Os nossos amigos

terça-feira, 11 de junho de 2013

( Trolling ) Dois grandes predadores Africanos.......




        Boas pessoal….




Desta vez fui fazer uma pesca ao Trolling….não é a minha especialidade, nem de longe, mas não há nada como ir de barco explorar sítios novos e recolher informação, pois apesar de ser ao Trolling, existem muitas informações que podemos tirar das respectivas zonas, para mais tarde fazer a minha pesca…hehehe
Bem, assim foi, combinamos a pesca para as 8h30 da manhã do dia seguinte e no dia anterior, preparei algumas coisas de spinning caso fosse preciso..

Eram 9h00, estávamos a tomar um belo café, eu o Sr. luís e a Sra. Isabel, um casal completamente viciado em pesca de Big Game e de Trolling e com bastante conhecimento nesta pesca.
Depois do café tomado, carregamos o barco com o material e siga para bingo..hehehe…num barco de 5 metros equipado com 2 motores de 40 cv da Yamaha que até voa nas horas…lol..

A pesca ia ser feita na baía da restinga e quem sabe explorar um pouco fora da baía em busca de algum pelágico…
Assim foi, canas agarradas ao barco, pois aqui não se brinca e ninguém quer ver nenhuma cana ir parar dentro de água a fazer surf..hahaha..por isso, seguras já estavam, falta as amostras….o Sr. Luís escolheu as amostras, cada uma de cor e profundidades diferentes..

Lá estávamos nós….apreciar o passeio e na conversa, sempre com uma velocidade constante e com toda a fé do mundo…hehehe…no meu caso é diferente, pois não consigo ter fé numa pesca que eu não controlo, mas até tinha esperança de capturarmos alguma coisa..lol…de qualquer das formas lá íamos nós na palheta a contarmos historias de pesca quando de repente…..o luís abrandou o barco pois uma das canas tinha agarrado lixo, o que fez com que a recolhesse para remover o lixo…..nisto, a cana do lado direito dispara…zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz….a Sra Isabel agarra logo na cana e puxa-a sentindo o peixe do outro lado a lutar pela vida………o drag dispara….zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz….até que, de repente tanto eu como ela vemos o lombo do peixe quase à tona de água quando ela deixa de sentir pressão na linha!!!!!...desferrou????...assim que ela puxou a linha, reparámos que o peixe tinha partido o leader de 0.80 e levado a amostra na boca....hahahaha…este devia ter uns dentinhos…hehehehe…por acaso pela visão que tivemos, parecia uma Barracuda, pois pelo comprimento e brilho, ficámos com essa ideia!!!!
Bem, não hà nada como colocar outra amostra e continuar..:-)..assim foi..mais um passeio de uma hora dentro da baía até que numa das canas, sem aviso prévio..hahaha…o drag dispara e desta vez muito mais violento que o ataque anterior, quase que parecia um veleiro..hahaha……….zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz durante longos segundos..BRUTAL….este estava ferrado e bem…hehehe..eu e o Sr. Luís tirámos rapidamente as restantes canas, enquanto a Sra. Isabel combatia o peixe….enrolava 4 vezes e o peixe levava 20 metros de linha….zzzzzzzzzzzz….Loucura…assim foi durante um tempo até que o peixe começou a ficar cansado e a vir ao de cima….a ansiedade era muita, pois nenhum de nós fazia a mínima o que seria, apenas que era grande…hahaha…eu agarrei no bicheiro e fiquei à espera dele..hihihihi…anda cá que o pai já te conta uma hístoria….:-)

As águas estavam um pouco escuras, até que vejo um lombo escuro enorme a vir ao de cimo…hehehe..e era um Grande Pargo Luciano…faltava era fisga-lo com o bicheiro para ser nosso…pois…apenas isso..lol…assim que ele chegou à tona deu outro arranque em direcção ao fundo com o seu rabo enorme num ultimo suspiro de vida….que touro bruto!!!!!! Que potencia de peixe….uma vez mais lá veio ele à tona já estourado da luta….esperei que ele chegasse perto do barco e engatei o bicheiro pelas guelras, pois de outra forma, que já vão perceber não dá..lol….foi à primeira que o ferro e levanto-o para felicidade de todos..hehehe….apesar destes peixes chegarem aos 80 quilos, este já era um belo troféu…:-) com cerca de 13 quilos



Como não podia deixar de ser, as fotos da praxe e comemoração por parte de todos…:-)


