Os nossos amigos

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Daiwa Certate 2013, a nova pérola da Daiwa

Daiwa Certate 2013


Um dos carretos mais desejados do mercado continua a ser o Daiwa Certate. Desde a fama deixada pelo Certate Hyper Custom, um dos melhores carretos existentes para spinning/bóia/chumbadinha, que a Daiwa tem deixado este carreto um pouco abaixo das espectativas. Os últimos Certates não deixaram a sua marca da mesma forma... O modelo é e sempre será um topo de gama, mas alguma vez mais atingirá o nível do Hyper Costum? Sempre que vejo modelos a avançarem no tempo questiono-me se andamos para a frente ou para trás... Bastava vos lembrar do carreto mais vendido em Portugal nos últimos 15 anos, o Ultegra... Ganha-se em design, peso, mas será que nos restante caminhamos para o bom caminho? Sempre achei e defendi o equilíbrio entre a necessidade de cada pesca e o nosso conforto, esperemos que as marcas nunca se esqueçam disso.

Já há uns meses que tive conhecimento que iria sair novo modelo do Certate e a expectativa era imensa...
A primeira foto que vi, no entanto, só me fez lembrar o Stella. Os rasgos laterais são marcantes e esteticamente magníficos dando-lhe toques de Glamour, que poucos podem atingir.
Com um ratio melhorado, mais rápido e um enrolamento bastante bom, o novo Certate aparenta vir a ser uma pérola no marcado internacional.
Como qualquer carreto de topo, é screw in e vem munido de 10 rolamentos mais o rolamento central( 10+1). Além disto, tem uma manivela de esforço, uma asa de cesto de peça única e um enrolamento cruzado, que evita as cabeleiras constantes que acontecem ao spinning.
O seu corpo é de Super Metal, com Zaion, material este que lhe confere aquela leveza, que todos os pescadores anseiam. A grande dúvida é se as 120 gramas a menos do que o Hyper Custom não terá repercussões na sua durabilidade. Julgo que é aqui que está o segredo dos novos materiais, são muito mais levez, mas acredito pouco na sua durabilidade a longo termo, o que de certa forma, defende o consumismo, e a venda de mais carretos a curto/médio prazo.

 Após alguns modelos com menor qualidade comparando com o saudoso Certate Hyper Custom, espera-se muito deste modelo que a Daiwa renovou e que procura ombrear com os pesos pesados da Shimano, marca rival que tem tido um claro ascendente nos últimos anos no nosso país.



Características:

Modelo: 3012 H

Rolamentos: 10+1

Ratio: 5.6:1
Enrolamento: 95cm. volta

Drag: Frontal/ 7 kg.

Capacidade de linha: 200 metros de 0,25mm

Asa de cesto: Peça única




Material: Super Metal com Zaion


Peso: 275 gramas


Vídeo demonstrativo:



Ospescas

Sem comentários: