segunda-feira, 8 de julho de 2013

( Trolling) A Revolta das FIRE-TIGER no meio deste frio do deserto...

Boas,

Este foi dos títulos mais fáceis de escolher dos relatos que costumo fazer... E o pior é que ainda me dói só de me lembrar... Que mal eu lhes fiz...

Pescaria combinada para as 5 e meia da manhã, hora que nesta altura me custa muito a levantar... Meus ricos lençóis...

Este frio abrasador ahahah e o cansaço não me deixam sentir tanta adrenalina, mas cansado e com este frio do deserto, não deixo de ir lá.

Chegados ao local começamos como sempre com a estratégia de cada um escolher uma amostra diferente e
irmos testando, com excepção da one lure, que normalmente um dos dois vai mantendo com aquela fé inabalável...

Começamos a favor da corrente, que é como as amostras trabalham na plenitude, mas o peixe não estava a colaborar. A maré também não favorecia nada a pesca, e restava ir insistindo em busca de algum robalote perdido. Mais uma volta, mas nem um toque e estava na hora de parar e trocar de amostra. Experimentei umas deep tail que realmente trabalham muito bem, mas o peixe não andava lá.
Só tinhamos duas hipóteses, ou se ia procurar outros locais, ou se parava e se ia beber um cafézinho, lol.
Claro que ganhou a 2ª hipóteses, e fomos beber  um grande café e comer uns folhados.

De pança cheia, trabalha-se melhor, a hora era de voltar ao mar... E procurar o peixe, desta um pouco mais fora, na zona da rampa do canal... Volta para aqui, volta para ali, troca amostra, tenta longe, tenta perto... E nada. Nem um toque...

A maré aproximava-se do momento ideal, aquele em que ambos esperávamos. Ou era agora ou nunca!

Olhei para a minha caixa, e embora não seja a que mais peixe deu este ano, é a minha menina, e já me deu dezenas de peixes. Agarro numa fire-tiger e resolvo trocar de amostra. Estava com fé!
Com muita atenção a todos os pormenores começamos a andar nos spots em que tem dado uns peixes e rapidamente demos com o peixe...

Estava eu de olhos fechados a sonhar, sabe-se lá com o quê, e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um grande arranque, e estava o primeiro...

Fiquei todo entusiasmado, e resolvi logo... continuar com a mesma amostra, claro...
Nova voltinha, e no mesmo local... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, mais um forte arranque, e trabalho o peixe com calma, e, mais um bom robalo na arca...

O sorriso já era diferente...

Continuámos com a mesma estratégia e o Palma insistia na menina dele, mas este dia não seria dela, estava visto... Mais uma volta e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, mais um robalo, o maior deles, e rapidamente demos a volta para tentar de novo passar na mesma zona, e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, outro arranque forte, mais uma vez um robalo com energia, e com muita calma deixei-o cansar-se e quando parou, coitado veio de boca aberta... Limpinho!

O maior do dia

Estávamos nos pícaros, o peixe finalmente tinha aparecido, e estava na altura de carregar e tentar fazer uma grande pesca... Mas é aqui que surge o título!
Amostra dentro de água, a navegar maravilhosamente e o meu telemóvel toca, agarro nele, e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, cabeçadas fortes e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, enquanto tentava desligar o telefone, perco o peixe do dia, rebentou tudo, quando agarrei na cana só deu para sentir o momento em que a linha cedeu, até ia caindo para trás... Era um peixe muito grande. Fiquei furioso, porque atendi o telefone, porque perdi segundos que me fizeram não poder com a cana na mão controlar o drag... Enfim, uma tristeza.

