Os nossos amigos

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Carta de Marinheiro/Patrão Local/Patrão de Costa/Patrão de Alto Mar

Por uma questão informativa e por na equipa existirem alguns elementos com esta carta, vamos deixar aqui alguns pressupostos destas cartas, e o que é necessário para se tirar estas cartas.

As 4 cartas( Marinheiro/Patrão Local/Patrão de Costa/Patrão de Alto Mar) têm como é natural diferentes dificuldades e benefícios. A maioria dos pescadores apenas tira a carta de marinheiro ou patrão local, mas cada vez mais se vêm pessoas com vontade de tirarem um grau acima para poderem estar mais à vontade em termos de navegação.

As grandes diferenças destas cartas na prática passam pela diferença que existe entre cada uma na liberdade de distância entre os portos de abrigo. Quanto mais alta for a carta mais distante podemos estar, e mais apetrechos podemos utilizar.

A maioria das pessoas quando pensa em tirar uma carta apenas a quer tirar, esta é a realidade, mas confesso que pessoalmente senti necessidade de aprender algumas directrizes fundamentais. Desde pequeno que respeito o mar e me habituei não a temê-lo mas a tentar compreende-lo, e é de uma irresponsabilidade inaceitável sair-se para o mar, sem se saber o mínimo que garanta a total segurança de todas as pessoas que levamos a bordo.
Talvez por isso, hoje me sinto feliz por ter tido um curso que me permitiu aprender muito. Ainda gostava de ter aprendido mais, e provavelmente daqui a uns tempos faço o de patrão de costa.

Este post serve por isso também de agradecimento aos formadores que tive, e que me ajudaram sempre muito, mesmo em termos de motivação para atingir os objectivos, isto com tão pouco tempo que quem trabalha tem para estar diariamente a estudar até às tantas...

Ao Comandante Martins da Cruz( uma simpatia) e à Engenheira Barbara Anes( fantástica formadora), o meu agradecimento. Desejo muito sucesso a ambos que o projecto corra bem, e que continuem a tentar cada vez dar mais a quem escolhe a vossa escola. Eu, apesar dos muitos km´s que fazia regularmente, não me arrependo, valeu a pena, e valeu o esforço.

A quem pretender obter qualquer destas cartas deixo o link dum espaço onde fui bem tratado e onde fui educado com qualidade:

www.patraonautico.com
e
www.patraomor.pt
 ( Duas boas escolas para tirarem a carta)




CARTA DE MARINHEIRO


- Este curso permite a obtenção da Carta que habilita à condução de Embarcações de Recreio até 7 metros de comprimento, com potência máxima de 45 kW (61 Cv) (titulares com mais de 18 anos) ou até 5 metros de comprimento, com potência máxima de 22,5 kW (30 Cv) (titulares dos 14 aos 18 anos);
Motas de água e pranchas motorizadas (jet-ski) sem limite de potência (titulares com mais de 16 anos); Navegação diurna até 3 milhas da costa e 6 milhas de um porto de abrigo;
Idade mínima: 14 anos.

Carta de Patrão Local


Pode realizar-se directamente este Curso sem ter Carta de Marinheiro (Este Curso corresponde já à modalidade de Curso de Marinheiro + Patrão Local, habilitando directamente o aluno à titularidade da Carta de Patrão Local);


Permite a obtenção da Carta que habilita à navegação à vista da costa, sem limite de dimensão da embarcação e sem limite de potência; Navegação diurna e nocturna até 5 milhas da costa e 10 milhas de um porto de abrigo.
Permite o aluguer de embarcações e navegação nas costas do Mediterrâneo - Espanha, França, Itália, Croácia, Grécia, Córsega - ou locais como as Caraíbas, Tailândia, etc.
Esta formação confere, também, o Certificado de Radiotelefonista Classe A.
Idade mÍnima: 18 anos

Carta de Patrão de Costa


Este Curso permite a obtenção da Carta que habilita à Navegação sem qualquer  limite da  dimensão da embarcação e sem limite de potênciaNavegação diurna e nocturna até 25 milhas da costa.
Permite o aluguer e condução de embarcações até ao Algarve ou pela costa do Mediterrâneo - Espanha, França, Itália, Croácia, Grécia, Córsega - ou locais como o Brasil, Caraíbas, Tailândia...
A aprovação no Curso permite também a renovação do Certificado de Operador Radiotelefonista da Classe A.
É obrigatório ser titular de Carta de Patrão Local há pelo menos um ano, na data do exame.

CARTA DE PATRÃO DE ALTO MAR

Este Curso permite a obtenção da Carta que permite à navegação diurna e nocturna, sem qualquer limite da área de navegação - e igualmente sem qualquer limite em termos de dimensão da embarcação e potência de motor.
Permite o aluguer e condução de embarcações em todo o mundo.
A aprovação no exame permite também, a renovação do certificado de operador radiotelefonista classe A.
É obrigatório ser titular da carta de patrão de costa há pelo menos um ano, na data de exame.


Reforço a ideia de que devemos ter consciência de que o mar apresenta muitos perigos e o facilitismo por vezes pode dar maus resultados. Pese embora seja na prática que mais se aprende, tal como na condução automóvel, a vertente teórica é de extrema importância. A nossa vida e dos nossos amigos merece por isso que nos esforcemos o necessário para garantirmos as condições de segurança necessárias para voltarmos do mar, tal como entramos( de preferência com o balde cheio, eheheh!)

Ospescas

Sem comentários: