Os nossos amigos

quarta-feira, 10 de julho de 2013

( Spinning ) Vinis e Zagaias na profundidade....


   Boas Pessoal….




Vou contar-vos como é que correu, a minha primeira pesca de spinning de barco em África, uma coisa é certa….vi o caso muito mal parado!!!!!...lol
Tudo começou dois dias antes, quando finalmente descobri um rapaz pescador com barco, que se dispões a levar-me à pesca em busca de peixe digno do seu nome..:-)

Assim foi, encontrei-me com ele na praia na ponta da restinga onde ele tem o barco, carregado de material para todas as situações, pois não sabia o que iria encontrar e nada como ir prevenido…hehehe
Quando cheguei, estava ele a carregar o combustível para o barco, que não é nada mais que uma chata de madeira de fabrico nacional…hahaha..se é que me entendem..lol..mas sem stress, se eles vão, também vou!!!..pelo menos este era o meu espirito no inicio quando partimos..:-)

Carreguei o material para dentro do barco já com a minha lesath montada mais o meu stella 5000 SW e sentei-me em cima de uma tábua na proa do barco à espera que ele terminasse o resto dos preparativos, entretanto fui falando com um senhor mais velho, que tinha estado à pesca durante a noite, mas sem grande sucesso, apenas com uns peixes pequenos…
O senhor com quem eu tinha estado a falar despediu-se de nós e foi à sua vida, ficando apenas eu e o dono do barco que se chama Vicente, prontos para ir em busca dos peixes…mas assim que ele estava para arrancar, apareceu outro amigo dele, que eu também já conhecia, cujo o nome não me recordo, que acabou por vir connosco, também à pesca…

Tudo a postos……lá vamos nós então..:-)…o barco arrancou impulsionado pelo seu motor a dois tempos da Yamaha de 15 cavalos em direcção à saída da baía, rumo ao mar aberto….entretanto assim que estávamos a sair da baía, vinha em sentido contrário a nós, outra embarcação bem maior, à qual nos dirigimos, pois o Vicente queria comprar sardinha para ele e o amigo dele pescar ao fundo enquanto eu pescava à minha maneira….posso dizer que este pessoal tem um grande à vontade a manobrar os barcos, pois o Vicente colou-se na ré do outro barco ambos em andamento, para desta forma o amigo dele poder recolher um alguidar cheio de sardinha no valor de 1000 Kwanzas o que equivale a 10 dólares, para eles poderem pescar com as linhas de mão.
Depois de a sardinha estar a bordo, estava finalmente na altura de seguir o nosso caminho em busca do pesqueiro…:-)…eu sabia que era longe….mas tão longe nunca pensei…pois demorámos quase 2 horas para lá chegar, e pelos meus cálculos, deveríamos estar a umas boas 20 milhas da costa….e eu numa chata de madeira de 5 metros, mais dois malucos e um motor de 15 cv que de novo não tinha nada….hahaha…até esta altura ia-me rindo e falando com eles…o pior foi depois!!!!..mas já lá chegamos….hehehe

Pode parecer totalmente maluco, mas este pessoal, consegue dentro do razoável ou não…hahaha…marcar um pesqueiro no meio do mar usando apenas as marcas de terra!!!!!...marcas essas que mal se percebem, pois além de estarmos muito afastados, ainda existe a neblina matinal que cobre a costa toda!!!!!...o que valia era o estado do mar….Piscina autentica…hahaha
Finalmente depois de 2 horas a navegar, chegámos ao nosso destino…Ufaaa…já nem sabia em que posição havia de estar..hahaha..sentado numa tábua na proa do barco durante duas horas, até doí….mas enfim, eu queria era começar a pescar, pois a ânsia de ter o primeiro peixe cravado era muita…:-)

Ainda durante a viagem, um dos rapazes foi preparando a sardinha em filetes e as linhas de mão, que tinham como chumbo, uma peça de metal pesada retirada de algum motor de carro…só visto..hahaha..pois eles aqui não têm dinheiro para andar a comprar chumbadas normais para a pesca embarcada. Para finalizar, ambas as linhas de mão que eles usam, que servem de madre, têm um diâmetro com cerca de 1.20 e os estralho com cerca de 20 cm cada um de 0.80, tendo cada baixada cerca de 10 anzóis com olhal e são do mesmo género que os profissionais da pesca em Portugal usam.
Ainda durante a viagem, vimos uma foca apanhar banhos de sol, descansada da vida, apenas mexia a barbatana lateral, como se tivesse com calor…hahahaha…o que mais me intriga, é o que anda um foca a fazer no meio do mar, sem terra à vista??????...não é suposto elas andarem perto de terra????..para descansar???...além do mais não é suposto as focas viverem no frio???? Ou em zonas frias???...enfim..hahahaha

Agora vem a minha parte….hehehehe…assim que eles acabaram de iscar e deixaram cair a isca para o fundo, eu comecei por escolher um vinil da storm pesado da mesma cor que eu uso para as corvinas em Portugal…carreguei o cartucho e regulei a embraiagem, pois se estávamos a pescar em pedra, não me estava nada apetecer, ferrar um peixe e deixá-lo ir à pedra, por isso aumentei a resistência do drag…
Infelizmente estava um pouco de aguagem, reparei nisso através das pescas deles enquanto esperava que o vinil chegasse ao fundo, para começar animá-lo..:-)..entretanto eles iam-se rindo e fazendo perguntas sobre o que eu estava a usar, pois para eles que só pescam com sardinha, não fazia sentido nenhum o que eu estava a usar….que a linha era muito fina….que a cana não aguentava…..para que servia aquela borracha!!!..enfim…hahahaha…eu só dizia, não se preocupem comigo que eu gosto de pescar assim…:-)

Vinil, no fundo e quase metade da linha da bobine dentro de àgua…Hummm..a mi no me gusta…hahaha..seja o que deus quiser..hahaha….entretanto o peixe começa a dar sinal nas linhas de mão de ambos, e quase instantaneamente eles a puxam para tentar ferrar o peixe e conseguem…Boa…e eu apesar de não ser comigo, estava excitado para ver o que seria, pois ali, no meio do nada, tanto podia sair o 8 como o 80, se é que me percebem..hahaha…mas pelos vistos era pequeno, 2 parguetes vermelhos..bom sinal pensei eu…se à pequenos também tem que haver grandes…hahaha..
Assim que eles tiraram o peixe, comecei a fazer o meu trabalho em animar o meu peixe..hehehe…posso dizer que a primeira coisa que senti, foi que não estávamos em cima de pedra, talvez areia ou algo parecido, pois era mole!!!!!....entretanto nada…nem um toque…não estava a resultar, toca a mudar para outra cor mas também nada!!!!...Hum….entretanto eles começaram a sacar peixe, sendo que dois deles eram bem bons…..uma bela garoupa e um outro peixe cujo o nome não me recordo, mas que é uma mistura de pargo com uma macoa!!!!..com uma cor prateada e umas listas amareladas e com uma beiça de pargo mulato…Brutal este peixe…mais um que eu vou ter que malhar..hehehehe


Entretanto eu fui sempre trocando de vinis, com pesos, formas, cores e animações diferentes, na tentativa de ferrar algum predador…mas nada…o tempo a passar e nada….Hum…pensa???????....isto tem a ver com a cor e não com o resto, pois se estamos entre os 80 e 100 metros, o espectro de cores mudou…já sei…escolhi uma Savage chartreuse de 12,5 cm com um cabeçote de 40 gramas da storm para fazer a experiencia, pois este era o que tinha a cor mais garrida dentro do meu leque e deixei cair….nesta altura a aguagem era menor, o que permitia sentir melhor a amostra no fundo e assim que chegou ao fundo, mal que comecei animar, levo de imediato um bom toque, mas não consigo efectuar a ferragem….Merda…puxei para cima e quando vejo…..o vinil estava cortado até ao anzol….Hummmm…Dentes…dentes…bem, este era o único….
Entretanto deixou de dar e decidimos mudar de lugar, enquanto navegávamos eu ia pensando?????...Hum…só tenho uma hipótese…As zagaias rosa que eu trouxe, feitas pelo meu amigo Paulo Costa…fui à minha mala e coloquei um anzol na cabeça da zagaia e outro no rabo, para testar como é que seria melhor e se não ia enrolar..lol….enquanto eu fiz isto, chegámos a um outro sitio, onde estava outro pescador fundeado à pesca e pelos vistos estava a tirar uma rabeta ou algo parecido…Bom sinal..:-)

Cumprimentámos o pessoal que estava no outro barco, pois eram conhecidos de ambos e decidimos também nós, fundear ao lado deles ainda assim, um pouco afastados…
Para terem uma noção, o ferro desta boa gente, é nada mais, nada menos que dois calhaus enormes…lol…mas com algum trabalho, lá conseguimos, e pelos visto o fundo tinha que ser pedra, pois de outra forma era impossível. Pescas para o fundo inclusive a minha zagaia e toca todos a trabalhar, pois rapidamente notou-se que havia peixe, principalmente pargos!!!!...

Em relação à zagaia eu só pensava…rosa tem que dar!!!..e não é que deu…hehehe…5 subidas rápidas e peixe ferrado e pelo combate era um parguete..hehehe….peixe cá para fora, o meu primeiro do dia…:-)..vamos ao próximo….zagaia para o fundo e logo de seguida animações rápidas…..e após uns momentos, nova ferragem….hehehe….mais um parguete..:-)…peixe para fora..e vão dois, entretanto começaram aparecer os baicus…grande merda…pois estes peixes adoram comer o nylon seja ele qual for!!!!....mas para quê??????...e quando eles mordem, nem cabo de aço sobrevive!!!!...em pouco tempo conseguiram cortar na boa, duas baixadas deles que volto a lembrar 1.20!!!!!....Uiiii…a minha sorte é que eu tinha apenas um metro de leader 0.80 fluor e o resto era multi, o que invalidava o tempo deles de cortar o leader, pois pelos vistos não ligam ao multi…hehehehe…que chatice..hahaha

O mar estava a querer levantar e a neblina começava a cercar a costa por esta altura, o que me deixou preocupado!!!!....pois estávamos ainda bastante longe da costa e demorávamos ainda duas horas a chegar a terra, além de o dia já estar a começar a escurecer!!!!!.....Bem pessoal, dois lançes e vamos embora ok….assim foi zagaia para o fundo e segundos depois, mais um parguete…:-)

Bem, gosto muito disto, mas está na altura….vamos embora…eles arrumaram as pescas, levantaram o “ferro” ligou o motor e começámos a navegar de regresso a terra…..
Pois bem, lembram-se de no inicio dizer que isto ia correndo muito mal???....e porquê???....porque eu vejo um deles a olhar para o deposito de combustível!!!!..Hum…levantei-me e também fui ver…..estava a menos de metade!!!...F…ao que eu perguntei, isso dá para voltar???...CERTO???…ao que um deles respondeu-me que sim, mas aquele sim tremido!!!!....MAU…o Vicente começou-se a rir….ao que eu não achei piada nenhuma, pois o dia estava a escurecer, via-se mal a costa e eu estava numa chata de 5 metros de madeira, artesanal!!!!....eu só pensava…só mesmo tu luís, aonde é que te meteste!!!!....o mar cada vez mexia mais e o tempo estava arrefecer, o que levou os dois rapazes a usar um corta vento, pois estavam com frio….


Entretanto eu fui pensando noutras coisas para não stressar mas para piorar, o Vicente diz-me que já ficaram no mar a noite toda porque ficaram sem gasolina….DEVEM ESTAR A BRINCAR!!!!!....mas ele depois diz-me que o motor dele gasta muito pouco e que dá para chegar a terra e ainda fica com gasolina….para eu não me preocupar, apenas tinham que ir devagar para gastar o menos possível.
Para dizer a verdade, até chegar a terra, que mais parecia uma eternidade, passei mal, muito mal…até rezei…coisa que não faço quem me conhece, pois estava a ver que íamos ficar sem combustível…..eu já pensava na minha esposa, família, amigos….é que isto não é Portugal amigos, eles não têm radar, nem gps, nem remos…hahaha..e ainda por cima existem muitos cargueiros e petroleiros a navegar por esta zona..agora imaginem o que é ficar no mar durante a noite sem iluminação nenhuma com estes barcos a passarem!!!!!....é melhor nem pensar….eu de 10 em 10 minutos verificava o depósito e depois agarrei no telemóvel para jogar um jogo para estar distraído e não stressar…foi nesta altura que tirei algumas fotos da pesca, mas tal era o meu stress que esqueci-me de tirar aos meus, que estavam por baixo de mim, 3 parguetes a rondar o quilo, até pareciam irmãos…lol….enfim….


Finalmente CHEGÁMOS….graças a deus….desta já me safei….assim que o barco encostou na praia já ao final do dia, saltei logo do barco para sentir a areia da praia…que felicidade..terra…..ainda aproveitei para tirar uma foto a uma ave que estava na praia para de seguida arrumar o material, despedir-me deles e agradecer-lhes novamente pelo convite, apesar do stress…:-)
Estava na altura de rumar a casa….e tal era a minha felicidade, que mais parecia que tinha apanhado uma baleia…hahahaha

Apesar do stress que foi o final da pesca, devo dizer que este dia serviu-me para aprender em relação às cores dos vinis e o que se pode esperar das espécies e terrenos de pesca a esta profundidade. Apesar de não ter sido o que eu esperava, serviu para aprender para mais tarde voltar munido de outras armas, para ai sim, fazer face às adversidades da profundidade…

                       Um grande abraço e até breve

                                    Luís Malabar

13 comentários:

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Granda maluco hahahahaah na próxima vez dentro da mala tens que levar uma garrafa com gasolina, assim se eles fizerem asneira e levarem pouca tu safas o dia.

Adorei o relato, li todo e estava 5 estrelas, se tivesses mais umas Savages daquela cor... mas a Zagaia safou o dia.

Um grande abraço e até ao próximo relato

Manuel Oliveira disse...

Luís, não tenhas cuidado não tarda nada vais dar à Africa do Sul...:)
No meio disto tudo, no final até podes dizer que foi uma grande aventura, mas acho que para a próxima levas ai um pouco de petrol, só para ires com mais confiança...
E vá lá que o tempo não se levantou mais senão puxava pelo motor e lá se ia até à última gota...:)
Agora para a próxima já sabes o que deves levar não vais perdoar!

Abraço

Unknown disse...

Isso faz-me lembrar o meu barco na Parede com um "Seagul" do tempo da 2 guerra que desatinava quando havis nortada...

Um abraço, Luis :)

Anónimo disse...

Grande aventura 2 horas num pedaço de madeira ahahah!
Ao que sei as focas vivem a maior parte do tempo no mar e só vêm a terra para "serrar presunto" eheheh, um dos seus locais preferidos é a costa da Namibia.
O que interessa é a aventura que foi, levem REMOS porque nunca se sabe...
Um abraço
João

Armando Sousa disse...

Olá Luis,

O que já me ri com o teu fantástico relato, sinceramente quero agradecer-te este momento de boa disposição, muito bom mesmo!

O dia foi bem preenchido, e acabou por correr tudo bem, ainda por cima com peixe, mas acredito que tenha sido uma experiência inesquecível, parabéns.

Um grande abraço.

José Cunha disse...

Olá Luís,

Adorei o teu relato e imagino a ansiedade que tiveste até colocares os pés em terra.
Mais uma aventura para contar netos.:)

Forte abraço.

Os Pescas disse...



Boas João, hoje já consigo rir-me da aventura, mas borrei-me todo à pala daqueles dois..hahaha.
Em relação aos vinis, deu para aprender muita coisa, pois normalmente, ou nunca, pescamos com vinis a essa profundidade.
Ainda bem que gostaste amigo..:-)
Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Manuel, por pouco vi o caso mesmo negro..hahahaha
Já aprendi a minha lição e para a próxima vez será bem melhor..:-)

Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Joaquim, o barco nem era mau, o problema era mesmo o combustível...hehehehe
Um abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas João, pelos vistos as focas andam no mar alto e nunca veem a terra, pelo menos para estes lados..:-)
Elas veem com a corrente fria de Benguela e pelos vistos são elas que roubam o peixe ao pessoal que pesca de barco ao fundo...hahaha
E já não preciso de levar remos, que já arranjei um barco de um amigo nosso com 6 metros e meio..:-)
Um abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Armando..:-), fico feliz por teres gostado da minha aventura..hahaha..por momentos vi o caso mesmo negro..hahaha..mas graças a deus que ouviu a minhas preces consegui chegar a terra..hahahaha
Foi de facto uma experiencia enriquecedora..hahaha...mas da próxima vez já vou melhor preparado..:-)
Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas José..:-), Eu acho que até beijei a terra quando chegámos...hahahaha...mais uma hístoria para contar aos meus filhos no futuro..hahaha
Um grande abraço amigo e fico feliz por teres gostado do relato..:-)

Luís Malabar

Sérgio Silva (Cuco) disse...

Olá Luis, grande abraço aqui do norte de Portugal.

Excelente relato... Continua a brindar-nos com as tuas experiências. Acredita que Angola ainda tem muito para te dar, tanto a nível de pescas como de peripécias.

O teu sentimento final "desta já me safei" foi já partilhado por mim, e aconteceu sempre no mar... E realmente um alivio quando nos sentimos seguros.

Grande abraço mais uma vez.

Sergio silva