Ainda andámos mais um bocado até à hora do almoço, mas só capturámos um sarrajão pequeno, mas nada significativo, até fui eu que o tirei, coitado….com este material até tive pena do peixe..lol..até aparecia que não tinha nada, só de vez enquanto é que dava uns toques…bem estava na altura de ir almoçar e voltar mais tarde fazer o final do dia…

Acabamos de almoçar e por volta das 16h30 voltamos ao mar, para mais uma volta até ao por do sol, começamos no mesmo sitio e passado meia hora, vimos uma coisa a boiar ao longe!!!!..estranho é branco, quase prateado!!!!..continuamos a corricar até chegarmos ao sitio do objecto estranho, quando reparamos que se trata de uma Barracuda de barriga para cima e viva por sinal…lol..mas assim que chegámos bem perto dela com o barco, ela dá 4 sapatadas e mergulha, desaparecendo!!!!..espera…..ela está ali, voltou à tona…pelos vistos ela estava bem, apenas muito cansada!!!!..não mostrava nenhum ferimento em lado nenhum….nem era aquela de manhã que tinha levado a amostra na boca…lol…deixa ver se conseguíamos capturá-la..:-)

Esta é uma das principais razões pela qual é difícil engatar o bicheiro pelo lombo no Pargo Luciano...:-), se na caça submarina é difícil arpoar estes peixes de lado, agora imaginem a força que não é preciso para ferrar o peixe com o bicheiro!!!!...hahaha



Ainda agarrei na minha cana para tentar ferrá-la com um passeante, visto ela não deixar aproximar muito o barco, mas assim que o passeante chegava perto, ela sentia e mergulhava de novo….lol..bem, ela vai ter que se cansar, mais tarde ou mais cedo…:-)
Foi passado pouco tempo que conseguimos finalmente aproximar-nos dela, o Sr. luís agarrou no bicheiro e com um golpe mesmo antes de ela voltar a mergulhar consegue ferrá-la pelo lombo e peixe a bordo..hehehehe…Um Linda Barracuda e bem grande…agora dava para perceber o porquê de ela estar assim!!!....ela tinha a barriga vazia e muito provavelmente devia ter mesmo acabado de desovar, dai o seu cansaço….tal como acontece com os robalos e as corvinas, que após a desova até recuperarem, ficam a boiar ao sabor da corrente sem forças para nadarem, sendo muita das vezes capturadas com xalavar ou bicheiro pelos barcos no Tejo..


Felizmente esta já tinha desovado e cumprido a sua função reprodutora o que me deixou mais aliviado, pelo menos com menos sentido de culpa…..uma vez mais as fotos da praxe…:-)


A pesca continuou mas sem ver mais um toque, excepto uns 3 ataques das macoas em massa que apenas demoraram uns segundos mesmo ao cair da noite, ainda bem afastados do barco o que me impossibilitou tentar alguma coisa…paciencia..:-)



De volta a terra, despedi-me do Sr. Luís e da Sra. Isabel e trouxe comigo parte do rabo do Pargo Luciano para fazer ao jantar com a esposa e uma amiga nossa…..peixinho fresco..uma maravilha, eu só pensava como é que eu ia cortar o rabo às postas…lolol..pois eu não tinha nenhuma faca capaz de cortar a espinha do meio…hahaha…mas sem stress, fiz dois lombos e que lombos..lol…com 4 dedos de altura…carne branquinha e nas brasas….UMA DELICIA…:-)

Aqui ficam as fotos.......



 



                                                                                                                                                                                                                                                                    
 Um grande abraço e até breve
                   
Luis Malabar

25 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Boas Luís,
Mais uma aventura nessas Terras!
Belo peixinho deve ter dado cá uma pica...:)
Uiii, e na brasa está cá com um aspecto...

Bem até ai, não sendo nenhuma estrutura fixa, tem melhores condições para ancorar barcos que aqui na Ria Formosa... Enfim nem assim estes artistas aprendem alguma coisa!

Forte Abraço aqui dos Algarves

Inácio disse...

Mas que aventura! Realmente a variedade de peixes predadores que aí existe é mesmo impressionante... e depois ainda por cima andam todos bem artelhadas a nivel de dentadura :) eheheh
Txiiii , esse pexinho deve ser só qualquer coisa :)

Abraço!

José Pedro Cruz disse...

Eh Luís, que grandes animais!
Aos poucos as dimensões do pescado tem vindo a crescer e cheira-me que não tarda nada o teu material de spinning vai berrar nos dentes de um desses peixes malignos! :)
A meter o xalavar ou o bicheiro já sei há muito que também não dás hipótese, que o diga o Cuco não é? ;)

Continua a manter-nos a par dessas aventuras piscatórias e que a Vida te continue a sorrir e de vento em poupa!
Abração Amigo!