Vou à mala, e agarro noutra FT, e assim que passamos no mesmo local ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e sem tempo de agarrar na cana vejo a linha a ficar frouxa... Agarro e nem queria acreditar. Outra à vida. Não imaginam! Só me apetecia jogar à água. Estava em brasa. O Palma ao ver-me stressado e a falar sozinho a resmungar, ofereceu-me a FT dele para pescar, visto ele  estar a usar outra cor... E lá aceitei, após alguma insistência dele, e meio descontrolado ponho a amostra e ele voltou ao inicio do percurso, para tentar dar com eles, e eu com a minha menina, fiquei cheio de fé de novo. Ele começa a navegar e assim que olho para a minha cana, não, não foi um ZZZ, vi foi a linha frouxa e agarrei na cana, novamente a falar sozinho, a dizer que não podia ser...
Fiquei stressado, é que me esqueci de fechar o snap, e ela soltou-se sozinha, com o balancear da navegação.
Três lançamentos, três FT´S. Fiquei a espumar pela boca... Já nem queria pescar mais, o Palma desta, teve que me acalmar um pouco, tal era o meu desalento. Mas pelo meio ia-se rindo e dizendo que as amostras se revoltaram contra mim e que já não queriam apanhar mais peixe e que tinham resolvido suicidar-se. Fartou-se de me gozar. Eu nem olhava para cima. Cabeça no chão, bufava, e lá fingia que estava tudo bem...

Voltamos a pesca e a tentar alguma coisa, mas nenhuma das amostras que tínhamos deu resultado e nem mais um labrax apanhámos. Vim de lá com aquela sensação que tinha apanhado um molho deles, se não tenho ficado sem 3 FT´S. Ainda me doi só de pensar.

Já a meio da tarde demos por finda a pescaria e fomos lavar o barco. Em breve se der, voltamos lá, a ver se as FT´S fazem as pazes comigo. lololol.

Os meninos

Até breve,

Material:
Canas: Shimano Biomaster Spin; Prosargos Extreme Boat
Carretos: Shimano Biomaster HG; Banax Mighty 2000
Amostras: Rapala X-RAP; Yo-Zuri 3D; Yo-Zuri Crystal Minnow e Cormoura Deep Trembling

Filipepc e Ricardo Palma, Ospescas.

Armando Sousa disse...

Belos peixes, ao troll é outra loiça, pena foi se perder material ainda por cima dessa forma, mas as capturas são uma boa recompensa!!!

Um abraço,

popof disse...

Em hora boa gradeiro. O melhor que posso dizer é que posso ter orgulho em dizer que conheço este pescador que adora e tem prazer naquilo que faz mas àparte tem é muita sorte. Um grande abraço Filipe e palma

João Santana disse...

Belos robalos Filipe, parabéns por mais uns belos peixes, força ai... um abraço.

Salah surfcasting disse...

Magnificos robalos, que ganas tengo que volver a buscarlos en otoño, enhorabuena

José Pedro Cruz disse...

Belos robalos grande Filipe! ;)
Foi pena o que perdeste a atender o telemóvel... agora entendo porque não me atendeste o telele quando aí estive no Congresso! LOOOOOOOL

Grande abraço e continua a dar neles!

Olá Zé Pedro. Não era contigo que estava ao telefone, lol, era com um familiar.
Não me recordo do dia em que estives-te cá, para saber se bate com este... Mas infelimente quando estives-te não pude ter disponibilidade, a vida nem sempre o permite. São fases, que todos passamos, o importante é que está tudo bem, e que ambos continuamos a fazer o que tanto gostamos, mesmo da minha parte, sendo pouco para aquilo que eu gostava. Espero de coração poder pescar muitas vezes contigo e com a vossa malta ao longo da vida. Um forte abraço.
Filipe.

Olá Armando, obrigado, as amostras doeram na altura, agora já não, lol
Abraço.

Popof, gradeiro eu? Lol. Não me faças falar... Um abraço e recupera para em breve se ir a pesca.

Olá João obrigado, um grande abraço.

Ola Salah, eram bons sim, mas os que te vejo, são ainda maiores. Um abraço, e obrigado.

José Pedro Cruz disse...

Filipe, agora é só quereres e teres tempo para cá vir pois já tenho condições para te receber à maneira! Grande abraço Amigo!

Gostava muito de ir, mas claro que gostava de ir com algum dos membros do grupo. Não te posso garantir o quando, pois não têm sido meses fáceis, mas lembra-te sempre que a amizade é o sentimento mais duradouro que existe, e tornaremos a pescar juntos. Não me esqueci de ir aí nem de vocês. Um abraço do tamanho do mundo para todos.