou bem, foi sem duvida pelo facto de andarem por perto pessoal muito fixe, mesmo com a PM por perto, só pararam no caís. <<<<<<<<muito obrigado.

Um abraço,
Nuno Fernandes

Pedro Franco disse...

Parabéns aos dois pela magnifica pesca realizada, agora é esperar para ver esses novos relatos pois prometem.
Abraços

Tasko disse...

Exclente pesca, muito bom!
O grandão então....

Abraços