Os Pescas disse...

Parabéns pelos peixes, são enormes, e dignos do pescador que tu és.
A saudade aperta, e espero ver-te aqui em breve, temos que ir fazer uma batida a elas, seja lá a hora que for quando chegares...
Um abraço, Filipe.

Guillermo Maseda disse...

Hola Luis!
Enhorabuena por las capturas, muy buenas piezas y mucha variedad. Una jornada inmejorable, me alegro.
Un saludo.

Miguel de Solorobalizas disse...

Menuda dentadura Luis la de esos depredadores ¡pobres señuelos artificiales!!!

En la parrilla tienen mejor pinta

Un saludo desde España

ntyper disse...

Boas companheiro mais uma aventura nas aguas dos gigantes,lindo report,magnificas fotos,grande abraço e tudo de bom para ti e para a maria,por essas terras e claro mares!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Grandes peixes, muitos parabéns, é um regalo ver as capturas deste blog.
Continuem assim.
David.

Entrespots disse...

Magnifico relato Luis,tens ai grandes aventuras por essas terras para contar a malta ,bonitas fotos pelo meio dos grandes bichos,grande abraço companheiro,tudo de bom para ti :-)

João Santana disse...

Boas Luis, ai nunca se sabe o que pode sair do fundo do mar,:):):) é sempre uma surpresa, latas fotos e mais um lindo relato, parabéns , força ai , abraço.

Os Pescas disse...



Boas grande Manuel..:-)De facto o Pargo Luciano é um touro, vá lá que ele não arranjou nenhum buraco para se esconder..hehehe..e a carne é uma delícia..:-)
Por acaso o cais para os barcos que eles fizeram é fixe, mas deixa estar que é caro como tudo..lol
Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Inácio..:-)existe mesmo muita variedade de peixe amigo e alguns deles como viste, têm dentes a mais..lol..espero de futuro poder gravar as pescarias com estes monstros para a malta ver..hehehe
Um grande abraço companheiro

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Zé...:-) Saudades amigo, nem vejo a hora de ver o meu stella a berrar com um bicho destes..lol..mas com tempo e mais conhecimento chego lá..:-)
O bicheiro já sabes..hahaha
Obrigado meu amigo e um grande abraço para toda a familia

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Meu grande amigo Filipe, o sentimento é mutuo meu amigo..:-) Dentro em breve vou estar ai para te dar um grande abraço e matarmos as saudades companheiro.:-)
Se der tempo, depois fazemos uma pesca a elas.

Forte abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Guiller..:-) Obrigado pelo teu comentário e fico feliz por teres gostado da minha aventura..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Olá Miguel, tudo bem amigo..:-) as amostras aqui sofrem e não é pouco..hahaha
Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Rafa..:-) obrigado amigo e desejo-te um Verão em grande, a fazer o que mais gostas, pescar..:-)
Um grande abraço para ti e o resto da familia

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Boas David, muito obrigado pelo teu comentário e fico muito feliz por gostares do nosso blog, pois ele é feito para voçês com todo o prazer do mundo..:-)

Um grande abraço e muita saúde

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas filipe, tudo bem meu amigo..:-) Espero que o Verão te esteja a correr às mil maravilhas, com muita saúde e alegria.:-)
Isto aqui é outro universo, mas ainda vai demorar algum tempo até os resultados forem como eu estou à espera..:-)
Obrigado amigo, um grande abraço e vemo-nos em breve

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas grande João, é verdade eu nunca sei o que vai sair da água...hahaha
Obrigado e um grande abraço

Luís Malabar

Sérgio Silva (Cuco) disse...

Grandes bichos. Cada vez mais profissional das grandes capturas. Parabéns Luis. Não tarda e dominas isso tudo aí nas africas. Fica bem e tudo do melhor para vocês. Abraço.

José Cunha disse...

Boas Luís,

Mais uma jornada memorável com a captura de grandes exemplares :).

Abraço e continua a dar neles!!!

Os Pescas disse...



Grande Sergio..:-)Obrigado amigo e espero um dia te ver por cá para matarmos saudades e fazermos umas pescas...hehehe
Um grande abraço e muitas más pescas..:-)

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas José, obrigado amigo e desejo-te um Verão em grande e com muita saúde amigo..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Sergio Fernandes disse...

grandes aventuras Luis
grande abraço