Os nossos amigos

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O meu Meco

Boas,

Este relato vem abrir a minha época de surfcasting na zona... O tempo, o cansaço, e o mar que teve durante o ano, tirou-me a vontade em muitas vezes ir fazer as tais noitadas de Surfcasting que eu tanto adoro. Não se perde um amor que se tem desde sempre, por vezes temos é que dosear bem todo o esforço e sermos inteligentes. Aliás basta sermos pragmáticos. De que vale ir ao Meco ou à Lagoa num ano em que o mar esteve sempre parado, em que por esse motivo os barcos de profissionais punham redes ilegais a menos de 50 metros da praia? Nada. Mais vale ficarmos pela zona ou então fazer o que tenho feito. Ir a outras pescas, e esperar pacientemente pelo momento.

Foi com muita alegria que vi o Windguru há dias... O que estava afinal a dar? Hmmm, mar com vaga de Oeste, a bater nos 2,5 metros e cair pela noite... Isto dá por Y mais X, um mar muito espumado, e com aguagens de 9/10, um mar certinho, e perfeito para aquela zona.

O dia ideal seria na 2ª de noite... Mas não pude... Tive trabalho e não consegui ir lá. Na 3 feira, com o tempo abafado, com uma chuva miúdinha, e o céu todo tapado, típico dos dias "doentios" só pensava em ir à pesca. Era o único dia da semana que tinha, e ou ia ou descansava... Tomei a minha decisão, e disse ao Filipe João para irmos... Ele sem grande vontade lá acedeu, e fiquei de sair do trabalho, jantar e ir fazer o resto da enchente e o início da vazante.

Danado pois atrasei-me, nem jantei, tal a ânsia que sentia em ir ao mar, a noite..., tudo me dizia para ir. Tudo. Epa Feelings.
O caminho prenunciava o que eu esperava e a noite cobria-se de um manto de humidade com nevoeiro, que fazia lembrar aqueles filmes Hollywoodescos.
Ao chegar ao Meco, um companheiro abandonava o local, e eu pensei... que ele estava a fazer mal.
Não se via nada, 5 metros à frente e eu não avistava sequer o carro. Disse logo ao Filipe João, que se não apanhássemos nada era porque o peixe não andava lá, pois a noite essa, estava perfeita, e o mar, embora não tão grande como no dia anterior, ainda estava com força a rebentar a 20/25 metros como eu gosto...
Espuma, humidade, muita mesmo e um nevoeiro intenso... que por momentos me deixou até sem ver as canas ao longe. Tínhamos que estar em cima delas.

Sentado na minha cadeira, de t-shirt às 10.30 da noite, curtia o momento. E olhem que vali a pena. É o tipo de noite que eu mais gosto na pesca de praia. Se tive a sorte de no dia que escolho estar daquela forma, só tinha que relaxar e esperar que a sorte me acompanhasse. Se não, já tinha ganho o dia na mesma, eu sei o que estava a sentir e o quanto me sentia bem...



Montei as minhas canas, com montagens distintas. Uma com urfe e apenas um anzol, com estralho de 1,5 metros. Usei um 0,35mm. A segunda usei montagem dupla, com estralhos de 50 cm. e estralhos de 0,35mm. Uma cana com cavala, ou caranguejo, outra com casulo e minhoca branca.



Comecei por fazer lançamentos mais curtos pois a maré cheia podia me dar algum bom peixe ali perto.
Primeiro lançamento e tudo ratado... Caranguejo??? Bem comecei a ver o filme, toca de lançar... E sentei-me... E novamente as 4 canas dos dois todas ratadas. Qualquer isco.
Sentei-me e pensei. Mas que raio. Uma noite destas. Tem que ser, mas tem que ser... Isto é quase perfeito.
E toca de ter calma, isco as canas e comecei a rasgar, e a procurar ir mais longe, e... fui jantar que eram 11 horas e eu sem comer.



Ao longe vejo a minha cana finalmente bater, e levanto-me... Uma bela cacetada, agarro na cana e faço a ferragem. Estava lá... Fui recolhendo e já perto ele dá um ar de sua graças. Era um robalo. Estava desgradado. Eh eh eh! Gritei pelo Filipe João e disse-lhe que estava desgradado. A 0´S não íamos!

Isquei bem e tornei a esticar o lançamento. A procurar outro peixe... E logo de seguida tive um toque muito bom. Uma porrada que me fez saltar da cadeira e correr, mas o peixe foi a vida dele.
Nesta altura o Filipe tirava um sargo jeitoso. E eu animei muito, ou melhor, pois até estava com fé, fiquei ainda com mais pica. O corpo estava a responder apesar de não andar a descansar nada. Eu adoro pescar, não consigo não ir, não dá para ficar em casa, cansado, sem tempo, tenho que lá ir um bocado.



