Os nossos amigos

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os tarolos não param! Que ano

Boas,

Regresso às lides náuticas embarcadas após umas semanas de interregno... Dia difícil, muito difícil...

Após o regresso de férias o Palma estava cheio de vontade de regressar ao mar, e eu também...
Mas o Windguru dava condições adversas e não tenho boas experiências em dias de mar barrento aqui no Tejo. Sabia antemão que as probabilidades eram ínfimas, mas na realidade quem lá não vai é que nada apanha! O Palma, apesar de eu não estar nada virado para ir, disse-me que ele ia, e eu respondi logo: " Então eu também vou!"

E assim foi, eram cerca das 6 da manhã quando começamos a preparar as canas, e aguardamos por ter alguma luz... Assim que os primeiros sinais dela apareceram, saímos para o mar e procurámos a nossa sorte.

Cada qual com uma cana, a pescar a distâncias distintas, e com cores de amostras também diferentes à procura de alguma coisa interessante... Primeiras volta e nada... Ele manteve a amostra, e eu como é costume nestas pescas vou fazendo de sonda, e troca mais frequentemente. A estratégia era simples, um mantinha a amostra que mais peixe tem dado, o outro, visto que o dia não nos dava nada, ia procurando alguma tonalidade que pudesse pegar...

Na realidade, a meu ver tudo estava contra. Mar muito sujo, maré ao contrário do que queríamos e a fé era pouca da minha parte, mas estava a correr bem, ao menos os 40 kms hora que davam, não era reais e dava para navegar...

Perto das 10 horas, fomos beber um cafézinho, que maravilha que me soube. E que bem estava a saber a grade!

Tornámos ao mar, e momentos depois vemos uma lancha a altas velocidades a aproximar-se, e sim era a PM.
Quero enaltecer uma coisa: Toda a postura que tiveram. É assim mesmo. Sou a favor de existir algum controle, e quando a Polícia seja ela qual for, se mostrar cumpridora, sem ser embirrenta, julgo que é isso que se pretende e deve ser feito.
Guardei uma pergunta que fizeram, neste caso a senhora PM " O que é que leva dois tipos a se levantarem a um Domingo com este frio para andar aqui???"... Nós sorrimos... E claro explicamos a cena do vício, da loucura pela pesca, do amor que por este desporto sentimos... Uns correm, outros jogam às cartas, outros emboracam-se nos cafés... Nós pescamos!lololol.

Bem, tudo em dia, tudo certinho, e cada qual seguiu o seu caminho...

Mais uma voltinha e resolvi experimentar a minha nova aquisição, uma deep Tail pequenina... Volta para aqui, volta para ali, mas nada, nada, nada!...
A maré essa estava perto da baixa mar, e o vento acalmou bastante chegando a ficar praticamente nulo...



O frio que se fazia sentir é que estava cada vez mais desagradável... Mais uma voltinha e perto da zona B( digamos que já escolhemos as zonas e as marcamos com alguma certeza)...  finalmente se fez luz! Uma cacetada enorme, seguida de outra e a cana do Palma ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e o peixe, deu um pequeno segundo e torna a ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, ele manteve-se calmo, eu saltei para o leme, parei o barco, controlei a embarcação e dei-lhe uma ajuda ao ir ter com ele, muito devagar... O peixe após loucas arrancadas, cedeu.

Ao longe o Palma diz tê-lo visto e começou a recuperar. Sem espinhas. Peixe perto do barco, agarrei no xalavar e sem hesitar, consegui pô-lo a seco. Que grande alegria, finalmente num dia em que as condições eram claramente adversas lá se capturou alguma coisa.

Ficámos cheios de motivação e rapidamente nos posicionamos no mesmo local à espera de mais capturas de grande calibre. Mais uma voltinha tentando passar pelo mesmo sítio à mesma velocidade, mas desta nada... Toca de voltar... Mais uma voltinha e nada, e outra e nada, e outra, e outra, e outra... e nada.

Bem estava na hora de parar para comer, e ir beber outro café antes de regressar para a última hora antes do anoitecer.

Passado o momento ZEN, ali num café à beira-mar, estava na hora de regressar para os últimos momentos do dia, mas na realidade, nem nós nem nenhuma das embarcações que por ali passaram tiveram sucesso, e aquele fim de tarde tão prometedor nem um peixe nos deu, e tivemos já ao cair da noite de regressar após um dia algo estafante, mas em que ficou mais um grande peixe na marca. Um ano em que os tarolos não param de aparecer, em que os grandes peixes têm colaborado e permitido momentos magníficos a todos nós.



Em breve regressamos ao local do crime, em breve... em breve!

Material:
Canas: Shimano Biomaster Spin; Shimano Beastmaster Kabura
Carretos: Shimano Biomaster FB 4000; Banax Mighty 2000
Linhas: Power Pro 8 Slick; Sufix 832; Chicotes asso fluorocasting 0,45mm
Amostras: Cormoura Deep Trembling; Vega Big Fish; Rapala x-rap; Yo-zuri Crystal Minnow; Rapala Deep Tail

Filipepc e Ricardo Palma

6 comentários:

Os Pescas disse...

E sempre a cascar neles...
Parabens aos dois.
PedroPJPescador

Os Pescas disse...



Parabens meus amigos..:-)mais um belo peixe cá para fora.
Um grande abraço para os dois gradeiros..:-)

luis Malabar

Anónimo disse...

Só vocês é que dão com peixe, isto anda mesmo muito fraco. Aqui em Lisboa tem sido uma desgraça, já levo umas 6 ou 7 grades seguidas.
Um abraço aos pescas. Paulo.

Inácio disse...

Muitos Parabéns aos intervenientes pelo bonito robalo...mesmo com pouco peixe voc~es conseguem sempre dar com eles :)

Abraço!

Entrespots disse...

O Palma este ano veio caçar os maiores exemplares todos,tenho de ter uma conversinha com o malandreco,grande travessão mais um,parabéns aos dois,bonito de se ver esse peixe.
Grande abraço.

Os Pescas disse...

Obrigado a todos pelos comentários.
Nós vamos insistindo e temos tido um ano bom e com bastantes peixes de grande porte. Espero que também tenham sorte e que capturem alguns tarolos.
Filipe.