E comecei a iscar melhor as canas. O peixe entrou, não era somente caranguejo e estávamos perto da viragem, a aposta era naquele momento... E mais uns minutos e sempre com o isco ratado e com alguns toques levo um bom toque e tive uma ferragem feliz para um peixe que me deu bastante mais luta. Agora sim a coisa melhorava. Muitas cabeçadas, e comecei a achar ser um bom sargo, e qual é a minha surpresa quando já aos meus pés vejo uma dourada linda.

Isquei rápido e lancei, mas deixou de picar peixe, e estivemos ali uma hora quase sem actividade e começámos a falar em ir para casa. Estávamos nós a falar em ir embora, quando o nevoeiro piorou e o Meco ficou com uma noite como tive há 2 anos, embora nessa altura estivesse muito frio.
Um Meco misterioso, lindo, como naquela noite dos tarolos, com o pessoal do Jorge, do Chico, e o Vitor Grilo. Que noite. E só me lembrava deles, porque tinha tudo a ver. Noites assim há poucas, e ter a sorte de lá estar nesse dia era uma dádiva. Aquele aspecto, valia tanto que... Não quis arrumar a tralha e ir para casa. Mesmo sabendo que de manhã me ia custar muito, eu sabia que tinha que aproveitar e continuámos a insistir... E assim que a maré começou a correr com mais força, regressou a actividade, sempre, mas sempre no casulo de Aveiro, que fez e faz quase sempre a diferença ali. As canas batiam constantemente, numa virada, foram 3 lançamentos 3 sargos, de seguida 3 canas com peixe ao mesmo tempo e o saco a engordar.



Fiz N tentativas de tirar umas fotos, mas o meu telemóvel não ajudou muito e de noite, naquele escuro, e nevoeiro, era impossível. Tenho pena, queria que vissem o monte de sargos que se ia apanhando, além das bailas, robalos e corvina.



Foram muitos que uns atrás dos outros foram saindo e tanto eu como o Filipe João fomos passando uma noite magnífica, completamente sozinhos num Meco com à muito não via. Já com pouco casulo e com muita vontade de continuar, a maré agora a dar mais problemas pois estava muito vazia e levava as linhas todas para o mesmo buraco, o Filipe está a tirar um sargo quando eu vou agarrar nas Steel Power dele, pois tinha a visto a dar um grande safanão e a linha estava toda para a direita.  Com valentes cabeçadas, sempre em tensão e na escoa, fui tirando o peixe com muita calma, enquanto o Filipe João se aproximava para ver o que vinha. Sempre calmamente, com a linha bem em tensão fui recolhendo o peixe, e que belo exemplar... Uma grande alegria, a pesca estava feita, restavam 5 ou 6 casulos, que por acaso deram mais 2 sargos e uma baila, e perto das 4 da manhã, a dar peixe, viemos embora, pois o casulo tinha acabado...



Felizes, os dois, os mesmo que muitas vezes juntos palmilharam aquelas areias, e tantas ao longo dos anos, fomos para casa...

Uma noite espectacular, não de tirar peixe, que isso foi, mas não era o principal, uma noite espectacular de pesca, como já vos disse o meu tipo de noite preferida.

Material: 
Canas: Yuki Taylor X6; Super Aero Technium BX-H; Banax Steel Power
Carretos: Shimano Aero Technium XT; Shimano Aero Technium XSB; Shimano Ultegra
Iscos: Caranguejo 2 cascos; Casulo; Minhoca branca

Filipepc, Filipe João

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá Filipe, que saudades das pescarias por aí. Temos que tornar a marcar uma.
O Meco deu nesse ano uns bons peixes, espero que este seja melhor que o anterior, pois gradei muito o ano passado lá.
Um abraço aos pescas.
Luis.

Inácio disse...

Boas Filipe!

O vicio é sempre maior até mesmo por vezes quando podemos estar cansados e no conforto de casa , o bixinho é mais forte e é junto ao mar que acabamos por conseguir descontrair, então com uma pescaria dessas é a cereja no topo do bolo ! Parabéns aos intervinientes pela bela pescaria!

Abraço

Sergio Fernandes disse...

Filipe
também não consigo não lá ir
abraço

Os Pescas disse...

Bela pescaria, meus amigos. Essa dupla está a começar a época em grande. Esta semana também vou dar inicio à minha eheheheh, espero ter lá algum peixinho à minha espera.

Grande abraço para os dois amigos,
Nuno Fernandes

Anónimo disse...

Boa Filipe, deve ter sido mesmo uma pesca espectacular, mesmo que não seja das tuas melhores porque tens tirado mesmo muito peixe e ainda bem.

Estavas na tua pesca e com a tua melhor companhia, nada mais há a pedir.

Um abraço

Joao(numberone)

Os Pescas disse...

Olha que cagões , boa pescaria amigos lol lol
abraço
Palma